21 abril 2015

Resenha #9 - O Lado Mais Sombrio (Splintered Vol 1)!



Ficha Técnica
Coleção: Splintered
Título: O Lado Mais Sombrio
Autor: A.G Howard
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2014
Especificações: Brochura | 368 páginas
ISBN: 978-85-8163-338-1
 Sinopse
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


RESENHA PUBLICADA TAMBÉM NO BLOG HEY YSA

Bem vindo ao verdadeiro País das Maravilhas
A.G. Howard formulou um enredo emocionante, quente e irresistível, somando um grande de número de personagens verdadeiramente humanos, com personalidades difusas tão corrompidas e chocante quanto seus cenários. Em um reconto sublime do encantador conto de Alice nos País das Maravilha, a autora eleva o leitor a novo patamar de inovação, aclamando todos com uma leitura sufocante e arrebatadora.

Às vezes uma chama deve nivelar uma floresta as cinzas antes que algo novo possa crescer”

Alyssa sempre almejou o silêncio. Desde o incidente que atirou sua mãe no hospício e desfragmentou sua família, conviver com os sons a sua volta não tem sido fácil. Ela escuta as flores e o insetos, não importa para onde vá, ou o que faça. E isso tudo se deve a seu irreparável destino que insiste em arrancar sua sanidade, assim como de suas antepassadas. A maldição que a muito tempo cerca os Lindells, chega para lhe cobrar um preço. Desta vez, porém, Alyssa está determinada a evitar que a desgraça lhe tome e para isto, terá que correr contra o tempo e reparar os erros que sua tataravó, Alice, causou, quando desequilibrou todo o famoso País das Maravilhas. Agora, uma nova aventura se aproxima, em uma perigosa jornada que revelará um lado bem mais diferente de todo o mundo encantador que Carroll criou.


Howard pode ser contemplada como a autora que soube visualizar a ternura e beleza até nos mais improváveis e bizarros ambientes. Em O Lado Mais Sombrio, a autora introduz seu leitor por um mundo novo, recheado de mistérios fascinantes e paisagens encantadoras. Em sua narrativa a autora preserva a magia do clássico, sempre dando “pinceladas” pessoais, tornando o conto antes infantil em algo bem mais quente e obscuro. Comentada em primeira pessoa, partindo da visão da doce e encantadora protagonista, Alyssa, torna-se indispensável à naturalidade, serenidade e beleza com que a história vai ganhando nossos corações. Howard conseguiu me conquistar espetacularmente desde o primeiros instantes da narrativa. Com sua escrita doce, culta e altamente encantadora, consegui me identificar nas páginas, sabendo que nenhuma outra obra parece se igualar a ela, levando-se pelo fato de que suas palavras parecem ter um sentindo propriamente seu; especialmente seu.

Às vezes penso que não estou sozinha em minha própria cabeça, que há parte de outra pessoa lá dentro, alguém que me incita a seguir além dos limites.”

Aconteça o que acontecer, nós vamos nos achar. Você é minha corda de segurança. Sempre será.”

Seus personagens, espetaculares, tão maravilhosos quanto seus cenários e seu enredo, também introduzem uma nova visão do clássico. O mais delicioso na leitura é saber que todos, mesmo diferentes, sempre parecem demonstrar tanto um lado sombrio, quanto um luminoso. Alyssa é a perfeita protagonista, que divide bem as cenas, tanto em drama pessoal, a momentos de ação. E não apenas ela, mas seus co ajudantes; Jeb, o protetor, leal e amável amigo e Morfeu, o bad boy, misterioso e sempre disposto a causar a pior visão e a melhor reação nos leitores. O trio, com certeza, introduziu uma pitada muito envolvente a um enredo extremamente encantador. É como comparar a uma balança, que sempre está oscilando de um lado ao outro. Particularmente o triângulo me recordou muito ao de The Vampire Diaries, no seriado, onde a briga sempre mantém a mocinha dividida entre seus desejos selvagens e puritanos. E isto é mais um excelente ponto a se ressaltar. Howard conseguiu criar um mundo louco, tão espelhado ao nosso, que torna a semelhança ora assustadora, ora maravilhosa. O Lado Mais Sombrio apresenta uma visão sociológica da humanidade esplendidamente espetacular, visualizando a loucura e selvageria incrustado dentro de cada um de nós, sempre a beira de saltar. Essa característica humanizou ainda mais seus personagens, tornando-os ainda mais reais.

Uma leitura magnífica, viciante e impossível de lagar antes do passar de sua última página. O Lado Mais Sombrio garante uma narrativa deliciosamente perigosa, que faz nossa imaginação viajar e nosso coração palpitar, enquanto ainda apreciamos uma edição bela, com capa mais bela ainda, e marcada por folhas ilustradas, somando mais um ponto ao seu encanto particular. Sem dúvidas, Novo Conceito merece os verdadeiros aplausos pela excelente diagramação.

Demolir o resto do mundo não vai fazer você feliz. Olhe para dentro de você. Que tal encontra sua maneira de ser? Para quê você foi colocado nesse mundo? É isso que preenche o vazio. É a única coisa que pode preencher.”

Casada e mãe de dois adolescentes, Anita divide seus dias entre passar o tempo com sua família e escrevendo o seu próximo livro. Quando não está escrevendo, Anita gosta de patins, esquiar na neve, jardinagem e família.






24 comentários:

  1. Olá,
    Antes eu até queria ler esse livro, mas depois fui perdendo a vontade... A NC arrasou, a capa e a diagramação estão de arrasar. A história parece ser incrível.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi David
    Eu simplesmente amoooooooo as capas desses livros. São sensacionais!!! Lindíssimas e puro amor hahahaha <3
    Sou mega curiosa para ler esses livros. Tenho esse e a sequência aqui em casa, mas nunca parei para ler, sempre fico adiando. Tomara que eu ame essa leitura também <3

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  3. Oi David, Tudo bem?

    A capa desse livro sempre me chamou a atenção. Ela é tão linda, sombria e misteriosa, mas mesmo assim não consigo explicar o porquê de não ter me despertado ainda a vontade de ler.
    Mas confesso que a sua resenha me deixou curiosa. Quem sabe, não é?!

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  4. Oi David, tudo bem?

    Eu tenho o segundo livro aqui, mas ainda não li esse primeiro. Tenho muita vontade e já li ótimas resenhas desse livro. Ele é uma série ou trilogia? Você sabe se o segundo é continuação desse ou independente?

    A capa do livro é linda, né? A diagramação está linda. Adoro quando a editora fazem um trabalho assim. Em suma, parabéns pela resenha e fiquei animada para ler o livro.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Je!
      É trilogia flor *-* Tem uns spin-off com contos, mas o central mesmo é trilogia. E sim, o segundo tem ligação com o primeiro.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  5. Olá David, eu li esse primeiro livro da trilogia faz algum tempo e amei, além de um enredo ótimo e personagens bem desenvolvidos temos essa linda diagramação feita pela editora *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi David, achei sua resenha bastante eloquente e concordo com muita coisa. Adoro essa série e não vejo a hora da Novo Conceito finalmente lançar a continuação. Infelizmente essa trilogia dividi opiniões, eu sou das que amam.!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem tudo para me deixar apaixonado. A história clássica que, apesar de nunca ter lido, sempre me interessou, os personagens bem desenvolvidos e a diagramação impecável!
    Sério, acho que nunca vi a NC fazer um trabalho tão lindo assim.
    Adorei esse último quote, mas acho que ficou faltando uma palavra não? Da uma olhadinha rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oooi!

    Eu sou LOUCA para esse livro gente <3
    A capa está linda, a diagramação está maravilhosa, o enrendo incrivel. Não há o porque de não curtir né?
    Eu não vejo a hora de comprar para poder ler.
    Sua resenha está linda de verdade. Adorei saber alguns detalhes que eu não tinha visto ainda *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oooi!

    Eu sou LOUCA para esse livro gente <3
    A capa está linda, a diagramação está maravilhosa, o enrendo incrivel. Não há o porque de não curtir né?
    Eu não vejo a hora de comprar para poder ler.
    Sua resenha está linda de verdade. Adorei saber alguns detalhes que eu não tinha visto ainda *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci a pouco tempo esse livro. Fiquei encantada, pois ele não é só uma releitura de um clássico, na verdade, ele é uma expansão do universo de Alice na país da maravilha. E eu gosto mesmo dessa transnarrativas.

    Gostei muito de ler sua resenha e ver o quando esse livro tem potencial.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda!
      Sim, uma grande expansão. E não só no cenário, como nos pensamentos em si. Deu outra visão.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  11. Acho que eu iria gostar dessa leitura. Estou gostando das adaptações e recortes de clássicos que tenho lido recentemente.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Sou doido com esse livro desde que lançou, pois apesar de não gostar de pessoas nas capas, achei a dessa obra a coisa mais linda do mundo, tanto nos detalhes quanto nas cores. Contudo, essa não é a primeira resenha que leio da obra e a maioria em suma é negativa, pois relatam que a autora às vezes descreve excessivamente seus cenários, mas penso que isso é uma questão de gosto. Gostei de saber que ela tornou o conto infantil em algo mais quente e sombrio e que os personagens dela são bem trabalhados e cativantes, isso é muito importante para engajar o leitor. A capa do livro dois é mais linda que a do primeiro. *__*

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi David, eu sou louca por esse livro a muito tempo mas nunca lembro de comprar. Sua resenha me deixou ainda mais apaixonada, estou aqui me segurando para não correr e adquirir meu exemplar. Fiquei encantada tanto com a história, como com a diagramação da NC.


    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    Sou doida para realizar a leitura desse livro, já que ele contém todas as características que eu admiro e também porque ele foi super bem indicado para mim. Adorei saber que você gostou tanto da obra e que a autora soube trabalhar com dedicação a ligação entre a história original e essa. Nunca tinha ouvido a comparação dos personagens do livro com o triângulo de TVD, e apesar de não gostar muito da série, eu fiquei bem curiosa para descobrir porque você disse isso.
    Espero lê-lo em breve!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Oi David, tudo bem?
    Nossa, que texto o seu, de tirar o fôlego!!! Você escreve muito bem e seu vocabulário é impecável. Eu adoro a história original, por isso cheguei a esse livro. A capa é maravilhosa, me atraiu e depois de você dizer que é uma leitura sufocante e arrebatadora, e "O Lado Mais Sombrio apresenta uma visão sociológica da humanidade esplendidamente espetacular, visualizando a loucura e selvageria incrustado dentro de cada um de nós, sempre a beira de saltar", não tem como não querer ler desesperadamente.
    Eu sou fascinada pela natureza humana, já vi que vou me esbaldar nesse livro.
    Amei!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi David,
    eu sou louca por este livro e os outros, eu amo as capas e o trabalho que a editora teve na diagramação, colocando detalhes que fazem diferença. E a história, minha nossa, ela já me instigou com a sinopse, mas depois de sua resenha, como não desejar loucamente o livro para ontem.rs
    E gente, que triangulo amoroso é esse *0*, tem gente que não gosta eu sou do contra, amo estes tipos de triangulo, sempre fico indecisa e adoro está sensação, e a dos personagens que fazem de tudo para cativar a personagem e também nós, leitores, por tabela. rs
    Parabéns pela resenha, adorei ler ela, e você me despertou um interesse imenso com a obra.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  17. Olá, David!
    Eu já ouvi falar muito desse livro, porém nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele. Eu amo "Alice no País da Maravilhas" e só em saber que essa livro tem referencia a obra de Lewis Carrol já fiquei bastante interessada na leitura. A capa do livro é linda e chama muita a atenção, mais um ponto positivo. Parabéns pela resenha! Colocarei esse livro na minha lista de leitura :D

    Luz e literatura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu estava muit empolgada pela leitura, mas ai li um ebook dessa história e vi a escrita do autor e desisti de ler. achei bem chatinho sabe, por isso eu passo.
    porém eu curti a resenha, se eu pensar em dar uma chance um dia para essa leitura vou pensa com carinho.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Oi David, tudo bem?

    Logo quando laçou esse livro, eu fiquei doida para ler. Mas ai, com o tempo, fui deixando passar., Comprei em uma promoção, mas até hoje ele ainda tá na estante. Adoro releituras de contos de fadas e eu adoro Alice. Confesso que é meio estranho imaginar um triangulo amoroso na história da Alice, mas vou dar uma chance ao livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, David!
    Eu ouvi falar desse livro mas ainda não havia lido resenhas sobre ele. Não sou muito fã de Alice, mas gosto de contos de fadas no geral e as releituras são sempre bacanas mesmo. Bom, e te lembou TVD, seriado que eu acompanho desde que lançou, aí fiquei mais curiosa pra ler, apesar de não ter muita paciência com triângulos haha

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, David!
    Eu curti a capa desse livro, achei bem legal. Mas confesso que não achei que a história seria tão bacana. Não dei nada por ele, embora adore releituras. Mas a sua resenha me deixou bastante curiosa, e com uma vontade de pegar e arriscar a leitura. Vou coloca-lo na minha listinha de futuras leituras e ver se de fato dou uma chance a ele. Eu adoro personagens marcantes e esse triangulo que você descreveu, parece ser de arrasar!

    OI, Ani!
    Eu adoro essa série!
    Sou Team Maxon forever! hahaha
    Embora a América tenha me feito pirar no segundo livro, eu queria sacudir ela infinitas vezes.
    Ainda assim eu amo a série, e quero muito ler A Herdeira.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  22. Oie, David!
    Adorei o livro. A capa, a sinopse, a trama, tudo. Mal posso esperar para ler. Parece ser uma releitura incrível, botei fé na autora hahaha vi um outro volume, que tem o Chapeleiro na capa, e me apaixonei. Quero demais ler!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Expresse-se