Cinema #42 - As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa!



Gênero: Aventura
Direção: Andrew Adamson
Roteiro: Andrew Adamson, Ann Peacock, Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Ajay Ratilal Navi, Alina Phelan, Allison Sarofim, Anna Popplewell, Ben Barrington, Bhoja "BK" Kannada, Brandon Cook, Cameron Rhodes, Cassie Cook, Charles Williams, Dawn French, Douglas Gresham, Doungdieo Savangvong, Elizabeth Hawthorne, Elizabeth Kirk, Felicity Hamill, Georgie Henley, Gregory Cooper, James Cosmo, James McAvoy, Jaxin Hall, Jim Broadbent, Jim May, Judy McIntosh, Kate O'Rourke, Katrina Browne, Kiran Shah, Lee Tuson.
Os irmãos Peter (William Moseley), Susan (Anna Popplewell), Edmund (Skandar Keynes) e Lucy (Georgie Henley), separados dos pais em meio aos ataques nazistas a Londres durante a Segunda Guerra Mundial, são mandados para o interior da Inglaterra. Lá, eles descobrem um guarda-roupa mágico que leva ao maravilhoso mundo de Nárnia, onde vivem muitas aventuras.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★★★★★


Sendo uma adaptação com grande perfeição, e um conto maravilhosamente sedutor, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa não só reserva a quem estiver assistindo uma boa e prazerosa diversão, como também traz uma enorme quantidade de detalhes que ficaram contidos nos livros do inestimável C.S Lewis.

Narnia é um reino que fica em outra dimensão, não muito diferente do nosso. Mas este reino está condenado à destruição e ao frio, enquanto a maldosa Feiticeira Branca existir. Aslam, o poderoso leão que protege o mundo, não tem forças suficientes para acabar com as maldades da mulher e só resta confiar que a profecia venha a se cumprir.


A chegada de Luce, uma mera humana, pode modificar isto. Ela e os irmãos, Edmundo, Pedro e Suzana são os filhos de Adam e Eva predestinados a salvar Narnia do congelamento eterno. Agora, os quatro vão embarcar numa perigosa aventura, onde o objetivo é salvar seu reino, e se restituírem como verdadeiros reis e rainhas de Narnia.

Esse filme não tem só um toque de infantilidade e ingenuidade. Ele é praticamente isto! As Crônicas de Narnia foi uma história escrita por C.S Lewis para seus netos, assim ele poderia explicar a bíblia a eles de uma forma que qualquer criança pudesse compreender, porém, claro, adicionando pequenas parcelas de imaginação às historia. Não é de se surpreender que você note semelhanças extremas entre a história de Lewis e a história bíblica. Na realidade, se você assistir com atenção vai notar diversos pontos que convergem nessa declaração do autor à mídia. Com o filme, isso não foi diferente. Apesar da desvalorização que o filme teve enquanto no cinema, devo dizer que a Disney fez a melhor adaptação que eu já tive o prazer de conhecer. O filme não só é idêntico ao livro, como também não deixa de preservar até os mínimos detalhes que um tenha. Quero dizer, até mesmo a roupa dos personagens são iguais as do livro. Deve-se considerar isto um marco histórico, devido às atuais adaptações que vemos na mídia, com personagens nada parecidos ou com enredos diferenciados. Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa isto não será problema, porque todo o curta se volta a seguir a história original.


Dentre os personagens, o que mais gosto é Edmundo, apesar de ele apresentar uma diferença bem grande com o do livro. Para ser mais franco, prefiro os personagens do filme. Os do livro são um tanto fúteis, principalmente a Suzana. Diferente da Suzana do filme, que é doce, meiga e bonita.

Se você ainda não conheceu a mágica história de As Crônicas de Narnia, não sabe o que está perdendo. É um filme que agrada todos os gostos, tendo filosofias profundas e momentos de ação instigantes. 



 

Um comentário

  1. Já assisti o filme e gostei bastante
    Muito bem feito
    Mas não posso comparar ao filme, pois ainda não li

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se