Resenha #228 - Beleza Perdida!







Título: Beleza Perdida
Autor: Amy Harmon
Editora: Editora Verus
Ano: 2015
Especificações: Brochura |336 páginas
ISBN: 9788576863748
 Sinopse
Beleza Perdida - Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Cortesia Verus (Grupo Editorial Record)


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************



Beleza Perdida foi um livro que me chamou atenção, basicamente, pela capa. Assim que eu bati o olho nesse livro eu pensei “Certo, temos um cara bem triste aqui, por que ele está triste?” e aquela minha pequena (não tão pequena) parte curiosa me fez querer o livro instantaneamente. E gente... Que livro maravilhoso! 

Em outra resenha eu tinha falado em como os New Adults estavam realmente saturados de clichês, que eu praticamente poderia adivinhar todo o desenrolar principal da história apenas lendo seis capítulos do livro. E nesse quesito, Beleza Perdida me surpreendeu. 

No início da trama temos a muito nerd, sem graça, calada, tímida e “zero à esquerda” Fern Taylor, ela e seu fiel escudeiro (e primo) Bailey são quase a única companhia um do outro... A não ser por Rita, a linda, maravilhosa, deslumbrante, diva, perfeita Rita, que apesar de ser tudo isso, com seus belos cabelos loiros de dar inveja, era amiga dos dois maiores nerds do colégio. Comparar Rita com Fern, em quesito de beleza, é quase covardia. Fern é desengonçada, tem um cabelo ruivo que simplesmente não consegue ficar dois minutos sem arrepiar, como se ela estivesse rodeada por um campo eletromagnético, não tem curvas e usa um aparelho odontológico que tira todo o qualquer charme que ela poderia ter. 

E no meio disso tudo tem Ambrose Young... O cara mais lindo, quente e perfeito que você pode imaginar. O astro do colégio, vencedor de luta livre e objeto de cobiça entre meninas e meninos... Assim como paixão platônica de Fern

E mesmo assim a vida continua, o ensino médio acaba, Fern, Bailey, Rita e Ambrose agora têm total liberdade de fazerem o que bem entenderem. Fern começa a trabalhar numa loja enquanto alimenta seu sonho de ser escritora, Bailey luta contra sua doença incansavelmente, sempre com alegria e perseverança, Rita segue seu caminho como bem entende... E Ambrose vai para guerra, junto com mais quatro amigos. E é aqui que a coisa começa a dar errado. Depois que apenas Ambrose retorna com vida, mas com uma enorme cicatriz na mesma, ele e Fern começam o que deveria ter acontecido anos atrás. 


E é a partir daí que a história fica tão linda. Não me entendam mal, eu não sou uma sádica que adora ver todo mundo se ferrando, que gosta de ver lágrimas e sofrimento em todo livro que eu leio (bem, só um pouquinho), mas é assim que Beleza Perdida me conquista, mostrando que os New Adults podem ser mais do que o cara gostosão e a menina esquisita, mas incrivelmente gostosa, se pegando loucamente por pelo menos 20 capítulos.

Beleza Perdida é um livro sobre perda, ascensão, aceitação, superação, lágrimas, sorrisos, inícios e fins, em sua maioria trágicos fins, que deixam o leitor com uma vontade de gritar na cara da autora e dizer “Sério?! Eles ainda estão sofrendo pouco, manda mais desgraça vai!”, deixando aquela sensação de revolta e angustia. É uma obra emocionante, tocante, que fala sobre as várias formas de amor e perda, um livro que realmente fala sobre a vida.
Tem horas que eu acho que não aguento mais.
 Existem momentos assim, Bailey. Momentos em que você acha que não vai mais aguentar. Mas aí descobre que consegue. Sempre consegue. Você é durão. Vai respirar fundo, engolir só um pouco mais, aguentar só um pouco mais, e depois vai conseguir fôlego novo.
— Mas tem horas que a gente só precisa reconhecer a merda, Fern, sabe?
— Sim. E isso também é bom.”
Então leiam sim, leiam com toda a vontade, se apaixonem por um Ambrose intacto no início, um herói, e depois se apaixonem ainda mais por um Ambrose partido, tentando colar os próprios pedaços. Se apaixonem por uma deslocada e insegura Fern no início, e depois se apaixonem por uma estonteante e destemida Fern. Se apaixonem por um Bailey, que desde o início se mostra um verdadeiro Hércules lutando contra sua doença como o semideus lutou contra o Leão da Nêmeia. Esses personagens são maravilhosos e merecem ser conhecidos e amados por cada um de nós.
— Meu pai sempre cita essa passagem da Bíblia. É a resposta dele quando não entende alguma coisa. Já ouvi tantas vezes na vida que se tornou uma espécie de mantra —, disse Fern. — “Porque os  meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos.
— O que isso quer dizer, Fern? — Ambrose suspirou, mas seu fervor havia esmaecido.
— Acho que significa que não entendemos tudo, nem vamos entender. Talvez os porquês não são respondidos aqui. Não por não existirem respontas, mas porque a gente não ia entender se elas fossem ditas.”

 

Beleza Perdida da autor Amy Harmon é uma pedida irrecusável para os amantes do gênero Young Adults que querem fugir ao habitual e se apaixonar por personagens cativantes e inesquecíveis.  



Amy Harmon é uma autora americana. Amy sabia desde cedo que a escrita era algo que ela queria fazer, e ela cresceu dividindo seu tempo entre escrever canções e histórias. Tendo crescido no meio de campos de trigo sem uma televisão , com apenas seus livros e seus irmãos para entretê-la , ela desenvolveu um forte sentimento sobre como fazer uma boa história.



2 comentários

  1. Oi Bia!

    Beleza Perdida foi uma das melhores surpresas do ano nas minhas leituras, achei incrível o enredo do começo ao fim, amei a escrita da Amy e mano... SÓ SENTIR. PQ SOFRI PAKAS COM ESSE LIVRO mas tbm amei <3

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, tudo belezinha?

    O livro parece ser envolvente e muito gostoso de ser lido. A capa realmente provoca essa pergunta de querer saber o porque o tal cara está triste. Parece ser realmente um ótimo livro.

    Bjs

    Ótima semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se