Maratona Literária #2: Resenha - Como Treinar Seu Dragão!




Ficha Técnica
Coleção: Como Treinar o Seu Dragão
Título: Como Treinar o Seu Dragão
Subtítulo: Por Soluço Spantosicus Strondus III
Autor: Cressida Cowell
Ilustração: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2010
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 224 páginas
ISBN: 978-85-9807-871-7
Peso: 290g
Dimensões: 210mm x 140mm
 Sinopse
Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. Como treinar o seu dragão conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. O livro inspirou o elogiado filme de animação produzido pela DreamWorks.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************



Soluço é um viking... Mas sempre se sentiu um viking diferenciado. E não apenas pela sua estatura ou porte grotescamente minúsculo. Se não bastasse isto, Soluço fala com dragões... Coisa que nenhum outro viking já fez. Até porque é proibido falar, sendo apenas permitido gritar, ou amedrontar. Dragões são criaturas escusas, loucas por devorar você. Mas será que todos são realmente assim?

O rito de passagem na tribo de Soluço está prestes a começar e até o momento Melequento, o garoto mais chato e retardado da turma é o que melhor tem se saído. Mas a última prova será complicada para todos. Soluço e seus amigos terão que capturar um dragão bebê e treiná-los para que lhe obedeçam e auxiliem em sua passagem neste teste. O problema é que Berk está prestes a enfrentar uma perigosa ameaça e tudo que ela vai precisar é de um improvável e inusitado herói!

Livro digno! História super engraçada e proveitosa e uma leitura leve, porém, viciante, indicada para todas as idades e para todos os gostos... É isso que Como Treinar Seu Dragão é para mim!

Sentir medo é diferente de ser covarde

Cowell tem uma escrita sutil, boa e embargadora que carrega os leitores até suas últimas paginas. Além de ironizar assuntos cotidianos, torna a obra ainda mais deliciosa quando ilustra suas páginas com gravuras cômicas e meio deformadas de como seriam estes personagens. Além disso, seus personagens em si mostram uma liberdade tão imensa durante a narrativa que chega a ser espantosa a forma como parece que o próprio protagonista está ali, contando sua história para nós, passando cada mísero detalhe. Pra mim, é totalmente plausível a leitura desse livro para todos os leitores que tenham um chamativo por coisas infantis. Mas não apenas isto. Se você gosta de mitologia, também é uma boa maneira de começar a interagir com o universo nórdico, que era os deuses que os vikings idolatravam. Sem sombra de dúvidas, também temos aqui uma obra recheada de referencias culturais dessa sociedade histórica. A autora fez um estudo muito bem elaborado sobre essa sociedade, ilustrando perfeitamente como essas figuras apareciam na imaginação dos leitores.


Foto retirada do blog: Prólogo da Leitura

Foto retirada do blog: O blog da Mari

E não vamos esquecer também da edição do livro né? Eu achei maravilhosa <3 Folhas cheirosas <3

PS: Só não se iluda achando que o livro tem algo de parecido com o filme. Identicamente ao Ladrão de Raios (ou pior) essa é mais uma adaptação que você lê e fica “COMO ASSIM?”

PS2: Segunda resenha da maratona, mais uma musica. Dessa vez vou colocar uma das minhas bandas favoritas. Olw City. Acho que o tema da animação Detona Ralph fica perfeito pra ilustrar nossa trilha sonora imaginária :3

Não deixem de ler!

MUSICA: WHEN CAN I SEE YOU AGAIN?



Um comentário

  1. Oi David, tai uma série que preciso ler, ainda mais agora com o lançamento do segundo filme estou muito pilhada, eu amei o primeiro filme, tenho certeza que vou amar este! e é claro os livros também! ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Expresse-se