Resenha #195 - Younger!



Ficha Técnica
Título: Younger
Autor: Pamela Redmond Satran
Editora: Record
Edição: 1
Ano: 2015
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 320 páginas
ISBN: 978-85-0110-376-5
 Sinopse
Alice sempre pareceu mais nova do que realmente era, apesar de alguns fios de cabelo branco e do jeito despojado de dona de casa de Nova Jersey. Ou melhor - ex-dona de casa. Agora que o marido a deixou e que a filha já não é mais criança, ela precisa refazer sua vida. Então deixa que sua melhor amiga, Maggie, transforme seu visual na véspera do Ano-Novo. Graças às maravilhas da tintura de cabelo e de um par de jeans colado ao corpo, Alice se vê com uma aparência mais jovem, fato atestado num bar de Manhattan - à meia-noite, ela beija um cara que ainda usava fraldas quando ela já cursava o ensino médio. A mentirinha que contou a Josh a faz acreditar que, se ninguém perguntar sua idade, ninguém vai descobrir a verdade. Então Alice se candidata a um cargo na editora em que trabalhou brevemente antes de se tornar mãe em tempo integral - e consegue o emprego. Aos poucos, Josh se apaixona perdidamente por Alice, uma mulher muito mais interessante que as da idade dele. Para ele, Alice tem 29 anos - e pela primeira vez desde os 29 ela tem a sensação de que a vida é um mar de possibilidades. Mas, infelizmente, uma delas é ser desmascarada.
Cortesia Record Editora (Grupo Editorial Record) 

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Não que ser escolhida sob falsas premissas” (Maggie O’Donnell - Younger)

Com uma proposta de enredo diferente e uma protagonista envolventemente “humana” (uso esse termo para exaltar a simplicidade de criação da personagem), Pamela Redmond Satran nos traz em Younger reflexões e lições para leitores de todas as idades diante do olhar de uma mãe de 44 anos.

Younger retrata os acontecimentos da vida de Alice, uma ex-dona de casa de Nova Jersey de 44 anos, que depois de sua separação, vê a partida de sua filha, Diana, para fazer um intercâmbio na África. Alice, nos últimos vinte anos, só exerceu a função de esposa e mãe, porém, com a separação e a distância da filha, a ex-dona de casa tenta voltar ao mercado de trabalho, mas as pessoas, devido a sua idade, não a contratam.

[...]Achei que o importante aqui era o interior da pessoa. Achei que toda questão é que a idade cega as pessoas, impedindo-as de verem as qualidades reais e essenciais dos outros. Pensei que estávamos tentando transcender tudo isso e triunfar sobre o preconceito de idade."

[...] Era aceitável, eu gostava da minha vida, e certamente não iria deixá-lo, pois não tinha a menor segurança de que haveria algo melhor lá fora.

Meses depois do sua separação em uma noite de Ano Novo em Nova York, Alice acompanhada de sua amiga artista e lésbica (e muito sábia, em minha opinião), Maggie, acaba indo parar no consultório de Madame Aurora e revelando um desejo bastante inusitado: ser mais jovem. Após esse episódio, Maggie decide abrir os olhos de Alice para a sua aparência a fazendo perceber que com algumas mudanças no guarda-roupa, ela conseguiria se passar por uma mulher com menos de 30 anos com facilidade. O primeiro teste desta experiência é feito ainda na noite de Ano Novo, quando MaggieAlice vão para um bar, onde Alice flerta com um jovem design de games, Josh, que acaba se encantando pela “jovem” e misteriosa mulher que lhe dá o primeiro beijo do ano. Depois de ter a prova que consegue se passar por uma mulher mais jovem, Alice volta a procurar emprego e acaba conseguindo a vaga de assistente de Teri Jordan, diretora de marketing da Editora Gentility. No entanto, todos acreditam que Alice é uma jovem recém-graduada de 29 anos com pouco conteúdo. Ela passa a ter que agir como uma jovem garota, porém, por quanto tempo ela vai conseguir manter essa mentira? E quando sua filha voltar da África? Como ela vai explicar para todos que tem uma filha de 22 anos, enquanto todos acreditam que ela tem 29?

Diante de todas essas perguntas sobre o enredo, eu me encontrei maravilhado com as lições que Younger traz para pessoas de todas as idades. Na verdade, a obra de Satran tenta nos mostrar que não há idade para começar, recomeçar, ou até mesmo desistir. Independente do momento cronológico, as mudanças devem ser sempre bem recebidas em nossas vidas, pois a mudança é necessária.

O livro é narrado em primeira pessoa, onde a personagem principal, a Alice, é um ser que transita no universo juvenil com o olhar crítico de mãe. Esse diálogo entre dois mundos/tempos torna a protagonista tão interessante e tão envolvente, pois, percebemos que ela, no início, se prende muito por ser uma ex-dona de casa cheia de pudor, porém, quando começa a se soltar e se permitir, ela acaba fazendo isso demais. A humanidade nos erros da Alice é tão próxima do nosso dia-dia, pois, às vezes pecamos pelo excesso, entretanto, em alguns momentos pecamos pela falta. Tal coisa é tão real na constituição da personagem, pois ela comete erros (como mãe e como jovem de 29 anos) por ambos os motivos (falta e excesso), fazendo com que nós nos aproximemos de sua essência e nos identifiquemos com os seus problemas.

Além disso, a relação de Alice com todos os personagens, nos permite que consigamos identificar as diversas facetas que a protagonista possui durante o enredo. Diana, a filha de Alice, nos mostra o lado mãe que tenta libertar o filho de suas garras superprotetoras para viver no mundo, por mais que tenha aquele aperto no coração. Lindsay, colega de trabalho de Alice, nos mostra uma versão mais jovem protagonista, permitindo esse diálogo da ex-dona de casa com a sua juventude. Teri, a chefe de Alice, evidencia o sonho do passado da protagonista de trabalhar e conseguir criar os filhos. Josh, o namorado/paquera/”peguete” de Alice, nos evidencia o que foi a relação de Alice com o seu ex-marido, os sentimentos dela pelo pai da filha e como ela tem medo de se envolver novamente com alguém. E por fim, Maggie, uma das personagens mais sábias de todo o livro, que parece ter uma visão clara de tudo sempre ajudando Alice com conselhos pontuais (A Verdade Verdadeira), pois, em toda a narrativa Maggie funciona como “a consciência” da personagem sempre tentando manter Alice nos eixos.

Todos esses personagens, mesmo, aparentemente, servindo para retratar símbolos da vida da protagonista, possuem a mesma característica humana da Alice. Na obra de Satran, você não encontra estereótipos de personagens, como: a melhor amiga escudeira, o homem perfeito par romântico da protagonista, a chefe malvada e sem coração, entre outros. Os personagens possuem grande dose de realidade em sua essência, o que torna o enredo com poucas reviravoltas drásticas, porém, o livro é algo instigante de se ler. A narrativa “adolescente” sob a perspectiva de uma mulher de 44 anos é algo que traz para o enredo um jeito inovador e diferente de descrever as coisas, pois, em uma única personagem nós temos a “mãe” e a “adolescente” (tal característica da narrativa e do enredo me atraiu bastante).

Sobre a parte material do livro, a capa é interessante, porém, considero um tanto infantil (por mais que seu objetivo seja parecer irônica e reforçar um caráter cômico). A revisão e edição do livro são muito boas, não consegui identificar problemas nesses âmbitos, e a diagramação das páginas segue o padrão comum dos livros, não deixando a desejar.

Minha avaliação do livro será cinco estrelas, pois o livro me trouxe algumas reflexões importantes e aprendi bastante com a Alice em suas aventuras como uma mulher de 29 anos. Indico o livro, principalmente para pessoas que estejam passando por mudanças em suas vidas, pois o enredo da obra lhe carrega durante toda a história lhe trazendo algumas lições e frases de efeitos (que me fez lembrar o livro durante outras atividades de meu dia). Considero Younger um ótimo livro para quem quer refletir sobre a vida e suas mudanças.

Mas Gary achou algo melhor, na figura de Gina, sua higienista dental. Eu sei, é um clichê, mas onde você vai encontrar alguém novo se não for no trabalho (e se você não tiver emprego, como eu, onde vai simplesmente encontrar alguém?). Fiquei arrasada, me senti humilhada, enciumada e furiosa - mas eu também, bem no fundo, fiquei aliviada. em certo grau, Gary tinha me feito um favor forçando minha vida a mudar, pois eu não era corajosa o bastante para mudar por mim mesma."

OBSERVAÇÃO: Eu escolhi esse livro para resenhar por causa do Anderson, o autor da coluna “Na tela”. O livro Younger inspirou uma série que está sendo exibida na televisão americana. Com isso, decidimos fazer uma dobradinha, onde ele falou ontem sobre o seriado (aqui o LINK), e hoje, eu estou falando do livro. Então, caso tenham interesse, deem uma olhada na coluna do Anderson e vejam as impressões dele sobre o seriado (digo previamente que é um dos poucos seriados que venho acompanhando com assiduidade).

Pamela Redmond Satran é autora best-seller do The New York Times, tendo vendido dúzias de livros de ficção e não-ficção. Cresceu em Norwood, New Jersey. Satran foi para a Universidade de Wisconsin-Madison , onde cursou artes, tornando-se editora de artes na The Daily cardeal. Após a faculdade, ela se mudou para Nova York, onde ela conseguiu um emprego como editora de moda na revista Glamour e, posteriormente, tornou-se autora.





11 comentários

  1. Oiee ^^
    Acho que já ouvi falar da série de TV, mas não sabia que existia o livro. Fiquei bastante curiosa para ler depois da sua resenha, principalmente por gostar de personagens marcantes e que nos ensinam alguma coisa durante a leitura. No momento não estou passando por mudanças, mas com certeza vou ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já vi muitas resenhas desse livro, algumas até legais, mas o que me incomoda é a personagem ter que se passar por algo que ela não é para conseguir um emprego, acho que as mulheres já têm problemas demais para ler um livro que só aumenta isso.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, me parece ser bem interessante pela sua resenha. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante, realmente ela deve ter sofrido um pocado com a separação e a ida da filha para intercâmbio e sua jornada para refazer sua vida.
    Gostei de suas colocações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas ele parece ser fantastico! Tenho certeza que a historia dele é uma daquelas que nos fazem pensar sobre a vida e sobre as nossas ações. Com certeza já está na lista.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oieee, tudo bem? Eu também achei a capa do livro meio infantil, não gostei nem um pouco da mesma, a história também não conseguiu me conquistar mas quando vc reforçou que o livro é um um ótimo livro para quem quer refletir sobre a vida e suas mudanças eu fiquei com um pé atras, estou passando por diversas mudanças na minha vida e fiquei intrigado com o que o livro passaria para o leitor, diante disto acho que poderia dar uma chance para o livro, espero não me decepcionar rs, Abraços e valeu pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar no seriado e dizem que é muito bom então vou dar uma olhadinha na serie e ver se leio o livro ;)
    A capa é bem bonitinha ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Parece ser um chick-lit incrível!! Vou colocar na minha lista e tentar acompanhar a série.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Não me lembro de ter ouvido falar da série, mas confesso que não me interessei tanto assim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Achei bem envolvente mesmo. O fato da criação da personagem ter sido bem sensível e humana já me conquista, pois personagens assim tem toda a minha atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Glauber!
    Ótima resenha.. Dá pra ter uma boa ideia do que esperar do livro..
    Parece ser um chick lit bem gostosinho de ler.. livro de férias, sabe?? rs
    Quem sabe em julho =]
    Valeu pela dica!!!

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir

Expresse-se