Resenha #129 - O Enigma das Estrelas (Clube dos Mistérios Vol 1)!



Ficha Técnica
Coleção: Volume 1 Da Coleção - Clube Dos Mistérios
Título: O Enigma Das Estrelas
Autor: F. T. Farah
Editora: Geração
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 160 páginas
ISBN: 978-85-8130-174-7
Peso: 230g
Dimensões: 210mm x 135mm
 Sinopse
Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo mar¬cará suas vidas. Para sempre. A coleção é composta por cinco volumes.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************


Um livro com um enredo envolvente, que acaba deixando a desejar pela falta de detalhes e pelo enorme número de diálogos.

Jonas não vê o momento de suas férias chegarem, principalmente porque está morrendo de saudades de sua pequena Carola. Logo mais estará cercado pelos amigos e seu amor, em mais uma féria no Morro de Ferro, uma cidade banhada em lendas e boatos sobre ETs. Entretanto, seriam isto apenas boatos? Jonas e seus amigos estão prestes a descobrir que não. A muito mais no universo do que podemos imaginar.

A diagramação dessa obra não só agrada pela bela nova capa que ganhou, como também pela montagem do livro em questão. É a primeira obra da Editora Geração que eu tenho contato e sinceramente me encantei. Esse é um daqueles livros que me chamaram atenção pela indicação. Vi a resenha no blog da nossa amiga Lizi (O Maravilhoso Mundo da Leitura) e automaticamente me seduziu. Mas acabou se transformando, de certa forma, em decepção.

O Enigma das Estrelas ganha sua primeira edição pela Editora Geração, mas já havia sido lançado antes, com um enredo um pouco diferenciado (mas que segundo o autor não se alterou no seu central, e sim ganhou uma nova face bem mais atualidade). F.T Farah é um autor com uma escrita simples e direta, com um brilhantismo assustador. Isto pode ser visto como ponto positivo? Pode, dependendo da situação. Aqui em questão acredito que tenha faltado a exploração e aprofundamento de certas informações. As descrições escusas e pouca detalhada me dificultaram imaginar os personagens e até agora ainda não tenho uma visão correta deles. Na realidade, pelo pouco que vi nenhum deles em particular me pareceu muito legal. Todos possuem um lado bem egoísta e fútil, principalmente as meninas e o protagonista.

No caso do enredo, ai temos uma ambigüidade. O que faltou de conteúdo nos personagens, no enredo foi bem compensado. Além de abordar cultura inteiramente brasileira, achei super interessante o jogo misterioso que o autor fez com as músicas dos cantores Zé Ramalho, Raul Seixas e Rita Lee, valorizando nosso folclore.

Como vilões tenebrosos e bem arquitetados, a obra adquiri um clima de suspense meio infantilizado, ganhando suas formas e demonstrando sua verdadeira face. Sinceramente, espero que no próximo livro da série a descrição e o lado narrativo sejam mais bem explorados. Uma melhoria nesses pontos e com toda certeza teremos uma leitura muito mais valorosa e instigante. Ah, e não vamos esquecer-nos da questão da infantilidade. Uma visão voltada mais para o público adolescente do livro, acredito eu, também melhoria bastante.



Um comentário

  1. A cada resenha que leio desse livro mais eu me afasto dele, não achei ninguém que tenha gostado da história, todo mundo cita isso de que faltou algo! Triste fim para esse livro viu ashuashuashu

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir

Expresse-se