Resenha #93 - Perdão, Leonard Peacock!



Título: Perdão, Leonard Peacock
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2013
Especificações: Brochura | 224 páginas 
ISBN: 978-85-8057-395-4 
Peso: 370g 
Dimensões: 23mm x 16m

Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************
★★★★★



Mathew Quick fez algo incrível nesse livro! Ele faz você amar um personagem e torcer por ele mesmo com atitudes contraditórias. Faz você odiar outro personagem como se fosse capaz de socar ele se pudesse. Faz você perdoar o Leonard.

Você é diferente. E eu sou diferente também. Ser diferente é bom. Mas ser diferente é difícil.”

Leonard Peacock é um garoto depressivo, mas muito inteligente. Às vezes sensível e gentil e nesses momentos seus paradigmas fazem lembrar o Charlie (para quem leu As Vantagens de Ser Invisível).


…na maioria das vezes, a verdade não importa, e quando as pessoas fazem uma ideia terrível de você, é assim que você será visto, não importa o que faça.”

Adorei os comentários sobre a segunda guerra mundial durante o livro, as mensagens que são transmitidas e a presença do professor Herr Silverman na historia, uma das poucas pessoas que realmente se importam com o Leonard. Perdão Leonard Peacock é um livro que nos mostra como nossas atitudes influenciam na vida das pessoas a nossa volta e que às vezes as pessoas só precisam de ajuda. A leitura vale apena, possui pontos altos como as frases de efeito que Leonard troca com seu vizinho, e único amigo, de mais de 70 anos, do filme favorito deles. As angustias de Leonard e as "cartas do futuro" que ele escreve para si mesmo e que o ajudam a seguir em frente. Não espere um final surpreendente. Mathew Quick quis nos mostrar uma historia real sem a ilusão do final feliz. Esse livro é mais sobre como seguir em frente "apesar de", e por isso a leitura vale tanto apena.

A chave é fazer algo que marque você para sempre na memória das pessoas comuns. Algo que importe.”

Um comentário

  1. Li O Lado Bom da Vida do Matthew e não gostei. Esse parece ser melhor.

    ResponderExcluir

Expresse-se