Resenha #168 - A Escola do Bem e do Mal (A Escola do Bem e do Mal Vol 1)!



Ficha Técnica
Coleção: A Escola do Bem e do Mal
Título: A Escola do Bem e do Mal
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura |352 páginas
ISBN:978-85-8235-167-3 
 Sinopse
No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são. Este best-seller é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************





Sophie sempre se sentiu uma princesa. Desde cedo desfilava pela pequena vila de Gavaldon, demonstrando graciosidade e personalidade forte. Com seus vestidos rosa e sapatinhos de cristal, está certa de que seu futuro na escola do bem é brilhante. Só uma verdadeira princesa poderia ser amiga da menina mais temida da cidade. Agatha é a típica garota que não se dá bem com seres humanos, solitária, sempre utilizando suas roupas pretas e suas botas grossas, procura ficar abaixo do radar, escondida em seu cemitério, ao lado de seu único companheiro, o pequeno e maquiavélico gato, Reaper. Para Sophie, a amiga já está contratada para a escola do mal. Mas nem tudo está escrito no preto e branco como a garota espera. O destino está prestes a pregar uma peça em ambas, enviando-as a uma perigosa aventura em busca do final feliz. Na décima primeira noite, do décimo primeiro mês, dois adolescentes irão sumir misteriosamente. A aposta do povo de Gavaldon é Sophie e Agatha. O famoso sequestrador, o Diretor das Escolas do Bem e do Mal onde as garotas irão estudar para serem heroínas ou vilões de suas próprias histórias. Mas seria o coração de Sophie tão puro quanto ela e imagina? Seria Agatha tão maligna quanto quer aparentar ser?



Espetacular talvez seja uma palavra vaga para descrever a narrativa de Chainani. A Escola do Bem e do Mal, primeiro volume da trilogia, é uma história dotada de um cenário encantador, personagens deslumbrantes e um toque mágico que fará o leitor suspirar diversas e diversas vezes. Soman Chainani soube com esperteza dá origem a seu próprio conto de fada, não diferente dos clássicos, com ensinamentos profundos e verdadeiramente nobres.

Seus personagens são de longe os melhores e mais bem estruturados que tive o prazer de conhecer. As duas protagonistas crescem, amadurecem e mudam, alavancando uma visão muito mais realista, embora o livro não passe de uma grande fábula. Narrado em terceira pessoa, os capítulos se alternam entre Sophie e Agatha, fornecendo uma visualização ampla da história. As descrições de Chainani são exatamente perfeitas, todas na medida certa, sem excesso ou falta de detalhes. Cenários encantadores e asfixiantes aguardam os leitores que aqui se aventurarem. Mas isso não é o ápice da leitura. A trama do autor ganha seu destaque colocando em jogo, temáticas irônicas, ou sobre autoestima. Na visão de Chainani nem existe um bem puro e muito menos um mal puro. Todos fazem escolhas e são essas escolhas que nos guiam para nossos caminhos, seja ele bom ou ruim. Nem toda bruxa é totalmente má, assim como nem toda princesa é totalmente boa. E isso me fascinou. São personagens tão verdadeiros, tão sentimentais, tão envolventes, que se torna impossível não e identificar. O enredo que deveria ser uma fábula, com garotas idealizadas e garotos perfeitos, transforma-se no lar de seres humanos, falhos, diferentes, que precisam lutar para conquistar seu espaço.

Em meu primeiro contato com o livro acreditei que não renderia uma grande leitura, levando em consideração o começo um tanto devagar da narrativa. Mas quando os elementos sobrenaturais sobressaem totalmente na trama, é impossível não ficar ansioso pelo capítulo seguinte, desejando ler mais e mais. Acredite, você com certeza ficará no dilema do “só mais um capítulo”. Além disso, o conhecimento de Chainani tem sobre as fábulas e os contos dos Irmãos Grimm foi outro lado especialmente mágico que me agradou. Trabalhar com personagens propriamente seus já é complicado, mas daí a somar ainda personalidades já existentes, como por exemplo, a fada madrinha da Cinderela, é outro caso. Chainani recria o universo místico/tenebroso dos Grimm, optando por uma nova geração, filhas e filhos dos vilões mais famosos, e mesmo assim não tarda a se superar. Dot, filha da bruxa doce de João e Maria, é se não, a personagem mais simpática e fofa da trama <3 (EU SOFRI COM TUDO QUE ELA PRECISA ENFRENTAR).


A edição não fica para trás *-* A capa mostrando os símbolos da escolas, os cisnes branco e preto são o foco e conquistam na primeira olhada. Mas não apenas isto. O cenário estampado também seduz. E as gravuras que marcam o inicio de cada capítulo? MEU DEUS, LINDO DE MORRER. A Escola do Bem e do Mal não é só lindo por fora... Ele é belo e deslumbrante por dentro.




 


 

Obs: AQUELE FINAL FOI MUITO TENSO. TENSO DEMAIS. EU PRECISO DO PRÓXIMO. TO NO CHÃO (Desabafo, sorry)




Graduado em Harvard e escreveu uma tese sobre o motivo pelo qual os vilões são tão irresistíveis. Roteirista premiado, é mestre pela Columbia University na área de cinema e já trabalhou em mais de 150 festivais de cinema pelo mundo, ganhando diversos prêmios tanto pela direção quanto por roteiros, prêmios entre os mais cobiçados da área. Quando não está viajando, contando histórias ou em Nova York trabalhando como professor ele pode ser encontrado jogando tênis. Fazia mais de dez anos que não perdia um primeiro round, até começar a escrever...



18 comentários

  1. Oi David, faz tempo que estou querendo esse livro, além da capa e da diagramação que estão lindas, a premissa do livro chama muito minha atenção. Gostei muito da sua resenha, parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou a fim de ler esse livro faz tempo.
    Adorei a resenha, me deixou com mais água na boca pra ele, principalmente pela parte "final muito tenso"
    Agora eu quero, eu preciso!

    http://epilogosprologos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Se antes tinha vontade de ler o livro, agora tenho mais ainda!
    Adorei a resenha e o fato do livro ser bem estruturado faz com q minha curiosidade aumentasse ainda mais

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?? Antes de ler a resenha já me apaixonei perdidamente pela capa!! Achei lindaaaa!!! A história me chamou a atenção, porque acredito que eu ainda não tenha lido nada parecido! Concordo com você, um toque de fábulas e contos dos Irmãos Grimm deve ter enriquecido ainda mais a história! Foi para a lista de desejados com certeza!! Obrigada pela dica!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A capa é mesmo linda e a história parece muito, muito legal. Acho que já sei pra onde a Sophie e a Agatha vão, haha. Fiquei bastante curiosa, mas vou tentar esperar o fim da série antes de começar (ou a ansiedade me corrói por dentro).

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    ESSE LIVRO É INCRÍVEL, OS DESENHOS DELE SÃO INCRÍVEIS, só me decepcionei com o final. Achei muito rápido e desgostei um pouco dele. Porém não anula o fato desse livro ser LINDO E INCRÍVEL.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi David! :D
    Ainda não conhecia o livro, mas de cara me apaixonei por essa capa. Muito linda!
    A premissa da história me chamou bastante atenção e já vou colocá-lo na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita!

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu sempre estou vendo o pessoal falando desse livro, porém nunca tinha parado para ler uma resenha. A historia parece ser fantástico e os personagens cativantes, e eu concordo que todo mundo não é só mau ou só bom, somos uma mistura de ambos.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi David! Eu simplesmente adorei sua escrita! Seguindo o blog.
    Olha, não sou a maior fã desse gênero, acho sempre muito "parecido". Mas gostei da premissa do livro.
    Parabéns pela resenha, livro bom é livro que faz com que soframos mesmo rs
    Beeijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  10. Olá :D
    Ainda não conhecia o livro, pelo menos não me recordo de ter lido algo a respeito dele antes, mas gostei bastante do que vi por aqui.
    Imagina, se apenas lendo a resenha a história já me empolgou, quando eu for ler o livro, com todos os detalhes e tudo mais, acho que vou me apaixonar hahaha
    A edição parece muito bonita e caprichada, adoro livros assim!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Fala David, tudo tranquilo?

    Poxa que história legal em e gosto quando a história se alterna entre personagens, isso nos mostra os dois lados da mesma moeda.
    Cara e essas ilustrações em! Muito legais mesmo, não dava nada por esse livro mas vejo que me enganei redondamente.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  12. Olá... David, tudo bem??
    Bom eu fiquei bem interessada na história... e saber que trata-se de série meu interesse ficou maior... o enredo proposto pelo autor parece bem bom... esse é um tema que não costumo ler.. mas a história, a capa contribuíram muito para chamar a minha atenção... gostei da resenha e de sua empolgação... dica mais que anotada... Xero!!

    ResponderExcluir
  13. Oiiiii, amei o jeito que escreveu a resenha, citando os pontos altos e que me chamaram a atenção.Vi esse livro quando lançou pela editora, mas não pude solicitar porque já havia solicitado outro :( e lendo a sua resenha eu vi que necessito dele, mesmo já tendo muitas outras series e trilogias na estante,kkkkk.

    Ler personagens que me pareçam tão reais seria fantástico,quero o livro para ontem.



    bjs

    ResponderExcluir
  14. E aí, David, tudo na paz?
    Cara, sua resenha foi nada menos que excelente, se alguém ainda tinha dúvidas se leria o livro, agora não tem mais. Eu mesmo não tenho. a temática é uma das que mais eu gosto e mesmo sendo uma trilogia eu vou ler sim. mas espero ler tudo de uma vez só. E uma história que não transita no preto e no branco, tendo uma área cinza é bom demais de se ler. faz o leitor pensar, analisar, ser crítico. muito bom mesmo.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Pela descrição inicial do livro eu já associei as fábulas. Já tinha visto esse livro na época do lançamento e sua resenha só comprovou minhas percepções positivas sobre a trama. Além disso, o trabalho gráfico ficou impecável.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi David,
    Menino, tenho esse livro aqui, mas nunca dei atenção a ele, deixei jogado na estante e não quis saber da leitura, mas depois dessa sua resenha tentarei encaixar ele nas próximas leituras. As personagens parecem bem cativantes.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi David, tudo bem/

    Acho a capa desse livro tão bonita *-* e as resenhas são sempre positivas, o que sempre me deixa animada com a leitura. Adoro quando o livro consegue me surpreender. Imagino o quanto deva ter aproveitado a leitura quando ela conseguiu te prender.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá David!
    Eu adorei a sua resenha.
    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas a história me encantou.
    A capa é muito linda e o título perfeito.
    Anotei a dica e assim que puder vou ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se