Resenha #132 - Tocada Pelas Sombras (Academia de Vampiros Vol 3)!



Ficha Técnica
Coleção: Academia de Vampiros
Título: Tocada Pelas Sombras
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
Edição: 1
Ano: 2010
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 384 páginas
ISBN: 978-85-2201-205-3
Peso: 520g
Dimensões: 230mm x 155mm
 Sinopse
Neste terceiro volume da série Academia de Vampiros, as emoções estão à flor da pele. Justamente quando Lissa e Rose reencontram seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair de trás das grades, visões perturbadoras invadem a mente de Rose na figura de um velho amigo, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos vampiros mais do que nunca. Numa sequência de tirar o fôlego, Rose viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. E essa escolha pode significar que apenas um irá sobreviver.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************


Tristemente tocante! Uma leitura de transbordar lágrimas aguarda quem se aventurar a conhecer Tocada Pelas Sombras, terceiro volume da aclamada série Academia de Vampiros, obra da célebre autora Richelle Mead.

CONTÉM SPOLERS DO LIVRO ANTERIOR
Rose matou seu primeiro Stigoi, mas a que custo! Suas novas marcas vieram com feridas bem mais profundas do que ela podia imaginar. E à hora não podia ser menos oportuna. Em meio a todo o estresse com os estudos para suas provas finais como guardiã, Rose começa a fazer sombrias descobertas sobre sua ligação com Lissa, enquanto questiona sua própria sanidade ao deparar-se com o fantasma de um amigo inesperado. Inimigos novos estão à espreita, e a única certeza que Rose tem é o forte sentimento que alimenta por Dimitri, seu professor. Mas este amor está proibido de se concretizar, avaliando pelo lado que ambos serão guardiões de sua amiga Lissa quando ela se formar. Como poderia ela colocar a vida de sua melhor amiga em risco devido a uma paixão boba?

Ninguém nunca disse que o amor é racional.

Manter o coração enterrado não era muito diferente de manter a raiva reprimida, isso eu aprendera. O sentimento corrói você pode dentro até que tudo que você quer é gritar ou chutar alguma coisa.

Neste volume, Rose começará a enxergar que não controla nem seu próprio futuro, levando-a a selecionar qual destino continuar: lutar por seu amor ou manter sua devoção a uma amizade antiga? Em uma verdadeira roleta-russa, quem ela deve salvar: Dimitri ou Lissa? Que futuro escolher?

Tocada pelas Sombras pode ser julgado como a preparação para grandes acontecimentos. Depois de finalizada a leitura, aguardo com grandes expectativas o que Mead reservou aos leitores na sequência deste volume. E apesar deste infelizmente não ter superado os anteriores, garantiu seu canto especial para os momentos marcantes. Depois das reviravoltas de Aura Negra, segundo volume da série, neste volume teremos uma espécie de pausa, onde os personagens mostram-se muito mais depressivos e solitários. Avaliamos cada um separadamente, tendo uma maior interação de coadjuvantes que antes não tiveram tanto foco, como o caso do namorado de Lissa, Christian. Temos também uma ênfase maior no lado político da história, quando Mead centraliza todo um cenário opressor e tirânico, reforçando uma visão distópica de uma sociedade vampiresca ultrapassada, com métodos arcaicos. Como já mencionei, foi um dos volumes mais fracos que li até o momento, devido aos longos capítulos tediosos, onde houveram diversas repetições de informações que já conhecia. Eventos dramáticos, lenga-lenga sentimental e chatices adolescentes aguardam os primeiros momentos da leitura. Nossa inabalável Rose, antes irônica e cômica, mostra-se frágil e solitária, o que destruiu boa parte da diversão que a série costuma ter. Se nos livros anteriores você não viu ela chorar, aguarde diversas lágrimas neste. Sua narrativa, devido a todo esse foco em seus sentimentos ficou maçante e diversas vezes tediosa ao ponto de me fazer parar e retomá-la muito depois, motivo que me levou a gastar mais de um mês lendo o mesmo livro.

Só estar junto já era suficiente, o conforto que sentíamos na presença um do outro era suficiente para perdermos toda a noção de nós mesmos.

Contudo, variando um pouco as coisas, tivemos o aparecimento de um personagem engraçado altamente memorável. O vampiro Adrian não só reserva páginas divertidas e descontraídas, como também faz o leitor perder o fôlego em seus momentos de galanteio com Rose. Entre diálogos instigantes e cenas envolventes, os dois são o casal mais bem representado por toda a obra, apesar de eles não serem exatamente um casal. OBS: Adrian que estimulou minha leitura a prosseguir.

Como mencionei acima, este volume prepara toda uma ambientação para as próximas sequências, de forma que a autora tem em mãos um forte concorrente as minhas melhores leituras. Espero sinceramente que sejam dignos da beleza deste fim. O diálogo final entre as duas protagonistas (Rose e Lissa) é emocionante, e não me surpreenderia se você acabar se chorando. O leitor não conseguirá largar até contentar-se na certeza de que volume seguinte tem mais. Tocada Pelas Sombras faz definitivamente o leitor vivenciar uma verdadeira montanha-russa de emoções, tendo seus ápices e suas quedas.


Richelle Mead é uma leitora voraz, fascinada por mitologia e folclore. Autora reconhecida tanto pelo público como pela crítica na área da fantasia urbana para adultos. Autora da série bestseller, Vampire Academy, com fãs pelo mundo todo, e que já ganhou honras da American Library Association.







3 comentários

  1. OOOOOOOOOOOOOI, DAAAAAVID *--* Tuuuuuudo bem? Espero que sim, hahaha! Aaah, cara, esse livro está dando o que falar, hein? Hahaha, vamos descobrir o porquê... :3 Noooossa, sério que é triste? Hahaha! Nunca achei que um livro da série Academia de Vampiros fosse causar uma tristeza tocante, hahah! E oooopa! Tem spoilers do livro anterior? :c Pooooxa, mas eu detesto spoilers! Por que faz isso comigo, Daaaavid? Hahahah :'( Eu entendo, às vezes é impossível contar uma história sem soltar um spoilerzinho, hahah! Vish, eu imaginava que tinha que conter uma paixão proibida entre um professor e a aluna, hahaha! Clichê, eu achei! Maaaas, pelo menos, o motivo é outro: ambos irão treinar a Lissa, certo? Hahahahha! E uau. Eu juraaaaava que você tinha amado este livro, mas pelo amor de Deus! Quem aguenta ler um livro tedioso e com acontecimentos lenga-lenga? Suhsushsuas, Deus me livre! :3 Fiquei triste em saber que Rose está mais solitária e, pelo que pude ver, mais mimimi, hahahaha! Eu já não gosto de vampiros, imagine então um livro assim: vampiros + tédio = pesadelo pra minha pessoa, hahahaha! Maaaaaas, de qualquer forma, a série me parece suuuuper legal, hahaha! <3 E sério que você demorou 1 mês para terminar esse livro? Huum, isso aconteceu comigo quando fui ler If I Stay, hahaha! Aaaaah, Daviiiiid, seu divoooo, adoooorei sua resenha! <3 Maaas este livro não me interessou, aushsuhsus! :/

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Não gostei desse livro, muito paradão.
    http://charlottebillman.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo muitas resenhas bacanas dessa série
    Mas não nunca tive oportunidade de ler
    Já está na minha lista
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Expresse-se