Coluna: Anime da Semana!




Hora de relembrar a infância! E que melhor maneira do que se lembrando de um grande anime da infância de milhares de crianças do mundo? Pokemon (do japonês Pocket Monsters) é o símbolo que liga não só um país ou uma cidade, mas um mundo, arrastando uma verdadeira legião de fãs e apreciadores até os dias de hoje. Claro que não faz mais tanto sucesso, mas continua sendo uma boa pedida para momentos nostálgicos como este!

Satoshi (Em inglês: Ash) é um garoto de 10 anos que sonha em se tornar um grande mestre Pokemon, capturando e lutando com os mais poderosos adversários. Em busca de realizar este sonho, o jovem entrará em sua jornada, acompanhado de seu fiel amigo Pikachu (Pokemon em forma de rato amarelo, com poderes elétricos) pronto para enfrentar os desafios que seu futuro guarda.


É claro que não vamos falar de todas as temporadas de Pokémon. É um anime longo. Ano passado, tivemos uma triste notícia quando Masamitsu Hidaka, diretor do anime até a 9º acabou falecendo durante o tsunami que ocorreu no Japão. Foi uma grande perda, mas a mídia exigia um substituto, para que a série mais bem franqueada da Nintendo não acabasse assim, tão de repente. Um novo diretor foi implantado e Pokemon ganhou novas dimensões. Da 10º até as atuais, vemos uma modificação não só na forma de narrar, como na história em si, que adotou uma atitude mais “adulto” do que infantil (apesar de Ash continuar tendo 10 anos). Além disso, o traço do desenho ganhou outras formas, atualizando-se para versões 3D, e mais realistas. Apesar disso tudo, as mais novas franquias (Pokemon Branco e Preto e Best Wishes) não são muito chamativas. Pessoalmente assisti pouco mais de metade das temporadas Branco e Preto e detestei! Ficou algo bem repetitivo, e não troco meus clássicos Pokemons por estes novos.

Mas como estamos falando de reviver momentos doces e encantadores, nada melhor que voltar ao passado, quando Ash ainda ia em sua jornada ao lado de Misty e Brock. Ah! É nostálgico pensar em tantos momentos bom que tive em minha infância acompanhado desses personagens inesquecíveis. Sinceramente, Pokemon é aquele típico anime que será eternizado.

E imaginar que tudo começou apenas com a ideia de um vídeo game. Conhecido como o iniciador de Pokemon no universo games, Satoshi Tajiri tinha como passatempo a entomologia. Quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas, até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista, conhecida como Game Freak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.

No ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy, que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfoseTajiri criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro.

A produção durou dois meses. Neste meio tempo, a Nintendo já estava em declínio, e a Sony sem idéias para o portátil. Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e até mesmo por falta de recursos. As ações da empresa estavam em xeque com Pocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram vendidas, até chegar à marca de um milhão de cópias em um ano.

Ao todo o anime já conta com 15° temporadas sendo da seguinte forma, 1º geração:

Liga Indico

Ilhas Laranja

Liga Johto

Campeões da Liga Johto 

Master Quest

A Geração Avançada segui:

Pokemon Avançado
Desafio Avançado

Batalha Avançada

Batalha da Fronteira

A Terceira geração (Diamante e Pérola) sintetiza as seguintes temporadas:

Diamante e Pérola

Batalha Dimensional

Batalhas Galácticas

 Vencedores da Liga Sinnoh

Por fim, a 4º e por hora, última geração (Branco e Preto), fecha-se da seguinte forma:

Branco e Preto

Best Wishe 1

Best Wishe 2

Destinos dos Rivais

Episódio N

 Dekora Adventure

Além desses, a franquia ainda conta com outra temporada extra, trazendo personagens que aparecem não só no jogo, como também no anime. Pokemon Chronicles é uma série pequena, com 20 capítulos, trazendo as histórias mais diversas para divertir os fãs.


O termo Pokemon, não é segredo para ninguém, virou febre pelo mundo. Não é a toa que o anime já esteve nas telonas 15 vezes, com pontos para uma 16° vez. Os jogos são intermináveis, claro, todos sempre ligados ao Game Boy e a Nintendo. É tanto que a série Branco e Preto está sendo exibida pela rede fechada de TV Cartoon Network. O canal, contudo, já visa adquirir pouco mais tarde, quando as adaptações adequadas forem feitas para o jogo ser transformada em série de Tv Pokemon X Y Z, a próxima geração, e já conta com ilustrações sobre novos Pokemons enigmáticos e lendários. Para a animação dos fãs, no dia 30 de junho, deste ano, foi anunciado pela TV Tokyo, que a nova série, Pokemon XY começa em Outubro.


Sinceramente estou curioso pelo desfecho dessa nova adaptação. Devo dizer que Diamante e Pérola foi uma grande conquista, já que a série pareceu retornar as suas origens. Além disso, o jogo que se transformou em anime, depois em filme, agora já conta com uma franquia para os amantes de leitura também, tendo seu próprio mangá.

É fato comprovado que reviver a infância não é nada ruim. Então, está ai, uma ótima sugestão, de como começar!

Confira algumas imagens abaixo: 













2 comentários

  1. Gosto muito, é um dos meus desenhos favoritos
    Principalmente nas primeiras temporadas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seria legal um post relacionado aos jogos também, coisas que marcaram a infância de muita gente

    ResponderExcluir

Expresse-se