Resenha #167 - O Último Olimpiano (Percy Jackson e os Olimpianos Vol 5)!



Ficha Técnica
Coleção: Percy Jackson e os Olimpianos
Título: O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora: íntrínseca
Edição: 1
Ano: 2010
Especificações: Brochura | 462 páginas
ISBN: 978-85-9807-890-8
 Sinopse
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas.
O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado.
Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Antes de começar a falar do livro, quero declarar que eu sou uma pessoa extremamente suspeita para o trabalho porque assim que eu terminei de ler o livro, e fique claro que isso não foi exatamente de dia e nem de noite, eu comecei a surtar e mandei algumas mensagens para o meu querido chefinho David, contendo a minha opinião sobre a obra (a parte boa, é que o celular dele estava no silencioso, a parte ruim é que ele tem provas contra mim).

O último livro da saga não poderia deixar de ser o mais emocionante. A batalha final contra Cronos está prestes a acontecer e caberá a Percy Jackson e aos semideuses deter esta enorme entidade que tenta destruir o Olimpo. A Grande Profecia está mais próxima do que nunca de se realizar e este fato pesa sobre os ombros de nosso herói, que não consegue enxergar como sobreviver a essa batalha. E como não poderia faltar na obra, às referências a mitologia marcam presença constante, não apenas os monstros mais conhecidos das epopeias gregas, mas criaturas que tiveram seus mitos a muito tempo esquecidos pela maioria, se erguem para lutar a última batalha contra os Deuses e os Meio-Sangues.

A grande questão por trás de O Último Olimpiano está muito além de batalhas físicas, muito pelo contrário, a luta maior a ser vencida habita a mente de nossos heróis, já que é o corpo de Luke que Cronos esta usando para seus propósitos, algo muito além de corpos pode ser destruído de acordo com as decisões tomadas sobre a Grande Profecia. O que tenho a dizer pessoalmente é que se você tem tendência a criar muita simpatia por personagens e principalmente se sofrer de problemas cardíacos, é uma boa coisa repensar a leitura desse livro, pois a narrativa de Rick Riordan pode ser desesperadora em alguns grandes momentos da obra. Mas claro, se você não tem nenhum dos problemas que eu mencionei acima provavelmente vai adorar o livro. Claro, eu surtei horrores com Nico, porque eu sempre tive uma quedinha por personagens de descendência hispânica, independentemente do que os spoilers digam. E claro, pra quem adora e shippa Percabeth posso garantir que terão adoráveis surpresas talvez no meio ou no final do livro (vão ler pra saber, vão). E ok, porque alguns personagens conseguem ser tão irritantes? Principalmente os Deuses Olimpianos, pai superprotetores apenas quando desnecessário, o resto do tempo é tipo, ah, toma filho, pega essa espada de madeira e mate aquele minotauro, ou talvez aquela górgona feiosa. Enfim, “porcos voadores”, é como se o Rick Riordan estivesse possuído pelo espirito do R. R. Martin na maior parte do livro, o que pra mim é um ponto positivo já que a ação se torna garantia, assim como mortes bem planejadas.



Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.






18 comentários

  1. E eu ainda não li Percy Jackson e os Olimpianos, mas as resenhas que leio sempre são muito positivas e me deixam muito curioso para conhecer mais sobre a história! Adorei a sua!

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti aos filmes e não li os livros :(
    Mas deve ser fantastico.
    Uma hora dessas vou criar vergonha na cara e comprar :)
    Bjs da LE

    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  3. Oi Lena,
    PJO é uma coisa linda mesmo, haha. Li os livros da saga faz um bom tempo, mas lembro como se fosse ontem; O Último Olimpiano me traz ótimas lembranças.
    Tenho que admitir que não acho Rick lá um George. Ok, ele matou alguns personagens, mas em GoT o céu - ou o inferno - já estão muito cheios. Hehe
    Gostei da sua resenha, e concordo completamente com a parte das "batalhas mentais", também acredito que foram a maior dificuldade de nossos heróis.
    Até breve,
    Natálie
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  4. confesso ter uma certa birrinha com Percy, mas me diverti tanto com a resenha que talvez de uma chance, parabéns pela resenha e pelo visual do blog ,

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Os Livros do Rick sempre são os meus queridinhos, adoro quase todos os livros dele.

    http://enfoqueliterarioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Eu vi apenas o primeiro filme e os livros eu sinceramente não sei se chegarei ler um dia. Gostei de sua opinião e espero um dia mudar de ideia a respeito das obras

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, como vai?
    Ainda não li a série e sempre me sinto muito divida com as opiniões. As que são boas são ótimas e as que são ruins são péssimas. Sempre fico indecisa haha
    E sobre surtar depois de ler um livro, eu entendo muito bem. Meus amigos não aguentam mais kkkkk

    Um beijo,
    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    As mortes nesse livro acabaram comigo duas vezes, e nas duas vezes que eu li O último olimpiano, chorei muuito *-* Para mim é o melhor livro da série.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bom?
    Nao conhecia o livro, não é o meu gênero predileto, mas achei uma excelente dica de leitura, acho que é bom variar de vez em quando ^^
    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Essa série é muito boa ♥♥♥
    Eu surtei muito com esse livro e torci demais para alguns personagens, não tem como não se envolver na batalha e querer conhecer mais sobre mitologia...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lena!
    Eu nunca li nada do autor, mas essa série consta entre as que desejo conhecer. Parece ser muito legal, cheia de aventura e ação. :) Eu não gostei de saber que Cronos é o vilão, mas se isso foi um spoiler não posso negar já ter UM MONTE de "informações privilegiadas" sobre a série antes mesmo de lê-la. Já sei o início, o meio e o fim. Mas mesmo assim acho que vale a pena ter minha própria opinião (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li os livros e acho que nem vou ler.
    Não me interesso sobre o tema
    Amei o seu entusiasmo na resenha
    Quem sabe eu mude de ideia rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. De percy só conheço o filme, hehhe, apesar de curtir a premissa do livro, a mitologia e tal, não tenho paciência para personagens novos, não se o pq... ahsaus
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acreditem se quiser mas nunca Li Percy e nem pretendo ler. Sory ;(
    Vi os filmes, mas foi até ai que me permiti ir.... Desculpem fã da saga!

    A resenha ficou ótima, eu que sou implicante mesmo! :P

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu já ouvi falar nesse livro, ele parece ser legal pra quem gosta desse gênero.
    Eu não gosto muito, parabéns pela sua resenha...
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Reiii, estou lendo "A profecia de Sansara" no momento mais já estou terminando e minha próxima leitura vai ser esse livro, a Série do tio Rick não se tornou uma das minhas preferidas mais a historia é legal e quero dar continuidade, espero gostar da continuidade. ;)

    ResponderExcluir
  17. Olá Lena!
    Só pela sua classificação já vi que você adorou a história.
    Ela parece ter muitos elementos intrigantes, e que deve prender o leitor.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Pelo jeito você amou o livro! Minha irmã é fã dessa saga, mas eu até hoje, não criei coragem de ler jdkhskj :x
    Vou ver se faço isso, depois da sua resenha super animada!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Expresse-se