Resenha #69 - Terras Metálicas!



Título: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788576797968
Paginas: 616
Edição: 1
Tipo de Capa: Brochura
Ano: 2012
Assunto: Literatura Brasileira
Idioma: Português
A última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar... Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno - o parque temático da Esfera e divagações sobre seu sonho de voar.
Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos... Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
********************************************************************
★★★★★


Em mundo devastado pela radiação nuclear, a humanidade foi obrigada a migrar para as entranhas da Terra. A fim de sobreviver, eles criam a Esfera, uma replica tecnológica da atmosfera terrestre controlada pela Elite através do Mainframe, o delicado sistema que comanda as funções vitais deste novo mundo, livre de guerras e violência. Ou pelo menos era o que se pensava. Aparentemente, um grupo rebelde chamado Facção, vem ganhando forças nos confins da Esfera, para tentar derrubar a Elite e tomar o poder. Seus motivos, além do próprio egoísmo, contam também com uma suposta falha na estrutura do Mainframe que vem sendo encoberta pelos líderes da Esfera, e que em breve seria responsável pela falha total do sistema, lançando este novo mundo e todos que nele habitam em uma mistura fatal de caos e escuridão.

Nossa aventura para descobrir o desfecho desta trama ocorrerá ao lado personagem Raquel Onero e seus amigos, Ângelo, Tales e Camila, alunos da Academia que em breve passarão pela aclamada Cerimônia de Implante, a qual representa a graduação de nossos personagens. Nessa cerimônia cada um deles receberá o implante de um chip que determinará o rumo que cada um dará aos estudos, já que o chip manifesta diferentes poderes dependendo do implantado, podendo transformá-los em Bios, Túneis, Sibérios, Antenas ou Exilados, (este último remete aos alunos que não conseguem manifestar nenhum tipo de poder e que acabam sendo colocados abaixo da sociedade, muitas vezes indo trabalhar nas Áreas Afastadas, locais onde a Esfera ainda se encontra em construção e suposto esconderijo da Facção).

E qual não foi minha surpresa quando encontrei a mim mesma, elegendo o livro de Renato Nonato como um dos melhores que li este ano? Mais do que uma simples obra de ficção, o autor tem uma capacidade enorme de prender a atenção de seus leitores do começo ao fim, uma habilidade que creio eu, está em falta entre os autores nacionais desta geração. A única coisa que talvez deixasse o livro ainda melhor, seria a presença de capítulos um pouco mais curtos.

Não pensem que por ser um livro extenso, haverá tempo para enrolação, pelo contrário, suas mais de seiscentas páginas estão recheadas de adrenalina e emoção, além de personagens mais do que cativantes, que, aliás, devo mencionar estão bem melhores que alguns livros que eu vi por ai este ano (A Ilha dos Dissidentes, cof, cof), inclusive os tashis estão mais expressivos, e olha que tashis são pequenas mascotes tecnológicas de formato esférico que acompanham nossos heróis durante o enredo e dispões apenas de um visor eletrônico para demonstrar suas emoções.

Caso tenha se interessado pelo livro, bem, prepare-se para ser bombardeado com as mais diversas reviravoltas que te farão ler o livro em questão de poucos dias, tamanha será sua vontade de encontrar o desfecho para esta trama tão bem bolada, às vezes amando e às vezes odiando alguns personagens, além de se divertir horrores com as confusões em que Raquel se meterá junto com seus amigos por todos os lados da Esfera.


E ainda pode conferir um pouco mais da história pelo site do livro, com desenhos de seus muitos personagens, feitos pela artista Bianca Lima Duarte clicando nesse Aqui.


Um comentário

  1. Adorei o livro e a resenha! Amo distopias e descobrir uma nacional é sempre bom. Já vou adicionar esse livro entre os meus desejados do Skoob.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir

Expresse-se