Resenha #169 - Os Legados do Número Cinco (Os Arquivos Perdidos Vol 7)!



Ficha Técnica
Coleção: Os Arquivos Perdidos (Os Legados de Lorien)
Título: Os Legados do Número Cinco
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Formato: E-book 
 Sinopse
Nesse lançamento exclusivo em e-book, a origem do Número Cinco é revelada. Antes de se aliar aos maiores inimigos dos lorienos, antes de se infiltrar na Garde, antes de cometer a traição final, Cinco estava escondido. Quando seu Cêpan morre, o garoto é forçado a lutar sozinho pela sobrevivência. Ansioso para finalmente experimentar a liberdade e conhecer o mundo, Cinco se envolve as companhias erradas — os mogadorianos.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


No spin-off “Os Legados do Número Cinco” somos levados a conhecer um pouco mais sobre um dos personagens mais bem construídos da série. Em uma leitura rápida, Pittacus Lore trabalha alguns pontos relevantes sobre o passado de Cinco, dando mais detalhes para seus leitores.

Assim como nos livros anteriores, esse não segue uma estruturação diferente. Primeiramente somos levados a conhecer Cinco bem antes de seu total envolvimento com os outros Garde, passando a conhecer seu passado e pouco sobre seu Cepân, Rey. Normalmente, os "Arquivos Perdidos", série extra do autor surge para complementar brechas sobre os personagens, de forma que dizer que ele não trabalhou seus personagens é um imenso erro. Cinco que eu o diga. Além de ser um personagem intrigante, após efetuar a leitura de "A Queda dos Cinco" é impossível não querer saber mais sobre ele. Como já citei, esse protagonista talvez seja o que Lore melhor construiu. Dotado de uma personalidade única, Cinco é o típico personagem corrompível, humano e repleto de falhas, apesar de após efetuar a leitura desse livro, achar que sua personalidade também se deva um pouco as longas restrições que sofreu e depois a demasiada liberdade. Para um dos Gardes, ele é provavelmente o que chegou mais perto de sofrer, mas talvez não o mais reprimido. O ebook exemplifica isso com perfeição, e apesar de uma narrativa curta, o leitor se envolve com o enredo e acaba e apegando aos personagens, desejando que não acabe. E o final é o ponto que mais deixa a desejar, somando que fica um tanto quanto aberto (provavelmente uma jogada do próprio autor para garantir a sequência). Contudo, assim como os outros ebooks, sua influência no enredo central é mínima e provavelmente é uma aventura para quem realmente gosta da série. Se você não se prendeu muito aos físicos, é melhor não apostar muito. Apesar de uma narrativa rápida, o livro acaba se tornando meio cansativo para os leitores que já conhecem a estrutura dos anteriores, de forma que parece que o enredo todo é equilibrado na mesma fórmula: reflexão sobre o passado do personagem; adequação dele ao enredo central; desfecho.




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta. Ele freqüentou a Universidade de Ohio com uma bolsa de estudos, formou-se em 2002, e ganhou um diploma de mestrado em Escrita Criativa da The Columbia University School of the Arts em 2009. Ele atualmente vive em Michigan.


3 comentários

  1. A queda dos cinco, isso me lembra alguma coisa que eu não sei o que é.
    Mas também me remete ao Eu Sou o Numero Quatro.
    Será se servil de alguma inspiração?
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola!
      Justamente, esse é um ebook extra da série do Eu Sou o Número Quatro.
      Na realidade A Queda dos Cinco é o quarto volume da série física. Esse é um livro extra, que também é uma série. Se não me engano, sétimo ebook extra :D

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  2. Oi David! Eu assisti pela quinta vez ontem Eu Sou O Número Quatro. Estou em vários momentos, se tivesse esse livro da resenha já teria terminado, vou adicioná-lo ao Skoob e todos os outros. Sou literariamente volúvel! Acho até que vou mudar o nome do meu blog. Até mais e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Expresse-se