Resenha #222 - Para Onde Ela Foi!



Ficha Técnica
Coleção: Se Eu Ficar
Título: Para Onde Ela Foi
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 240 páginas
ISBN: 978-85-8163-567-5
 Sinopse
Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre.
Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias os tabloides e uma namorada-celebridade.
Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Em Para Onde Ela Foi, Gayle Forman nos traz a continuação de Se Eu Ficar, mostrando a bagunça que ficou a vida de Adam após o acidente de Mia, mostrando o quão confusa ficou sua vida após o termino, e ainda, mostrando como há coisas que acontecem na nossa vida da forma mais inesperada possível.
Deixar ir. Todo mundo fala sobre isso como se fosse a coisa mais fácil.”
Com narração em primeira pessoa, nós acompanhamos a vida de Adam pós-acidente de Mia. Algo que descobrimos logo no início é que eles não estão mais juntos, em algum momento entre os livros houve esse término. Algo muito interessante nesta narrativa, é o fato de Forman utilizar flashbacks para tornar alguns acontecimentos mais claros para os leitores. Esses flashbacks hora são utilizados em um capítulo todo, e hora em alguns trechos, sendo maioria os “capítulos flashbacks”.
Todo mundo tem suas tragédias na vida. Todo mundo tem dor.”
Esta obra é carregada de uma profunda carga emocional. Temos muito marcado as emoções de Adam para com a vida depois do término com Mia, uma grande mistura de ódio, raiva e ressentimento. Adam não aceita o fim, principalmente por desconhecer os motivos do término. Tais emoções deram uma grande virada na sua vida. Adam não é mais o cara que conhecemos anteriormente, agora ele é um cara que se irrita muito facilmente, cheio de sentimentos ruins. Mas é claro que não foi apenas Adam quem mudou, agora vemos uma Mia muito diferente, mais adulta, mais forte. A uma amadurecimento geral para ambos os personagens, de certa forma.
Não havia ninguém para ocupar o lugar dela.”
Um ponto bem interessante é a presença de trechos de músicas do CD da banda do Adam para introduzir os capítulos. Igualmente como em Se Eu Ficar, as páginas têm desenhos de notas musicais, dando o ar musical ao livro. Um grande ponto positivo tanto em relação a autora como para a edição da editora. A tradução da Novo Conceito vem em uma linguagem que fica clara ao público alvo, uma linguagem com gírias utilizadas por adolescentes. A fonte de tamanho relativamente grande faz com a leitura flua e a torne agradável.

A capa se diferencia de seu antecessor, vemos apenas Mia na capa com os cabelos ao vento e com um fundo esfumaçado em cores escuras. E no titulo do livro temos um alto relevo muito atraente. Com certeza Para Onde Ela Foi é um livro diferente, muito mais maduro e emotivo do que seu antecessor. 


Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.
Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.



3 comentários

  1. Ahn
    Ainda não li nenhum, mas assisti o filme e achei a estória muito legal.
    Quero ler siim!!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson,
    Infelizmente, não favoritei esse livro, mas eu gostei muito mais que Se eu Ficar. Achei que a carga emocional desse livro foi melhor trabalhada e o livro conseguiu atingir meu coração.
    Não havia gostado tanto de Se eu Ficar pois, para mim, o livro foi feito apenas para te fazer chorar (claro que muitos não concordam com isso).
    Você já leu Eu Estive Aqui da autora? Eu achei ele MUITO, MUITO melhor ;)
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláá´!

    Eu preciso confessar que não tenho muita vontade de ler essa obra. Muita gente elogia os livros da autora e o filme, mas eu não me sinto atraida por essa duologia.
    Em todas as resenhas todo mundo fala muito sobre a carga emocional presente nesse enredo.

    Gostei da sua resenha, mas não é pra mim :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir

Expresse-se