Coluna: Anime da Semana!




Hoje, ao contrário de falar sobre animes mais recentes vamos falar de um que marcou muitas infâncias e adolescências. Baseado no mangá de Yasuhiro Nightow, tendo ganhado sua adaptação para anime em 98 pelo Estúdio MadHouse, e sendo exibido nas telinhas brasileiras pela Cartoon Network.

A história tem como cenário um planeta desértico onde sobreviventes de um “naufrágio” espacial conseguem resistir devido a resquícios de tecnologias da nave perdida, sendo obrigados a buscar água nas entranhas da terra através de poços rústicos e a energia elétrica sendo obtida através de seres orgânicos que são criados com esta única finalidade. Neste contexto de subsistência, muitos integrantes desta sociedade decaem, passando a praticar crimes para sobreviver, gerando assassinos, ladrões e pistoleiros, relembrando assim cenários de velho oeste, porém dotados de enorme tecnologia. Diante de tanta violência a polícia oferece recompensas para quem matar ou capturar estes perversos criminosos. Uma das maiores recompensas oferecidas é pela captura de Vashthe Stamped, o tufão humanoide, um dos maiores atiradores conhecidos por esta sociedade e também o protagonista da série. Ao contrário do que se espera de um pistoleiro tão perigoso, Vash, apesar de muito estiloso, é gentil e amável com as crianças, reage às tentativas de captura com muito bom humor, só revelando suas habilidades quando necessário, e por ser extremamente desastrado acaba fazendo que suas eximias habilidades não passem de um grande golpe de sorte.

Atrás de nosso anti-herói, estão as agentes da companhia de seguros Bernadelli, MerylStrife e Milly Thompson, que tentam como podem minimizar os estragos causados pela passagem de Vash em suas viagens. A companhia das agentes é única a ter acesso aos vilarejos menores, e a única a ser aceita. Outro fato curioso, é que as cidades destruídas geralmente não tem a intervenção direta de Vash, ocorrendo por motivos adversos, ou pela expansão de algo que já ocorria naquelas localidades.

Tanto no anime quanto no mangá o passado de Vash é nebuloso, sendo destrinchados aos poucos durante os episódios, e revelando consequentemente como este obteve a fama que o precede, sendo possível esvaziar uma praça inteira com apenas a menção de seu nome.

O anime tem ao todo vinte e seis episódios, que como foi exibido no Brasil e pode ser facilmente encontrado dublado, além de um filme chamado Bad lands Rumble (O Ressoar das Ilhas más, em tradução livre). A série apesar de ter a qualidade típica dos animes da década de noventa, compensa com muito humor e ação, além de diversos personagens marcantes como é o caso do padre Wolf e Knives, um antigo companheiro de Vash. O anime ainda possui a estranha capacidade de conquistar aqueles que dispõem a acompanha-la.

Confira algumas imagens:












Um comentário

Expresse-se