Coluna: Anime da Semana!



E na segunda coluna do ano, vou trazendo um anime que muitos conhecem e que já devem ter assistido também. Avatar A Lenda de Aang e um forte concorrente entre animes com enredo original. A história não só cativou vários fãs, como rendeu lucros aos produtores. 

O anime americano foi produzido por Michael Dante Di Martino e Bryan Konietzko na importante Nickelodeon Animation Studios. A mesma televisão, pouco tempo depois, transmitiu a animação para o país, até que o desenho ficasse conhecido e virasse febre no mundo. Hoje, muito comumente, em eventos relacionados a cultura japonesa, não é difícil você localizar um cosplay de Aang, Katara ou Soka. O trio protagonista cheio de vida alavancou muitos seguidores, e mesmo depois de sua partida, continua vívido na memória de muitos fãs (dentre eles, eu, claro)

A série passa-se em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais e cultura asiática , especialmente kung fu mescladas à magias elementais e mitologia chinesa. O resultado foi uma mistura de elementos asiáticos, especialmente das culturas japonesa e chinesa, bem como ao nível do estilo anime e elementos de desenhos norte-americanos.A série encontra-se estruturada sob a forma de "livros", onde cada episódio é um "capítulo" e cada temporada um "livro" diferente. A sua estreia foi planejada para Novembro de 2004, mas foi transmitida pela primeira vez no dia 21 de Fevereiro de 2005 no canal Nickelodeon dos Estados Unidos da América. O último episódio da série foi exibido a 19 de Julho de 2008O programa recebeu grande aceitação do público entre 6 a 11 anos, apesar de que no Brasil é recomendada para maiores de 10 anos por conter temas como morte, crise familiar e religião. A série teve o auge de 4,4 milhões de telespectadores em um de seus episódios. Em 2006, foi considerado o segundo programa mais popular da Nickelodeon no Brasil, perdendo apenas para Bob Esponja.

A série foi dividida em 3 livros, como já dito acima. O primeiro sobre o título "Água" vai remontar os primeiros passos de Aang no novo mundo que surge a sua frente. Após abandonar sua casa devido aos medos de ser o Avatar, Aang foi emboscado por uma tempestade e acabou caindo no mar. Lá, por um extinto de proteção, ele se auto congelou, ficando preso no gelo por anos, até ser acordado por dois meros garotos da tribo da água, Katara e Soka. O que Aang não sabia e que enquanto esteve ausente, o mundo que conhecia mudou completamente. Ele agora precisa aprender a dominar os 4 elementos para que possa impedir a nação do Fogo de dominar todo os outros reinos. 

Nesse primeiro momento, centra-se na busca de Aang e Katara atrás de um bom professor de dominação de água, o que os levará ao Polo Norte, onde outra tribo vive. Mas grandes revelações lhe aguardam nesse novo destino.

O segundo livro, sobre o título "Terra" trás o fervor do início da guerra. Depois de tanto falha em sua missão de capturar o Avatar, o príncipe exilado, Zuko, é considerado traidor e novos personagens chegam para atormentar a vida de nosso herói. A irmã de Zuko, Azula, uma mulher fria e altamente calculista prepara-se para tomar a maior cidade do reino da terra, e só o avatar pode lhe impedir. Mas Aang ainda não domina os 4 elementos, e muito menos sabe sobre seus dons extras que envolve o poder do espírito. Nesse empreitada nova, perigosas batalhas vão ser travadas e novas alianças firmadas, tanto para bem, quanto para o mal.

O último livro da série vem como título "Fogo" e na minha opinião é o melhor. Os personagens ganham uma caracterizada e Aang que sempre foi careca, finalmente cria cabelo. Neste último momento, sua missão é encontrar um bom professor de dominação de fogo, o último elemento que lhe falta. Mas para encontrar uma pessoa assim, terá que adentrar nos territórios inimigos da nação do fogo, o que promete muito perigo e ação. Aang vai enfrentar novos obstáculos, para no fim acabar descobrindo que seu professor pode estar mais perto do que ele poderia imaginar. 

A série televisiva rendeu tão bem que em  2010  foi lançado nos Estados Unidos uma adaptação cinematográfica para os cinemas, sobre o título: "O Ultimo Dobrador de Ar". Apesar do filme ter ficado muito fiel ao primeiro momento da série, pessoalmente achei os personagens muito fora do contexto dos verdadeiros.Além disso, a bilheteira não rendeu muito e então parou-se por ai. 

Um ano depois, surgiu a novidade que salvaria os fãs do tédio. Avatar ganharia novas caras, com uma nova história. Dessa vez, contaria-se com um enredo após o Avatar Aang. Nessa vida, Aang teria nascido mulher, sobre o nome de Korra, e não seria mais um dominador de Ar, mas sim de água. 

A Lenda de Korra ganhou tanto espaço com apenas uma temporada, que a Nick resolveu da prosseguimento a série também.

Avatar A Lenda de Aang conta com 61 capítulos somando todas as 3 temporadas. E fora a televisão já está visível em diversas outras plataforma, como games e objetos.

Confira algumas imagens:








Um comentário

  1. Muito bom!!! Assisti todos os episódios!!!!

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/01/resenha-do-outro-lado-do-muro-marisa.html

    ResponderExcluir

Expresse-se