Resenha #177 - Como Ser um Pirata (Como Treinar seu Dragão Vol 2)!



Ficha Técnica
Coleção: Como Treinar Seu Dragão
Título: Como Ser um Pirata
Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2010
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 224 páginas
ISBN:978-85-9807-877-9
 Sinopse
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais temido herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo.Nessa aventura eletrizante Soluço conta mais do início de sua história – quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido.
Aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas: essa é a receita do sucesso da série de livros escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell – um universo irresistível que inspirou o filme de animação 3D Como treinar o seu dragão, sucesso de público no Brasil e no mundo, produzido pelos estúdios DreamWorks, que lançaram Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************




Cressida Cowell conduz seu leitor em uma narrativa instigante, engraçada, e super emocionante, com personagens dignos de títulos. Em Como Ser um Pirata, segundo volume da aclamada série infanto juvenil, Como Treinar seu Dragão, o leitor é levado a vivenciar a doce experiência de navegar pelos mares, através de descrições ricas e cenas empolgantes.

Soluço Spantosicus Strondus III conseguiu deter a grande ameaça “dracônica” que invadiu suas terras, Berk, e agora, reconhecido pela sua bravura, continua sua jornada e treinamento rumo a tornar-se o líder que um dia necessitará ser. Nessa nova aventura, os vinkins se juntam na esperança de encontrar o temido tesouro do famoso pirada Barbadura, o Terrível, enquanto tentam aprender o essencial para se tornarem líderes. Mas Soluço está mais deslocado do nunca. Mesmo enfrentando um dragão gigantesco e mantendo contato com essas criaturas, suas habilidades ainda são suspeitas para os outros membros da tribo, e seu primo, Melequento parece levar muito mais jeito para liderança, não só na postura, como no físico também. Agora, para provar seu valor, Soluço e seu fiel amigo, Banguela, se aventuram pelas ilhas desconhecidas e perigosas em busca do tesouro, sem saber eles, que o mal está a espreita.

O que falar de um livro absurdamente engraçado que carrega você deliciosamente pelas suas poucas páginas? Como Ser um Pirata foi o encaixe perfeito para seu antecessor, não deixando a desejar um só instante. Além de ser uma leitura super leve e engraçada, a narrativa de Cowell é altamente viciante. O livro tem seu valor não só no enredo instrutivo, com diversas referências mitológicas, como possui aquele alto Q de “quero mais”. Pelas 224 páginas, somos levados em uma aventura recheada de reviravoltas, com personagens cativantes e valentes, aos quais sempre queremos nos tornar ou sempre iremos nos identificar. E apesar da diferença gigantesca existente entre livro/filme nenhum elemento se perde, e a história fica até mais encantadora e imprevisível, de forma que você torcer e rir ao longo da trama.

Soluço é o típico personagem a quem ninguém atribuiria muitas expectativas, e que sempre acaba surpreendendo. Em tiradas excelentemente trabalhadas, a autora entrança com perfeição seu protagonista ao enredo, de maneira que é totalmente impossível não se apegar ou torcer por mais por ele. E apesar de ser um livro bem voltado ao público infantil, ilustrado com figuras e mapas, a temática desse segundo volume amadureceu, assim como Soluço, que antes, em diálogos bobos e infantilizados, agora assume uma postura mais adulta, com raciocínio e lógica. Quem disse que músculo são as nossas únicas forças? Cowell mostra aos leitores que os verdadeiros heróis são os pensantes. Soluço nesse quesito se assemelha aos velhos heróis mitológicos, que para escapar das situações difíceis utilizavam-se muito mais do cérebro do que do corpo. A autora não nega um só instante a perfeita construção de seu universo e personagens, ressaltando as fortes características humanas, repletas de falhas e indecisões. E não apenas em Soluço, todavia, em toda Berk. O mundo de Cressida não está recheado de finais felizes ou coisas mágicas, e sim dotado de uma realidade dura, onde uma escolha sempre acarreta em uma consequência.

Leia Como Ser um Pirata apenas pelo seu belo enredo e se isso não bastar, encante-se com os incríveis personagens que ganham e ilustram essas excelentes páginas de pura diversão e adrenalina.




Cressida Cowell cresceu em Londres e em uma pequena ilha despovoada ao largo da costa oeste da Escócia, tinha apenas oito ou nove anos quando começou a escrever histórias sobre os vikings e dragões.
Quando saiu da escola, foi para a universidade para estudar Inglês, e em seguida para a Faculdade de Arte, onde tem Graduação em Design Gráfico e Ilustração. Para o seu projeto final na escola de Arte, criou um livro para crianças chamado "Little Bo Peep's Library Books", e esse seu primeiro livro foi publicado pela Editora Hodder Childrens em 1998. A partir desse, ela escreveu muitos outros.




4 comentários

  1. Soluço, esse nome vai sempre surpreender pelo jeito rsrsrsr
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  2. Oi David, ainda não li nenhum livro da serie, vi apenas os filmes e gosto muito, é sempre uma aventura literalmente! Ótima resenha!

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Faz quase um ano que li "Como Treinar o Seu Dragão" e não tive a oportunidade de ler o 2º, mas já que eu estou necessitando de algo engraçado acho que Como ser um Pirata é um boa pedida?

    Abraços
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Sim, é uma ótima pedida. Bem leve a leitura. Impossivel não amar <3

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir

Expresse-se