Cinema #36 - Percy Jackson e o Mar de Monstros!



Para salvar nosso mundo, Percy (Logan Lerman) e seus amigos deverão encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Para isso, eles embarcam em uma perigosa odisseia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas).














*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★★★☆☆


Sinceramente, o que posso dizer pra este filme é o seguinte: Foi uma adaptação não muito bem produzida, mas com chances de melhorar 100% na seqüência que está pra se começar.

Depois de deter Luke, Percy acabou salvando o Olimpo e descobrindo que sua vida não é nada normal. Ser um semideus nesses tempos modernos não é nada fácil, principalmente quando o único lugar seguro para pessoas como ele, está ameaçado a ser destruído totalmente. Luke voltou, sobre os comandos de Cronos, para envenenar a árvore mística que protege as fronteiras do Acampamento Meio-Sangue, dando passe livre para tudo que é monstro. Agora, Percy e seus amigos precisam recuperar o famoso Velocino de Ouro para poderem restaurar as fronteiras mágicas de seu lar e salvar todos que amam. Mas essa busca não será nada fácil. Passar pelo Mar de Monstro (lugar antes visitado de onde ninguém nunca voltou) e derrotar o ciclope Polifemo não será nada fácil, principalmente quando os problemas são triplicados. Acontecimentos impactantes englobam o desenrolar da grande profecia, e novas peças estão prestes a entrar no tabuleiro.



Falar de Percy Jackson pra mim é complicado. Na verdade, sendo fã do jeito que sou, fica muito mais difícil ser compassivo com temas complicados, principalmente quando se trata de adaptação. Todos nós (principalmente os semideuses) sabemos o quanto foi horrível ter tido um primeiro filme que não tinha nada de semelhante com o livro. E pior, a Fox justificar a desistência da série por causa da bilheteria. Pessoalmente acho que a culpa da baixa venda aconteceu por dois motivos: quando O Ladrão de Raios foi lançado, a série literária não era tão conhecia no mundo com é agora. Segundo, o filme ficou totalmente diferenciado do livro, sem ter nem detalhes que a gente pudesse salvar (a não ser a parte da Medusa e do nome dos personagens, que também não tinham semelhança alguma com os personagens do livro). Bem, Mar de Monstro foi àquela expectativa, e para ser sincero comigo e com todos os leitores, eu me decepcionei um pouco. Na verdade, o final pra mim, foi devastado pela Fox outra vez. Veja bem, fiquei muito irritado com a crítica antes de assistir o filme. Sendo fã, não gosto de ouvir falar mal da série, mas sinceramente, após ter visto, concordo com eles em partes. Esperava que o começo fosse diferenciado, afinal, teríamos que acrescentar detalhes que estavam no livro anterior e no Mar de Monstro em questão. Mas por incrível que pareça, o começo foi onde tudo começou fiel. As primeiras cenas, contando a história Thalia, a filha de Zeus, ficou uma perfeição só. Não só os personagens eram semelhantes, como também tudo se encaixa perfeitamente com o livro. No desenrolar também, a coisa fluiu bem, e admito tem mais detalhes do livro que o volume anterior, mas as lutas finais (na chegada ao Mar de Monstro) a coisa começa a perder os rumos e tudo passa a se diferenciar. Sinceramente, esse seria o clímax da história e pra mim, foi o pior. A Fox já tinha conseguido apenas no começo do filme, centralizar tudo que o livro tratava, mas claro, eles tinham que “cagar” em alguma coisa. Daí surgiu coisas que partiam não só do primeiro livro, mas do 3º, e do 5º. Teve até spoiler da história, o que detonou as chances de se ter um final digno.


Claro que o filme tem muita diversão e ação, mas sinceramente, pelo amor de Deus, se for assistir, leia o livro, vai ser muito melhor! Na verdade, por um lado, eu não aguardo mais um desfecho pra série. Depois de dois filmes que foram meio que um desastre, não espero um terceiro. Fontes dizem que A Maldição do Titã (terceiro volume da série) já foi confirmada pra dezembro de 2015, mas até que ponto mais a Fox vai estragar a série?  Com um começo tão perfeito, me pergunto, porque apressar as coisas logo no grande final? Porque não seguir a ordem certa dos livros e acrescentar o que deve ser acrescentado? O filme teve toques recolhidos em detalhes que mais me lembravam as séries da Disney, onde tudo se volta para um único público: menininhas adolescentes. Desculpem-me Semideuses, eu gosto muito de Percy Jackson, e gostei muito de Mar de Monstro (apesar de tudo), mas para se alegar ter uma boa adaptação, a Fox ainda precisa ralar muito, e de preferência, reler o livro diversas vezes.

A melhor parte na verdade é a trilha sonora que pegou e fez todos amarem. Até algumas críticas na net foram a favor da musicalidade do filme. Em termo ação, ele se supera, e efeitos especiais também. Por isso, se estiver buscando um filme legal, pra dar risadas e curtir lutas emocionantes, ótimo, perfeita escolha. Mas especialmente aos fãs, por favor, não digam que a adaptação ficou boa, porque não ficou. Posso dizer que ela ficou menos ruim que a primeira, mas ainda não foi o que eu esperava.



 

Um comentário

Expresse-se