Resenha #243 - Despertar (Wake Vol 1)!




Título: Despertar 
Coleção: Wake
Autor: Lisa McMann
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2010
Especificações: Brochura | 200 páginas
ISBN: 978-85-7679-340-3
 Sinopse
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela; então, ela vive no limite - amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
De repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser uma expectadora e se torna uma participante.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Você já esteve perto de uma pessoa dormindo e quis saber o que ela estava sonhado? Eu já, mas isso não é possível né? Para Janie é.

Janie é uma garota de dezessete anos que tem o dom ou uma maldição de ser sugada para os sonhos das pessoas e não sabe como evitar; ela é puxada para os sonhos a qualquer momento e em qualquer lugar, e o seu corpo fica abandonado no lugar enquanto a sua mente é levada para todos os tipos de sonho. Por este motivo, ela esconde esse segredo de todos, pois imagina que as pessoas não vão acredita nela. Lugares mais propícios de encontrar pessoas dormindo são evitados por ela, entretanto ela não consegue evitar a biblioteca, quando em seu horário de aula aparece a disciplina de leitura. A pobre menina se vê obrigada a passa horas na biblioteca e assim obrigada a presenciar todos os tipos de sonhos (todos os tipos de sonhos mesmo, ate os eróticos e olhe que são muitos) e pesadelos.

Tudo muda em sua vida depois que ela ser ver em um sonho que foi puxada não apenas como telespectadora e sim participante, além disso, no sonho, se tem algo que a deixa intrigada, são momentos em que aparece um monstro com garras enormes e ataca um senhor, sendo que ela não consegue fazer nada. Janie não entende o motivo das pessoas nos sonhos lhe pedirem ajuda, e isso a deixa bastante curiosa para saber, levando-a a tentar desvendar novos e perigosos mistérios.

Posso dizer que achei a historia bem interessante, mais tem uma coisa que me deixou bem incomodada. A forma de escrita do livro, onde a autora não separou em capítulos e em alguns momentos ela nos deixa perdidos no tempo da historia, pois como não é em tempo cronológico, tem horas que a autora esta contando momentos da infância de Janie e sem um aviso mais chamativo a não serem as datas e ano, modifica totalmente o tempo, e retorna ao presente, deixando seu leitor um tanto quanto perdido nas palavras. As vezes, deixando uma cena, até, aparentemente em aberto. Vi muitas resenha em que as pessoas acharam o livro ruim mais ele não é. Seu enredo é muito envolvente e Janie é uma personagem definitivamente cativante. Seu único ponto negativo é realmente a estruturação de sua narrativa, a maneira como a autora montou sua escrita.

Mesmo com esse problema vou dar três estrelas, pois é uma boa historia e pretendo ler os próximos. O final é completamente sufocante e não tem como não querer conhecer os outros.




Lisa McMann é autora bestseller do New York Times com a trilogia Wake (Wake, Fade, Gone). Seu primeiro romance, Wake, estreou na lista do New York Times como best-seller. E também com seu livro Fade, que já estreou na lista do New York Times como um dos mais vendidos e lá permaneceu por onze semanas. Lisa cresceu em Michigan e agora vive na região de Phoenix com o marido e dois filhos.






7 comentários

  1. Que trama mais doida! Amei...hehe... adoro uma coisa bem diferente.
    Fiquei com vontade de ler mesmo com os problemas que você citou.
    Obrigada pela dica! Ótima resenha!
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Achei interessante essa resenha, ainda não conhecia o livo
    e fiquei bem curiosa em relação a ele.

    Beijos,
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Elizane,
    Ao contrário de você, gostei bastante do livro.
    Também senti essa dificuldade a respeito da narrativa do livro. Mas gostei do livro e da trilogia toda.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi, :)
    lendo a sinopse achei um livro promissor, mas fico com o pé atrás quando vejo que há problemas com narrativa. Mesmo alguns autores fazendo de propósito, não funciona em todos livros :(
    Esse livro faz parte de uma série né?!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      É uma trilogia sim flor ^^ E leia, talvez você tenha uma visão melhor de tudo.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  5. Oie!

    Uau que livro maluco! Mas deve ser muito interessante!
    Pretendo, sim, ler em algum dia.

    Nosso blog Irmãos Livreiros está completando 01 aninho. E estamos fazendo sorteios; corre lá para participar! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  6. Eu estou supper ansiosa pra tê-los nas minhas mãos haha, sempre vejo eles pelas paginas de compras e blogs mas não tive a oportunidade de lê-los ainda. Bjos

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se