Resenha #168 - Os Esquecidos (Os Arquivos Perdidos Vol 6)!



Ficha Técnica
Coleção: Os Arquivos Perdidos (Os Legados de Lorien)
Título: Os Esquecidos
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Formato: E-book  
 Sinopse
Após ajudar o terráqueo Sam e o pai a escaparem da base mogadoriana em Dulce, Adam conseguiu sobreviver à destruição que ele mesmo causou. Mas seus planos de se juntar aos lorienos terão que esperar - ele descobriu que os mogadorianos escondem um segredo terrível da Garde. Adam, então, parte em uma jornada que poderá mudar os rumos da guerra e garantir a sobrevivência de Lorien.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Adam deu as costas ao seu povo, traiu sua família e aliou-se ao inimigo.  Mas até onde tudo isso foi errado? Após a difícil fuga da base mogadoriana, levando consigo Malcon, os dois embarcaram em uma perigosa empreitada na base secreta do governo, na cidade de Dulce, Novo México. Em uma decisão complicada, depois de resgatar Sam, Adam faz seu último sacrifício, colocando todo o prédio subterrâneo abaixo. Ele deveria ter morrido... Mas não morreu, e agora, perdido em um deserto escaldante, acompanhado de um amigo inesperado, Adam precisa se restabelecer e juntar-se a Malcon novamente afim de derrotada definitivamente os planos de Setrakus Ra.

Adam é provavelmente o personagem mais verdadeiro já existente na série “Os Legados de Lorien”. Desde seu último spin-off, James Frey já prometia que ele seria um dos grandes trunfos da Garde, e pelo jeito acertou em cheio. Em mais um livro extra, somos levados a acompanhar a difícil jornada de um mogadoriano que renunciou suas raízes e agora busca redenção, ajudando aqueles que julgou ser seu inimigo.

Lore nos guia por uma trama envolvente, partindo da visão de Adam, de forma que o leitor se torne ainda mais íntimo dele e o conheça melhor. Definitivamente, com uma escrita fácil, as páginas passa-se tão rapidamente que é difícil assimilar que tenha acabado. E isso talvez tenha sido o ponto mais negativo, devido à correria com que os fatos vão ocorrendo. Em apenas um capítulo, dias e mais dias passam-se, enquanto o leitor fica preso querendo saber muito mais. Uma abordagem mais longa, assim como aconteceu nos livros anteriores, teria sido muito melhor, apesar claro, de não prejudicar em nada o enredo. As cenas de ação continuam eletrizantes, e os personagens, belamente desenvolvidos. Adam, como mencionei acima, chega perto de ser um dos melhores personagens criados pelo autor (tirando Cinco, que foi minha surpresa da série). Além de contradizer totalmente a si mesmo, Adam acaba se tornando a contradição da série num todo, agindo diferente do esperado e quebrando os paradigmas que as pessoas mudam. Além disso, seu dom, apesar de ainda não muito bem explorado, demonstra ser um dos mais poderosos e aguardo ansiosamente pelo momento em que Lore irá trabalhar melhor este ponto.




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta. Ele freqüentou a Universidade de Ohio com uma bolsa de estudos, formou-se em 2002, e ganhou um diploma de mestrado em Escrita Criativa da The Columbia University School of the Arts em 2009. Ele atualmente vive em Michigan.


19 comentários

  1. Oiee ^^
    Amo essa série de amor paixão, alma e coração ♫♪ maaas ainda não li os contos e os Arquivos Perdidos, então me sinto uma poser...kkkk'
    Uma pena que seja tão corrido *-* odeio quando mal dá para sentir o que está acontecendo e outra coisa já acontece *~*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Não conhecia essa série, mas me interessei realmente....
    Parabens pela resenha

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, td bem? Não conhecia esta série mas devo estar por fora, porque pelo que vi na sua resenha, ela parece ser um sucesso. Assim que tiver a chance, vou ler sim! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu só vi o filme do primeiro e até gostei, mas uma amiga minha leu o livro e disse que não tem comparação, eu com certeza vou ler a série, agora eu só tenho que arrumar dinheiro para poder comprar os livros rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi menino fofo! eu não conhecia nem a serie, nem o livro menos ainda o autor, quando estava lendo a sinopse e vi a palavras terráqueo fiquei um pouco desanimada, não gosto muito de livros sobre extraterrestres (limitações da minha imaginação rsrsrs), mas lendo a resenha e alguns comentários acabei me empolgando com o livro talvez mais pra frente de uma chance, valeu pela dica.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Como vai?
    Nossa,pra ser sincero desconhecia este livro :O
    Muito menos a autoria kkkkk

    Fico feliz pelas palavras no meu blog.
    Quer dizer que você já viu Angel Beats?
    Melhor anime. Chorei horrores kkkk

    Abraços e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Honorato!
      Assisti sim :) Mas não chorei KKKKK. Dificilmente choro.
      Ja assistiu Ano Hana? É perfeito tambem.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  7. Olá David!
    Me interessei pelos livros após ter assistido ao filme, mas tenho certeza que os livros são infinitamente melhores. Ainda não iniciei a leitura, pois quero estar com todos os livros em mãos (coisa de gente ansiosa, rs). Portanto, tenho um longo caminho, até chegar ler Os Arquivos Perdidos, mas eu chego lá! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii,não conhecia essa serie e confesso que não me interessei muito pela premissa.Mas quem sabe um dia eu me anime e leia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, também não conhecia a série que vc citou, mas achei bem interessante a história. Vou saber mais a respeito para ver se vale apena encarar essa :D

    ResponderExcluir
  10. Oi David!
    Acho que Diego ainda não viu esses arquivos ai não, o ultimo livro da série eu dei no Natal pra ele, nem lembro se ele leu hahaha. Legal! :D

    Vou avisar!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  11. O filme estragou totalmente a minha experiencia com essa série, acabei desistindo de continuar depois dele, por isso nao leria esse

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oi, David!
    Confesso que essa série não me interessa… :( Ela até me interessou, antes de assistir ao filme e achá-lo péssimo. Depois, não quis ler. O mesmo aconteceu com Jogos Vorazes – do qual não consegui passar da metade do segundo filme. E com Instrumentos Mortais, que me pareceu terrivelmente adolescente. As adaptações, infelizmente, podem mesmo estragar nossas expectativas.
    Mas, quem sabe um dia leia a série e todos os seus spin-off?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi David! Não é meu gênero preferido, acho que já falei isso aqui, e não conheço a série, mas gosto do jeito que vc escreve dá vontade de ler rs
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  14. David seu lindo, sobre Os Legados de Lorien só conheço o filme, aushauhsa, e sinceramente não tenho curiosidade para com os livros
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. David um dos poucos temas que não me atrai são esses de extraterrestres , não consigo ler. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi David!
    Não conhecia a série e fiquei um pouco curiosa.
    Espero ter a chance de conhecer mais de perto um dia

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Não consegui captar a proposta desse livro, mas tenho curiosidade de ler algo do Pittacus Lore. É um autor bastante comentado na blogosfera.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se