23 setembro 2015

Coluna: Na Tela #15!


Olá, gente! Hoje estou de volta para falar de uma série em que fiquei muito triste por ter acabado. Hoje vamos de Looking.



Looking conta a história da amizade que liga os três, mas que agora cada um está em um ponto muito diferente em sua jornada. Patrick é um designer de videogames de 29 anos que decide voltar para o mundo do namoro depois do noivado do seu ex-namorado. Embora surpreso com o quão desafiador é para encontrar um parceiro, ele sabe que pode sempre contar com os seus amigos caso os seus esforços não funcionem. Agustín, de 31 anos, concorda em ir morar com o seu namorado de longa data, em Oakland, mas está apreensivo sobre monogamia e a perspectiva de escolher domesticidade em vez da energia e vida da cidade. Aos 39 anos, Dom é o mais velho do grupo e fica assustado com o sucesso de uma antiga paixão, bem como a proximidade da meia idade e com objectivos românticos e profissionais não cumpridos.



Elenco:
Jonathan Groff (Patrick) / Frankie J. Alvarez (Agustín) / Murray Bartlett (Dom) / Raúl Castillo (Richie) / Lauren Weedman (Doris) / Russell Tovey (Kevin) / Scott Bakula (Lynn) / O. T. Fagbenle (Frank) / Andrew Law (Owen) / Joseph Williamson (Jon) / Daniel Franzese (Eddie) / Chirs Perfetti (Brady) / Bashir Salahuddin (Malik)


Looking foi uma série criada por Michael Lannan e Andrew Haigh, e que foi transmitida pelo canal HBO. Como dito anteriormente, a série chegou ao fim ainda em sua segunda temporada. A série foi cancelada sem um motivo aparente, mas para quem acompanha a série há uma ótima noticia, haverá um filme de duas horas para mostrar o final do seriado.

Como eu disse antes, a série foi cancelada sem motivo e de forma muito inesperada, e ao assistir o último episódio, ficou claro que nem os roteiristas esperavam por essa notícia, já que esse episódio pareceu mais um de Season Finale do que um de Series Finale. Pelo menos, ao meu ver, esse futuro filme tratará de amarrar as histórias que ficaram abertas.

Ao assistir Looking você consegue fazer um paralelo com outra série da mesma temática, Queer as Folk. Porém a abordagem de Looking é bem diferente, e o foco é mais na vida dos nossos protagonistas do que baladas e sexo como em Queer as Folk.

Por se tratar de uma série voltada ao publico LGBT, há várias cenas contendo nudes e sexo. Porém isso não traz um impacto negativo, apenas corrobora com o desenrolar da história e dos personagens como um geral. Prova disso é que em um episódio e mais a frente em vários outros, são abordados doenças sexualmente transmissíveis.

O roteiro me cativou muito tanto por ser simples, sem histórias fantásticas, como pela abordagem realista de algo que me é muito familiar, as dificuldades de ser homossexual em uma sociedade repleta de preconceitos e repulsa. Os personagens são muito cativantes. Patrick é o típico gay que acaba se metendo em um relacionamento com um cara comprometido. Em relação a isso, não consigo ser imparcial porque eu shippo Patrick com o Richie, mas essa história é desenvolvida na segunda temporada e no meio da temporada vemos um Patrick mais amadurecido, que tenta resolver essa situação da forma mais justa possível. Outro protagonista é Agustín, um artista que ama a sua arte, mas que em determinado momento se vê sem rumo tanto em sua vida pessoal quanto em sua vida profissional, e que acaba recorrendo as drogas como válvula de escape de seus problemas, mas na segunda temporada o personagem encontra seu rumo na vida e amadurece. Por último, mas não menos importante, temos Dom, o mais velho do trio, que ao entrar nos quarenta anos ainda não se realizou profissionalmente e amorosamente. Então ele busca se realizar, infelizmente não vemos bem essa realização devido ao cancelamento, mas esperamos que isso aconteça no filme (ou pelo menos é isto que espero).

Minha nota será justa, pois leva em conta o fato de ter sido cancelada de forma repentina. Porém não se deixem levar pelo cancelamento, deem uma chance a Looking e depois me digam o que vocês acharam. É uma série fascinante, que trabalha muito bem a realidade em sua crua verdade.

AVALIAÇÃO


4 comentários:

  1. Meu Deus, Looking <3 <3 <3
    Até hoje eu sofro porque foi cancelada. Porém, eu vi que s HBO vai fazer um telefilme para dar um final pra história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que vão fazer o filme, sofro com aquele "final" que deixou mais curiosidade do que resposta

      Excluir
  2. Olá, Anderson.Tudo bem?
    Não ouvido falar em Looking, mas gostei muito de sua opinião sobre a série.
    Parece ser do tipo que prende a atenção de quem começar a assistir.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi assim *-* se você for conferir, espero que lhe prenda também

      Excluir

Expresse-se