Resenha #48 - Príncipe Caspian (As Crônicas de Nárnia Vol 4)!



Coleção: As Crônicas de Nárnia

Título: Príncipe Caspian (Vol. 4)
Autor: C.S. Lewis
Ilustração: Pauline Baynes
Tradução: Paulo Mendes Campos
Editora: WMF Martins Fontes
Edição: 1
Ano: 2008
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 216 páginas
ISBN: 978-85-3362-424-5
O livro conta a luta de Príncipe Caspian para trazer de volta o passado glorioso da terra encantada de Nárnia, depois que tempos difíceis abateram-se sobre o lugar. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. Para evitar uma grande tragédia, Caspian, herdeiro legítimo do trono, sopra sua tromba mágica e convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★★★★★


Uma boa leitura para saciar a vontade de conhecer uma história legal e um livro cheio de fantasia e ação.

Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?” – (Principe Caspian, pag 349)

Neste quarto volume, Pedro, Suzana, Edmundo e Lucia estão de volta a Narnia, após receber um estranho chamado. Mas as coisas mudaram durante o ano em que estiveram fora. Não só se passaram milhares de anos, como também, a antiga Narnia foi praticamente extinta e modificado. Os Telmarinos, invadiram e agora o atual rei, Miraz, quer matar o único empecilho que lhe impede de tomar o reino totalmente para si: seu sobrinho, Caspian X, príncipe e rei por direito ao trono. Agora, os reis e rainhas do passado vão se juntar com o rei do futuro para salvar Narnia e restabelecer a ordem e a paz.

Devo dizer que me encantei por este livro. Ele tem um charme pessoal. Desde que assisti ao filme, que tenho um carinho pessoal por ele. Não é de me espantar que tenha gostado tanto. É uma leitura boa e lenta, que relaxa e ao mesmo tempo te prende a todos os detalhes que C.S Lewis tenta nos transmitir.

As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira.” – (Principe Caspian, pag 359)

No começo, as coisas iniciam-se devagar, no entanto, com o decorrer da leitura, a narrativa vai ficando mais acessível e menos tediosa. Outro ponto importante é sobre o enredo. Principe Caspian é o livro da série com o enredo mais chamativo que li até o momento. Não só mistura e puxa novas possibilidades, como nos explica muito mais do que se procedeu em Narnia, como se passasse de uma geração a outra, criando assim uma linha histórica.

Além disso, os personagens estão mais realistas e maduros, apesar de ainda não gostar da personalidade da Suzana, que é bem fútil. Tirando isto, Principe Caspian garante uma leitura confortável e leve, e te leva a terminá-lo antes que chegue a perceber.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se