Resenha #194 - A Vingaça dos Sete (Os Legados de Lorien Vol 5)!




Ficha Técnica
Coleção: Os Legados de Lorien
Título: A Vingança dos Sete
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2013
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 288 páginas
ISBN: 978-85-8057-626-9
 Sinopse
No penúltimo livro da aclamada série Os Legados de Lorien, a Garde sofreu uma perda irreparável. O Número Cinco os traiu. O Número Oito se foi para sempre. Ella foi raptada. Os outros estão agora dispersos por vários lugares. Em Chicago, John faz o mais improvável dos aliados: Adam, um mogadoriano que virou as costas para seu povo. Ele tem informações valiosas sobre a tecnologia, as estratégias de batalha e as vulnerabilidades dos mog. Mais importante, ele sabe onde abatê-los: na base de comando, perto de Washington, DC. Durante a ação, no entanto, John e Adam compreendem que talvez seja tarde demais. Os mogadorianos deram início a seu plano de invasão definitivo. Nas mãos do inimigo, Ella está prestes a assistir à invasão de um lugar privilegiado. Por algum motivo, ela é mais valiosa viva. Enquanto isso, Seis, Nove e Marina seguem no encalço de Cinco. Com o desenvolvimento de um novo Legado, Marina finalmente tem o poder de reagir – se sua sede de vingança não consumi-la primeiro. A Garde está abalada, mas não será derrotada. A batalha pela sobrevivência da Terra não está perdida.

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************




Em mais um volume eletrizante, dessa vez, prendendo o leitor do início ao fim, Pittacus Lore nos apresenta o quinto volume da série Os Legados de Lorien, que garante um final impressionante e inesperado, dando novos rumos a trama.

Após confrontar o número traidor durante uma armadilha, uma vida foi levada,  e como ela, boa parte das esperanças da Garde. Mas eles ainda lutam, em busca de paz e sobrevivência, tanto deles, quanto da Terra. John e seus amigos preparam-se para uma nova investida contra os planos mogadorianos, almejando atingi-los no coração do problema. Alianças improváveis surgem. Inimigos inesperados atacam. O destino da Terra está por um fio.

Como já esperado, este foi um livro que me arrebatou completamente em sua trama. Eventos e mais eventos de pura ação sugerem uma leitura dinâmica, recheada de doses regulares de pura adrenalina e emoção. Os sentimentos estão ainda mais a flor da pele. As apostas muito maiores, e os mistérios e dúvidas dos volumes anteriores, começam a ganhar suas respostas e seus encaixes. Lore finalmente introduziu boa parte das respostas as nossas dúvidas, mas não se deixe enganar que os enigmas acabaram. Muito mais está por vir. A Vingança dos Sete carrega um gostinho de quero muito mais, e sou sincero a dizer que aguardar o lançamento dos outros dois volumes vai ser dose. Após aquele fim, é impossível não desejar por mais.

A narrativa em terceira pessoa, como de praxe da série, vem alternando novamente de personagem. Desta vez, três narradores diferentes. Dividimos o plano de fundo da trama sobre a visão de John, Seis e Ella, ambos, enfrentando seus próprios dramas, seja pessoal ou grupal. Basicamente, o livro é sub-categorizado entre os cabeças da série, claro, não deixando de centralizar Quatro (John), que é realmente o protagonista. Bem descrito, a obra garante uma viagem pra lá de sedutora por diversas partes do planeta. Mas não apenas isto. O leitor e fã é aprofundado um pouco mais sobre as origens do antagonista, Setrakus Ra, e sua ligação tanto com os lorienos quanto com os mogadorianos. Devo salientar que o autor não pecou neste quesito. Seu vilão é outro personagem intrigante e curioso, que sempre remete ao leitor querer mais. As dúvidas tiradas só aumentam ainda mais as expectativas para o desfecho da série, que com certeza, tem em mãos um material de primeira. Diferentemente dos outros livros, Lore explorou bem mais os conflitos internos nesta obra, ressaltando o trabalho em equipe dos heróis e seu entrosamento após o brutal golpe que receberam. E apesar de meu personagem favorito, Cinco, não ter lá grandes destaques, fico na expectativa que no próximo ele o tenha. A Vingança dos Sete realmente reuniu um conjunto de personagens cativantes e altamente instigantes. Tanto em estruturação quando em descrição, o autor não perde pontos. O livro se desenvolve com maestria e não resta dúvidas sobre sua genialidade para a escrita. Elementos fortemente ligados aos volumes anteriores são retomados e encaixados na trama, assumindo sua posição.

Houve também um amadurecimento dos personagens. O leitor senti que os traumas e o tempo que estes entes viveram não foram em vão. Eles cresceram, se fortaleceram e estão trabalhando em consertar seus defeitos. É incrível a quantidade de mudanças que John sofreu desde o primeiro volume, Eu Sou o Número Quatro. Sua parte da narrativa não só está muito mais madura, como o leitor em si acaba se identificando em suas dúvidas e sentimentos. Ella também é mais uma personagem particularmente chamativa. Muito bem arquitetada, em sua primeira aparição não pareceria que teria tanta influencia no futuro da trama, mas isto mudou neste volume. Ella centraliza basicamente o caos que irá se seguir nos próximos números da série. Lore apelou ao máximo para o lado fictício e místico da história, de forma que alguns elementos sitados no enredo parecem referenciar a Bíblia e suas histórias, cheias de profecias e realizações do destino.



A capa, infelizmente ainda continua tão chamativa. Apesar da ilustração centralizar bem o enredo, não é muito atrativa. O mesmo não se pode falar da edição e da revisão, impecáveis, somadas a folhas amarelas e resistentes, e algumas pretas, para diferenciar em certos aspectos. Os Legados de Lorien foi um livro que me prendeu pouco a pouco e agora reservar seu cantinho especial no meu e no coração de milhares de fãs.




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta.


20 comentários

  1. Confesso que não é o meu estilo favorito de leitura, mas é muito bom quando o leitor percebe o amadurecimento do autor no decorrer da série e quando os personagens te prendem.
    Fiquei curiosa para ver o interior do livro, pelo visto é mais chamativo do que a capa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado e pude sentir isso em sua resenha, eu não me senti a traída pela leitura, mas quem sabe um dia possa a vir dar uma chance.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, David!
    Eu sempre quis ler essa série, até assistir ao filme do primeiro volume e achar uma porcaria. Desanimei completamente. Lendo sua resenha, percebo que estou perdendo uma grande história. É claro que o livro sempre será melhor que sua adaptação, porque há melhor desenvolvimento. Mas, francamente, não achava que haveria uma história com tantos acontecimentos que realmente justificassem mais volumes nessa série. Lendo sua resenha, percebo que não há apenas história, mas personagens suficientemente envolventes para isso.
    Enfim, vou reavaliar minha opinião.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      O filme não tem qualquer ligação com o livro. Só o nome dos personagens mesmo que é igual. Mas tirando isso, são bem diferentes. De uma chance ao livro sim. O primeiro não é um dos meus favoritos. Achei bem devagar, mas como mencionei, com o decorrer do volume seguinte, a escrita vai ficando mais segura e amadurecida :)

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  4. Olá David!
    Não conhecia essa série e achei bem interessante.
    É muito bom quando uma série termina com chave de ouro.
    Vou procurar saber dos outros e livro e quem sabe mais pra frente eu leia.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Esse ainda não é o último volume :3 Ainda vai ter mais dois <3 E to muito animado com a chegada deles.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  5. Oi. Nunca vi a série e por isso fiquei um pouco confusa na resenha para poder me situar, a resenha está ótima, mas que realmente não conheço nada série. Pela resenha, parece mesmo que o livro te arrebatou, pois você escreveu com tanto entusiasmo que dá vontade de saber mais.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee david! Entãooo, tbm acho essa capa super cafona, hahaha, sério, parece algo feito por uma criança... apesar dos elogios eu não tenho interesse em ler os livros dessa série,hihih :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu estou com o primeiro livro aqui para ler faz tempo rsrs, mas nunca tive vontade de começar a leitura, mas depois da sua resenha percebi que eu estou perdendo uma grande historia, com certeza essa série já está na topo da minha lista de prioridades.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Aaaaah essa série maravilhosa! Depois de tanto enrolar, finalmente comprei o livro, mas sabe que agora estou enrolando para não ler? haha' Lembro que fiquei doida quando li "A queda dos cinco" e queria a continuação *-* As capas não são mesmo muita coisa *-* Quase nem lembro o que aconteceu nos últimos livros, vou acabar relendo todos...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dry!
      Releia muito <3 É perfeito. A Queda dos Cinco foi o volume mais impactante, pra mim, sem duvidas :3 Mas esse novo teve seu placar ao fim tambem D:

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  9. Olá.
    Sempre tive vontade de ler a série, agora essa vontade se tornou maior, o meio receio era de não gostar pois já ouvi alguns comentários sobre a escrita do autor, mas vou entrar nesse "mundo", sua resenha definitivamente me convenceu..

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi oi!
    Não li a resenha toda com medo de spoilers, pois pretendo ler a série em breve, mas pelo que li pude ver que o livro é incrível.
    É realmente muito bom quando acompanhamos o amadurecimento de personagens e tudo mais.
    Espero poder ler em breve e apreciar essa leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab!
      Podia ter lido a resenha normalmente flor :3 Eu não coloquei nenhum spoler, nem mesmo na sinopse. Quando tem spoler eu sempre identifico onde para que o leitor sinta-se a vontade se quer ou não ler :3 Da proxima pode ler sem medo

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  11. Olá,
    Eu comecei a acompanhar essa série, mas não terminei de ler os livros, são muitos, mas amo a história e quero continuar a ler logo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oieee, tudo bem? Sou apaixonado nesta série, porém só li somente até o livro 3, fiquei muito triste que o segundo filme ainda não foi lançado, amo os livros e eu gostaria muito de assistir a todos os filmes, estou esperando chegar as férias para colocar a leitura da mesma em dia, vou comprar os que ainda faltam e ler do começo, estes livros me prendem de uma forma incrível, eu li o primeiro por exemplo em poucos dias hahaha, esta é uma das minhas sagas favoritas rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ola,tudo bem?
    Adorei a capa e a historia do livro. Tamen gostei muito da sua resenha.
    Beijinhos.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  14. Oi David, tudo bem?
    Você não sabe, mas eu vi sem querer o filme baseado no livro eu sou o numero quatro (se eu não estiver confundindo as histórias, acho que é essa mesma) e adorei!!!!!!! Eu nem sabia na época que existia um livro até ler uma resenha. E agora você vem falar sobre a continuação dessa história de forma tão empolgante, que fica difícil não querer ler. E livros cheios de adrenalina, mistérios, me prendem do início ao fim. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não li nenhum livro dessa série.
    Não faz muito meu estilo =/
    Mas fico feliz que você tenha gostado, é bom quando um livro nos prendem aos poucos.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Já vi algumas resenhas dessa serie, mas não sei muito se leria, não faz muito meu estilo, mas quando isso acontece geralmente tento ler, mas nesse caso não faço muita questão mesmo sendo uma história boa pelo que li.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Expresse-se