Resenha #173 - De Volta a Paradise (Os Arquivos Perdidos Vol 9)!



Ficha Técnica
Coleção: Os Arquivos Perdidos (Os Legados de Lorien)
Título: De Volta a Paradise
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Formato: E-book  
 Sinopse
Depois dos acontecimentos de Eu sou o número Quatro, quando John deixa Paradise para encontrar os outros membros da Garde, Mark fica para trás e precisa recolher os cacos de sua antiga vida. A escola foi destruída, sua casa, queimada, e, pior ainda, ele descobriu a terrível verdade: há alienígenas vivendo na Terra e eles planejam dominar o planeta. Sob a vigilância atenta de agentes do FBI, não há muito que Mark possa fazer, mas, quando Sarah desaparece misteriosamente, o rapaz sabe que não pode desistir. Sua busca o leva a novos aliados e uma revelação assustadora sobre os planos da invasão mogadoriana.



**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Mark James devia ser um garoto normal. Garoto normais como ele vão a escola, seguem uma rotina praticando seu hobby favorito, infernizam a vida de algum nerd e tem como maior preocupação reconquistar a ex-namorada. Mas isso não se aplica a Mark. Pelo menos não mais. A alguns meses, Paradise High foi tomada pelos ETs. e uma brutal batalha aconteceu, deixando a cidade sobre alerta vermelha. Agora, John (seu amigo ET) está sendo caçado e ele e sua querida Sarah, foram deixados para trás, tendo que aguentar as críticas de uma nova vida... Que não parece ser a sua.

Em De Volta a Paradise, Pittacus Lore leva seu leitor a conhecer o que as cortinas escondiam enquanto a batalha da Garde acontecia. O livro, centralizado sobre o ponto de vista de Mark relata um pouco de como a vida do ex antagonista (ou quase isso) modificou-se após envolver-se em uma perigosa luta galática. Agora, com os olhos abertos, o garoto sabe que seu planeta corre perigo e seu único desejo é salvar aquela de quem gosta: Sarah, a garota que lhe deu um pé no traseiro e se apegou a John, o ET.

Basicamente, boa parte da narrativa é focada na chata vida de Mark. Tendo sido ele um personagem sem grande importância e a muito, talvez, esquecido, parece que o autor quis dá uma maior visão a ele, e aparentemente está preparando um cenário onde sua participação será maior. Apesar de tudo, Mark passa longe de ser um dos meus personagens favoritos. Egoísta e super egocentrista, a narrativa de Mark é cansativa, densa e muito maçante. Tomada pelas longas descrições absurdamente desnecessárias, descrevendo cenários que o leitor já conhece, boa parte da obra é preenchida pelos sentimentos nada heroicos de Mark, tentando se mostrar bonzinho apenas com intuito de reconquistas Sarah. Além disso, como se o livro não pudesse ser mais insuportável, ainda contamos com um desfecho aberto e uma leitura que pouco engrandece sobre o campo de visão do leitor. Se houver um ponto positivo, talvez, conhecer alguns momentos que não se mostraram na trama central, o que não chega a ser tão instigante, já que essas cenas em questão duram menos de uma página, para que o diálogo retorne ao velho lenga-lenga abusivo.




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se