Resenha #84 - A Lenda do Lago Dourado!



Autor: Edson Vanzella Pereira
Gênero: InfantoJuvenil,Ficção
ISBN: 9788582180624
Nº de páginas: 380
Dimensão: 14x21

Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano.
Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia.
Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso.
Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★★★★☆


A antiga lenda do lago dourado trata-se de uma antiga superstição popular que dizia que quem visitasse o local e vislumbrasse dentro do lago uma deslumbrante luz dourada, seria atraído a suas profundezas, encontrando em sua jornada, grande conhecimento e tornando-se portador da verdade.

Muitos anos se passaram e a história já havia quase sido esquecida desde que o suposto lago mágico fora comprado e poluído por uma importante fábrica de chocolates local, a Moranrreal, tendo sido reavivada apenas para embalar os sonhos da pequena Peggy, filha mais nova dos Baltimore, em uma tentativa de poupá-la do alvoroço que atingia a família já havia alguns dias; desde que o filho mais velho do casal, David Baltimore, fora convocado por um programa do governo para crianças superdotadas. A rotina daquela casa mudou drasticamente.

Logo após ter vencido em primeiro lugar no programa, David (a partir de então intitulado de agente zero devido ao seu excepcional desenvolvimento no projeto) passa a viajar junto ao pai em missão burocrática, porém quando o jovem visitava o Brasil fora atingido por uma suposta bala perdida em um confronto entre a policia e bandidos, deixando o jovem entre a vida e a morte sobre uma cama de hospital.

O irmão mais novo de David, Max, após uma reviravolta, passa a investigar o caso do irmão ao de Brenda Marshall, agente do governo responsável por David durante o trágico acontecimento. Porém quanto mais estes se aprofundam na investigação, o caso cada vez mais se revela como um atentado consciente ao filho mais velho dos Baltimore. Muita aventura, ação e descobertas aguardam os leitores de A lenda do Lago Dourado, com um desfecho mais do que bem bolado. É uma dica e tanto para quem procura um bom livro para começar o ano de 2014 com o pé direito.

Ao iniciar minha leitura do livro pude constatar a veracidade do antigo ditado popular “jamais julgue um livro pela capa”, pois pouco tempo depois de começar a me aventurar junto aos jovens irmãos Baltimore, me descobri cada vez mais compenetrada a desvendar os mistérios a cerca da fantástica lenda do lago dourado, de uma fábrica de chocolates que atingiu o sucesso da noite para o dia e de um suposto agente do mal que conspira para trazer a desordem ao mundo. Detentor de um inegável carisma, o autor Edson Vanzella Pereira, é capaz de fazer-nos mergulhar de cabeça em sua história, não só por sua envolvente narrativa como também por seus empáticos personagens, e estaria mentindo se não dissesse que fui das risadas aos prantos com esta trama tão bem elaborada, por vezes apreensiva quando os jovens se encontravam em situações difíceis para em seguida vibrar com suas vitórias.

Composto ainda de muitas lições sobre a importância dos verdadeiros valores, o que não irá faltar é ação e aventura durante a leitura, além de uma boa pitada de romance (apesar de um pouco “boa” de mais). Creio que o autor ainda não atingiu o ápice de sua escrita, mas que está muito próximo. Gostaria, de quem sabe, acompanhar seus outros trabalhos para ter certeza do fato, mas ao todo, A Lenda do Lago Dourado trata-se de mais uma obra fantástica da literatura brasileira.


Um comentário

  1. Que bom que você gostou do livro, também achei muito bom!!! Espero também pelos próximos lançamentos do autor.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir

Expresse-se