Resenha #170 - A Traição do Número Cinco (Os Arquivos Perdidos Vol 8)!



Ficha Técnica
Coleção: Os Arquivos Perdidos (Os Legados de Lorien)
Título: A Traição do Número Cinco
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Formato: E-book  
 Sinopse
Nessa sequência de Os Arquivos Perdidos você acompanha o Número Cinco aentrar nas fileiras do exército Mogadorian. Os Mogs tê-lo convencido de que será o vencedor em sua guerra para a Terra, e Cinco decide que ele preferiria estar do lado vencedor. Percebendo que a única coisa que importa é a sua sobrevivência, Cinco alia-se com os inimigos jurados do Lorien e promete ajudar os Mogs derrubar as próprias pessoas que estava destinado a proteger. Será que ele está longe demais para ser salva? Descubra como se tornou um dos Cinco Terra e adversários mais perigosos de Lorien e decidir por si mesmo.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Falar dos spin-off de Lorien está cada vez mais complicado, levando em consideração ao tamanho dos livros e a repetição ou complemento que os livros parecem trazer. Em uma resenha atrás acredito, tratei de Os Legados do Número Cinco. Esse ebook extra, A Triação do Número Cinco trará o complemento, do final que citei na resenha anterior, super aberto que ficou.

Após conhecer um pouco do passado do personagem e de basicamente contextualizar ele com os outro protagonistas da trama, hora de jogá-lo em pontos estratégicos da narrativa, de forma que o leitor saiba um pouco mais por trás das câmeras. Nesse ebook Cinco trará aos leitores da série uma visão das instalações mogadorianas e sua vida com eles, tendo que viver em constante medo de ser traído ou testado. Sua lealdade está em jogo, a qual time deve se integrar?

A Traição do Número Cinco não altera em nada meu ponto de visão sobre o protagonista. O antiherói que parece ter ganhado muito mais destaque e dado um “up” na saga, continua sendo um dos personagens mais bem construídos de Lore (e eu já mencionei esse fato em uma dezena de resenhas). Cinco é com certeza um dos personagens mais humanizados e verdadeiros que o autor já apresentou aos seus leitores, e apesar dessa características não ser algo a se orgulhar, ele acaba cativando quem se aventurar por sua história. Esse ebook, porém, é só mais uma maneira vaga do autor expandir o enredo ainda mais, trazendo cenas já ocorridas em outros livros da série, só que de um ponto diferenciado. Narrado sempre em primeira pessoa, por todo o livro vemos as opiniões de Cinco sobre fatos que ocorreram na trama central. E apesar de isso ser uma boa iniciativa, levando em consideração a enorme dimensão que o cenário ganha, acaba se tornando cansativo e até meio repetitivo, alongando algo que poderia ter sido altamente simplificado. Claro que isso não dificulta ler. Mesmo com cem páginas, os comentários do personagem são breves e quando menos se espera, toda história foi lida. É uma leitura obrigatória? Para os leitores da série, sim! Apesar de se tratar de um extra, a obra levanta pontos que podem ter ficado aberto antes, e agora, ganharam melhor explicação.  




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta. Ele freqüentou a Universidade de Ohio com uma bolsa de estudos, formou-se em 2002, e ganhou um diploma de mestrado em Escrita Criativa da The Columbia University School of the Arts em 2009. Ele atualmente vive em Michigan.


Um comentário

  1. Dá série, eu li apenas o primeiro livro. Mas tenho muita curiosidade de ler o resto e descobrir o que vai acontecer.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Expresse-se