Coluna: Anime da Semana!





Que tal nesta sexta comemorarmos juntos esses 14 anos de Digimon. Pois é. Na quinta-feira passada (01/08/2013) nosso querido Digimon Adventure 1 completou seus 14 aninhos de existência e isto é mais do que suficiente para que o blog venha prestar suas merecidas homenagens. Digimon nasceu em 7 de março de 1999 pela Toei Animation e se tornou febre dentre os mangás e animes. Com um gênero semelhante à Pokemon, este novo universo trouxe outras possibilidades para todos os fãs de jogos onlines e RPG, revolucionando o universo dos games.

Sete crianças estão num acampamento de verão quando, inesperadamente, uns estranhos aparelhos caem do céu - os digivices (digital devices ou dispositivos digitais) e elas são transportados para o Mundo Digital (Digimundo), mais propriamente para uma ilha conhecida como Ilha Arquivo. Cada uma das crianças conhece um digimon que se torna seu companheiro. Para tentarem regressar a casa, as crianças percebem que existem digimons bons e digimons maus. Eles iniciam, então, uma luta contra os inimigos que pretendem dominar o Mundo Digital com a força da Escuridão, contando com a ajuda dos seus digimons que, com o passar do tempo, se tornam mais poderosos e conseguem se converter em criaturas maiores e mais fortes (Digivolver).


Mais tarde, cada um deles recebe um Símbolo (Brasões) dos Digiescolhidos. Cada Símbolo é o espelho da maior virtude de cada uma das crianças. Coragem (Tai), Amizade (Matt), Amor (Sora), Esperança (T.K.), Confiança (Honestidade, no original) (Joe), Sabedoria (Izzy), Luz (Kari) e Sinceridade (Mimi). Para que um Símbolo brilhe e ative o seu poder, é necessário que o seu portador exiba a característica que ele representa. Desta forma, possibilita aos digimons atingir o nível Perfeito. Alguns dos Escolhidos são confrontados com dúvidas por não se acharem merecedores do seu Símbolo, mas com o passar do tempo e com a ajuda dos digimons, todos eles provam ser dignos de seus brasões.
Depois de resolverem os seus problemas e reunirem um grande exército com todos os amigos que conheceram, os quatro mestres das trevas do Digimundo (Piedmon, MetalSeadramon, Pinochimon e Mugendramon) são derrotados e dá-se a batalha final contra Apocalymon. Quando tudo parece perdido, a união das crianças vence finalmente a Escuridão. Assim, o Mundo Digital foi salvo e as Crianças Escolhidas regressam a casa, prometendo voltar.
E eles voltam, na seqüência denominada Digimon Adventure 2. Mas vamos nos focar no sucesso do primeiro. O diretor Mamoru Hosoda fez render muito desse inesquecível anime. Apesar de ter um tema bastante infantil, Digimon fez da infância de tantas outras crianças (e hoje adultos) um momento implacável e marcante, trazendo a tona todas as magias de uma boa aventura. A filosofia por trás deste anime não está nas bobagens que as evoluções dos digimons representam (claro que quando mais novo todo mundo adorava isto), mas na mensagem em si, para que jamais deixemos de ser criança, porque é isto que nos fará ser alguém. É a inocência da infância que vai mostrar nossas verdadeiras virtudes (seja coragem, amizade, sinceridade, etc).
Por isso queremos desejar um Feliz Aniversário atrasado para o anime que marcou grande presença na nossa e (provavelmente) na sua infância.
Confira algumas imagens:




















Um comentário

  1. Amo Digimon, um dos melhores desenhos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se