Resenha #136 - Semideuses e Monstros!



Ficha Técnica
Título: Semideuses e Monstros
Autora: Rick Riordan, Rosemary Clement-Moore, Cameron Dokey, Paul Collins, Carolyn MacCullough, Ellen Steiber, Elizabeth M. Rees, J. & P. Voelkel, Jenny Han, Sarah Beth Durst, Hilary Wagner, Hilari Bell, Elizabeth E. Wein, Kathi Appelt, Sophie Masson e Nigel Rodgers.
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 272 páginas
ISBN: 978-85-8057-557-6 
 Sinopse
A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coletânea de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história.
Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, Semideuses e monstros vai levar o leitor a descobrir como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma Caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo se sairia melhor no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições - o que os torna ainda mais irresistíveis.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************


Semideuses e Monstros é um apurado de conhecimento divertido e contagiante, que faz o leitor mergulhar muito mais profundamente nos mitos gregos que cercam o universo Percy Jackson e os Olimpianos. Fã do semideus mais conhecido desse mundo? Amantes da mitologia no geral? Então, essa com certeza é uma leitura impensável!

Qualquer livro, seja para criança, seja para adultos, pode ser lido em diversos níveis - podemos simplesmente apreciá-los, ou podemos procurar significados e nuances escondidos."

O mais novo livro lançado aqui no Brasil do escritor norte americano Rick Riordan, com uma diagramação de deixar o leitor de queixo caído, é uma espécie de coletânea de ensaios analíticos em cima das referencias existentes na série infantojuvenil do autor. Estes ensaios fazem alusões a comparações entre os mitos originais ou sugerem possíveis novas aventuras para nosso amado herói. Com introdução de Riordan, já temos um pequeno vislumbre da prazerosa leitura que teremos a seguir. Em sua grande parte, os ensaios são voltados a comparar os mitos renovados de Riordan aos clássicos da antiguidade, fazendo menção não apenas aos monstros, mas também a estes novos estereótipos heróicos que nasceram com sua série.  O leitor com toda certeza mergulha muito mais profundamente na alma de Percy e descobre coisas que jamais, talvez, tenha pensando em imaginar.

Apesar de ser uma leitura bastante acadêmica, o livro é super informativo e preciosamente gostoso. Os ensaios, mesmo fazendo análises com referenciais teóricos de outros autores, possuem uma linguagem descontraída e espontânea (ou pelo menos grande parte deles), de forma que os autores mais parecem estar cogitando novas possibilidades do que realmente analisando o que já foi escrito. E sim, ênfase nos autores. O livro vem dividido em 14 capítulos, mais introdução e um glossário dos mitos antigos. Dentre esses 14 capítulos, 14 diferentes autores para retratar um diferente ponto de vista. E claro, um autor diferente também no glossário.

Entre os ensaios os que menos me agradaram foram, o segundo da autora Cameron Dokey, o terceiro, do autor Paul Collins e o último, da Sophie Masson. A linguagem na realidade se diferencia dos demais, porque eles não são espontâneos ou utilizam-se da ironia para tornar a leitura divertida. Em sua grande parte, somam o lado mais tedioso que o livro apresentou, sem de fato, claro, ser tão difícil continuar. Todos possuem um gigantesco conhecimento, mas são poucos os que realmente sabem alavancar uma narrativa cômica e ao mesmo tempo fixadora. Entre estes estão meus três ensaios favoritos. O primeiro sem sombra de dúvidas é o sétimo ali em cima: “Percy Jackson e os Senhores da Morte” dos autores J & P. Voelkel. Não só divertido, mas também altamente interessante, os autores fazem sugestões sobre todos os outros mitos que Riordan poderia ainda entrelaçar a sua saga, focando nos mitos maias. Super divertido, com uma linguagem simples e encantadora, que me fez não apenas gostar da escrita dos autores, mas também procurar mais sobre eles. Assim como Riordan, eles escrevem sobre mitologia :3 E adivinhem só, já  estou caçando os livros deles pela internet (KKKKKKKKKK, não resisti. Eles foram ótimos).

A função do escritor é escrever o livro. A função do leitor atento é encontrar significados nele."

Todos temos o potencial de ser maiores do que os outros pensam."

Em segundo lugar, entre os favoritos, eu selecionaria o ensaio da Hilary Wagner. Mais engraçado impossível! A Hilary faz uma síntese de pontos positivos do porque você não deve odiar Hades e Nico (ela também declara amor eterno a eles ok). Super simpática, com uma narrativa que mais parece à conversação entre dois fãs enlouquecidos, Wagner faz de seu ensaio analítico um destaque (garanto que você vai dá muitas gargalhadas).

Por fim, não menos importante, o ensaio da Jenn Han, que trás aos leitores dicas de qual pai divino escolher. Além de fazer diversas referências aos mitos originais, a autora também alavanca pontos negativos e positivos sobre cada deus olimpiano. Ou seja, será que você escolheu certo sua paternidade ou maternidade divina? Também super divertida, é outra leitura prazerosa que arranca sorrisos seus sem que você possa perceber. Claro que os três citados acima não são os únicos que me agradaram. Na realidade o livro em si, eu achei interessante, e cresceu ainda mais a minha admiração pelo autor da série Percy Jackson, que não só demonstrou valorizar seus fãs, como também, mostra está “ligado” a todos os passos que sua obra dá pelo mundo, levando em conta que a grande maioria dos autores que participaram dessa coletânea não é apenas americana.

Ahh! Outro detalhe importante. A autora Jenny Han, é conhecida aqui no Brasil pela sua trilogia “Verão”, lançado pela Editora Galera Record, que teve seu último volume lançado este ano no Brasil, em março, sobre o título “Sempre Teremos o Verão”.

Fato é: se você achou que conhecia tudo sobre Percy Jackson e os Olimpianos, repense, porque este mísero mundo está cada vez mais ganhando novos horizontes, de forma que as possibilidades para Riordan são altamente infinitas. E para nossa alegria, possibilidades que futuramente podem gerar novos livros.



Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.







Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se