Resenha #227 - A Lenda de Luno!




Título: A Lena de Luno - O Grande Torneio de Nyx
Autor: Michel Apsan
Editora: Zap Book
Ano: 2014
Especificações: Brochura | 303 páginas
ISBN: 9788567848174
 Sinopse
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela; então, ela vive no limite - amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
De repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser uma expectadora e se torna uma participante.
Cortesia cedida pelo autor 


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************



Luno perdeu tudo ainda muito jovem. Crescendo em volta de uma guerra avassaladora entre bem e o mal, o garoto presenciou não só a morte de seu pai, como a ida da irmã e um dos poucos amigos que conheceu. Deixado na floresta, o garoto cresceu em um verdadeiro cemitério, cercado pela tristeza, raiva e solidão. A cada minuto de sua infância, o treinamento se intensificava com um único anseio: vingar-se daqueles que tiraram tudo dele, e acabar de vez com uma guerra que já dura a séculos. Mas isto não será uma tarefa fácil. Em sua perigosa empreitada, Luno irá enfrentar os melhores dos melhores, e batalhas decisivas aguardam seu futuro no mortal torneio de Nyx.


"O mundo é impossível para aqueles com sonhos.

O cenário criado por Michel Apsan é lindo e muito resplandecente. Narrado em terceira pessoa, A Lenda de Luno – O Grande Torneio de Nyx narra uma eletrizante aventura infantil, centrada na vida de um personagem cheio de cicatrizes. A obra apresenta um universo propriamente peculiar, estranho, cheio de paisagens brilhantes e desejáveis. As descrições de Apsan são sem duvida o epicentro deste livro. O leitor se vê atirado entre florestas, cidades únicas e noites esplendidas, dotadas de céus enigmáticos e encantadores. Com um toque pessoal, sua trama também é muito atrativa. A Lenda de Luno – O Grande Torneio de Nyx narra um verdadeiro jogo de poder e interesse, sobre o pano de um governo opressor que foge aos estereótipos. Além de apresentar personagens complexos, que fogem a sua aparência.

Luno é um bom protagonista. Nada muito diferente do que se possa imaginar. Talvez pelo fato da excelente recomendação da obra, eu tenha imaginado ele um tanto mais ousado, violento e ranzinza. Na realidade ele não passa de um garoto confuso, que teve uma complicada vida, e aparentemente, ainda possui muita raiva reprimida. Para uma primeira visão, logo no prólogo da história, você imagina um personagem bem mais tenso, nada muito “mocinho salve o dia”. Mas a história vai mostrando sua verdadeira face. Além de muito impulsivo, Luno se mostra em diversas situações ingênuo. A persistência, porém, é seu caráter mais fixo, e embora esse jogo entre amadurecimento e infantilidade tenha prejudicado um pouco minha visão da obra, o livro se desenvolve bem, tendo diversas cenas onde o protagonista parece contrastar consigo mesmo.

A obra de Apsan como dito acima tem um enredo chamativo, uma capa linda e uma edição bem sólida, mas em alguns pontos, a mim, deixou a desejar. Embora o enredo linear tenha sim uma lógica firme sobre os acontecimentos, alguns capítulos deixam o leitor meio perdido, como se aquela cena estivesse solta ao seu capítulo antecessor. Talvez a sucessão de eventos tenha atrapalhado um pouco. Como disse o livro está recheado de ação, e isso pode ter se tornado um problema, já que a centralização nos próprios personagens ficou um pouco menor, levando-se em conta as páginas em que se narra combate. Porém, nada que dificulte a leitura ou impossibilite o leitor de prosseguir. O livro está recheado de momentos agonizantes, e mesmo que alguns aconteçam meio que do nada, ainda podemos visualizar batalhas sufocantes e um crescimento inestimável do próprio personagem.

A Lenda de Luno – O Grande Torneio de Nyx foi um livro que de certa forma me enganou um pouco. Esperava algo mais forte, violento; mas foi totalmente o contrário, temos uma história cheia de lições, frases de efeito e um personagem que cresce de acordo com os erros que comete. E sem dúvidas uma excelente aposta para os amantes de uma boa fantasia infantil.




Michel Apsan é administrador, escritor e nas horas vagas toca piano. Escreve sob a tutela do consultor literário James McSill e está trabalhando em mais três obras duas delas da série "A Lenda de Luno".










Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se