Resenha #60 - Mar de Monstros (Percy Jackson e os Olímpianos Vol 2)!



Coleção: Percy Jackson e os Olimpianos
Título: O Mar de Monstros (Vol. 2)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
"O Mar de Monstros" é o segundo volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança - quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★★★☆☆


Não tão bom quanto seu volume anterior, O Mar de Monstros refaz a velha história dos Argonautas e mergulha ainda mais profundamente na mitologia Greco-romana.

Faz alguns meses que Percy viveu as aventuras mais assustadoras e eletrizantes de sua vida. E após descobrir que Luke, seu melhor amigo, é agora, seu pior inimigo, o medo domina e um velho pressentimento o alerta que perigos maiores o esperam.

Seu retorno ao acampamento não acontece como da última vez, e as barreiras mágicas que protegem seu lar estão prestes a ruir, pois a árvores de Thalia, uma antiga semideusa que morreu, filha de Zeus, está apodrecendo e os monstros estão cada vez mais empenhados em destruir tudo e devorar todos. Agora, depende de Percy, Annabeth e seu novo amigo, Tyson, viajarem pelo Mar de Monstros, traçando um caminho perigoso até a ilha de um ciclope, que não só guarda o lendário Velocino de Ouro, único amuleto capaz de eliminar o mal que cerca o acampamento, como também para salvar seu amigo Grover que acabou caindo em uma tremenda enrascada.

Este segundo volume não é um dos meus favoritos. Na realidade, achei este bem mais chato do que o anterior e é o único da série que eu realmente considere fraco (tirando os mais novos, onde O Herói Perdido com certeza ganha). Os personagens dessa vez estão muito mais fixados nos monólogos, como quando Percy passa boa parte de um capítulo se lamentando pelo pai não prestar a atenção nele. Como também, mostra um ar menos cômico, o que enfraquece a característica que mais marca do protagonista. A escrita de Riordan também decai um pouco, pois, em certos momentos, faltam detalhes, principalmente nas horas das batalhas, ou quando estamos tratando de sentimentos.

Mar de Monstros remonta a velha história da Odisséia, onde Odisseu navegou pelos mares gregos em sua busca que durou anos, cruzando com vários obstáculos durante o caminho. Não muito diferente disto, o livro de Rick Riordan alavanca mais uma centenas de mitos que você pode ter esquecido ou nem conhecia, o que com certeza, proporciona ao leitor uma leitura bem valorosa, principalmente para educar as crianças sobre assuntos acadêmicos, como a Grécia. E tendo uma diagramação impecável, esta obra apesar de tudo, promete momentos de uma leitura gostosa e relaxante.



Um comentário

  1. Mais uma pessoa que concorda comigo que Mar de Monstros é o livro mais fraco da saga! (não levando em conta O Herói Perdido).
    Eu concordo totalmente com a resenha, acho a história desse segundo livro mais monótona, mais chata mesmo, apesar de ter seus momentos de comédia como /spoiler/ Grover vestido de noiva /spoiler/, a leitura foi meio zzzz mas nada que não abale a saga, já que Percy Jackson é algo realmente prazeroso de se ler, de se acompanhar.

    Gostei muito, parabéns! :D

    Beijos, Gabriela
    Recordando Palavras
    http://recordandopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se