Coluna: Anime da Semana!






No Anime da Semana de hoje temos mais uma relíquia que é obrigatória a todo otaku conhecer! Especialmente para quem não tem pressa e gosta de animes longos, Bleach é a pedida certa!

A série de anime e mangás escrita e ilustrada por Tite Kubo teve nascimento no ano de 2001, no mês de agosto, tendo sua publicação na famosa revista Weekly Shōnen Jump, já lar de grandes sucessos como Dragoon Ball e Naruto. O anime, porém, só veio a ser produzido em 2004, pela produtora Studio Pierrot (mesma de Naruto), durante 8 anos consecutivos, quando a série animada perdeu audiência e a produtora desistiu de produzi-la. O mangá por outro lado, continua sendo produzido e tendo sua reta final já confirmada.

Em sua trama acompanhamos as aventuras Ichigo Kurosaki, que após ganhar poderes de um Shinigami (死神 literalmente, "Deus da morte"),através de outro Shinigami, Rukia Kuchiki  acaba recebendo a missão de defender os humanos de espíritos malignos e guiar almas ao mundo pós-vida, a Soul Society.

Atualmente a série pode ser dividida em cinco grandes arcos:

Shinigami Substituto (Vol.1-8)
Numa noite, Ichigo encontra uma shinigami (adaptado na dublagem brasileira como "Ceifeiro de Almas") — personificação japonesa do deus da Morte — chamada Rukia Kuchiki, e esta se surpreende por ele poder vê-la. A conversa entre os dois é interrompida pela aparição de um Hollow, entidade espiritual malígna. Rukia é gravemente ferida ao tentar proteger Ichigo, e então, como último recurso, ela decide transferir parte de seus poderes a Ichigo, para que este então pudesse enfrentar o Hollow de igual pra igual. Ichigo acidentalmente acaba absorvendo os poderes de Rukia por completo, e assim consegue vencer facilmente o espírito maligno. No dia seguinte, Rukia aparece na escola de Ichigo, como uma humana de aparência normal. Ela informa que devido ao fato de Ichigo ter absorvido seus poderes, ela não poderia voltar ao mundo pós-morte (Soul Society) até recuperar totalmente sua força de shinigami.


Soul Society (Vol.9-21)
Meses depois, os membros da Soul Society são informados que Rukia havia entregado seus poderes de Shinigami a um humano, um fato devidamente proibido. Com isso, eles enviam shinigamis de alta patente para prendê-la e julgá-la posteriormente pelos atos cometidos. Ichigo não consegue evitar a captura de Rukia, mas junto de seus amigos da escola (que também possuem poderes espirituais) decide sob a orientação de Yoruichi Shihōin, em ser enviado até a Soul Society por meio Kisuke Urahara — ambos ex-shinigamis —, para resgatar Rukia. Lá, Ichigo e os outros lutam contra a elite militar de shinigamis (Gotei 13) e finalmente depois de muito esforço, conseguem impedir a execução de Rukia.

No final destes eventos, é revelado que a execução de Rukia e a tentativa de resgate da mesma foram devidamente planejadas por Sōsuke Aizenshinigami de alto nível, o qual acreditava ter sido assassinado. Aizen tinha planejado tudo cautelosamente para tomar o controle da Soul Society, e assim traindo seus companheiros e aliados do Gotei 13, Aizen ascende até Hueco Mundo, lugar onde habitam os Hollows, convertendo-se assim no principal antagonista da série.


Hueco Mundo e A Batalha de Inverno (Vol.21-48)
Ao perceber a farsa planejada por Aizen, Ichigo se alia com os seus até então inimigos da Soul Society. Tempo depois, aparecem novos inimigos, os chamados Arrankars, espécie evoluída de Hollows .Eles são enviados ao mundo dos humanos por Aizen, pretendendo destruir a cidade de Karakura, no objetivo de forjar a chave espiritual capaz de abrir os portões do palácio do Rei Espiritual, senhor e criador da Soul Society, obtendo assim, o controle de todos os mundos. Posteriormente, todos os Espada — os Arrankar mais poderosos — são derrotados, e Ichigo se submete a um intenso treinamento para ficar suficientemente forte para derrotar Aizen. Uma vez que Ichigo fez uso de todos os seus poderes de shinigami para derrotar Aizen, ele voltou a ser um simples humano, perdendo assim todas as suas habilidades.

Substituto de Shinigami Desaparecido (Vol.49-54)
Dezessete meses depois, Ichigo conhece um grupo de humanos com habilidades especiais cujo nome é Xcution. Ichigo se submete a um árduo treinamento para recuperar seus poderes de Shinigami. Primeiramente, ele consegue desenvolver seu próprio fullbring, após o aparecimento de Shūkurō Tsukishima, antigo líder da Xcution e aparente antagonista no momento. Não obstante, depois de Ichigo conseguir completar suas habilidades com o fullbring, descobre-se que o verdadeiro líder da Xcution é Kūgo Ginjō, ex-shinigami substituto cujo plano era treinar Ichigo para logo após isto absorver seus poderes. Com a ajuda da Soul Society, Ichigo trava uma batalha que dá fim a Kūgo e seus planos, e com isso, ele consegue recuperar suas habilidades perdidas.

A Guerra Sangrenta dos 1000 anos (Vol.55-atual)
Recentemente, a editora Shueisha, encarregada da publicação da série no Japão, anunciou que Bleach acabará assim que Tite Kubo encerrar a saga atual. A saga conta sobre fatos e questões jamais esclarecidas na trama do anime, incluindo os novos inimigos, os Quincies, que acreditavam terem sido exterminados há muito tempo atrás pela Soul Society. Nessa nova trama novas revelações surgem a Ichigo e personagens que antes não mostraram sua forma, agora ganham destaque.

Bleach ainda conta com várias franquias de games para plataformas variadas, 4 filmes e 2 ovas, somando em seus episódios 366 capítulos de pura ação e hilaridade. Contudo, não é um dos animes mais indicados para crianças devido a suas cenas altamente violentas e sangrentas. Já para os mais velhos, bem, é uma ótima pedida, principalmente para quem não liga de esperar um pouquinho para terminar.

No Brasil, o anime teve sua vez na televisão aberta, no canal Play Tv, mas não fez grande sucesso e sumiu logo. Os fãs por outro lado, aguardam ansiosamente que o último arco do mangá venha a ser adaptado para a televisão. Mas enquanto esse dia não chega, só resta esperar e reviver os velhos bons momentos que passamos juntamente a Ichigo. Só advertir: assim como Naruto, Bleach conta com uma quantidade absurda de filler ok! Então fique atento aos capítulos que não tem importância ao enredo central.

Confira algumas imagens:












Um comentário

  1. Eu tenho um defeito muito grande: amo animes, mangas e séries, mas não tenho paciência de acompanhar... :(
    Eu super gostava de Bleach, mas fui perdendo o interesse justamente por ser muito longo (o mesmo aconteceu com Naruto).

    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se