Cinema #121 - Jogos Vorazes: A Esperança o Final!





Título: Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
Gênero: Aventura
DireçãoFrancis Lawrence
RoteiroDanny Strong, Peter Craig
Elenco: Elizabeth Banks, Evan Ross, Gwendoline Christie, Jeffrey Wright, Jena Malone, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Julianne Moore, Liam Hemsworth, Mahershala Ali, Meta Golding, Michelle Forbes, Natalie Dormer, Omid Abtahi, Patina Miller, Philip Seymour Hoffman, Robert Knepper, Sam Claflin, Stanley Tucci, Stef Dawson, Stephanie Tyler Jones, Toby Jones, Wes Chatham, Willow Shields, Woody Harrelson
Duração: 137 min.
EstúdioColor Force / Liongate
 Sinopse
Com Panem vivendo uma guerra em grande escala, a jovem arqueira Katniss confronta o presidente Snow (Donald Sutherland) em uma batalha final. Para isso, ela contará com o apoio dos seus amigos mais próximos, como Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin) e Peeta (Josh Hutcherson). Só que a Capital é o jogo masi perigoso que eles já enfrentaram.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************
 


"Esta noite, apontem suas armas para a Capital. Apontem suas armas para o Snow!"

Jogos Vorazes se encerra com um espetacular grand finale. Em A Esperança – Parte Final você provavelmente vai estar transbordando de ansiedade (assim como eu) e como prometido, o filme cumpriu a seu dever, fechou com chave de ouro e pode (quem sabe), arrancar algumas lágrimas. 

Katniss escapou dos jogos duas vezes. Ela venceu a grande barreira da Capital e agora resta apenas um obstáculo: Snow. Mas como conseguir o apoio dos distritos mais distantes, que parecem ter uma gratidão para com o presidente? A que custo essa verdadeira guerra pode levar? Quando as barreiras para o último estágio da revolução são derrubadas, Katniss, Gale e todos dos Distrito 13 irão as ruas da Capital, onde a batalha final irá acontecer. Mas os jogos estão longe de acabar. As armadilhas ainda não finalizaram e o que era uma mera cidade receptiva, torna-se uma gaiola recheada de provas. Os destinos de todos que ama estão em sua mãos, e Katniss irá descobrir da pior maneira, quem é, realmente, seu inimigo. 

Eu não esperava menos de Francis Lawrence. Depois de quatro excelentes adaptações para a série Jogos Vorazes, o grande final não me parecia mais fraco. Sem dúvidas continua não sendo o melhor da saga (Em Chamas ainda é meu favorito), mas com certeza expandiu os horizontes que Collins criou em seus livros. O que fica fechado a visão da mocinha, monótono e cansativo no livro, vira uma cena de ação implacável e descabida para fazer seus ânimos gritarem. A Esperança – Parte Final teve todas as cenas emotivas e emocionantes que eu poderia esperar, desde as mortes mais sofridas (</3) aos momentos de tensão. 

Jennifer LawrenceJosh Hutcherson e todo o elenco novamente demonstraram que sua química é poder. Sem dúvidas todo o cast cresceu muito desde o primeiro filme e não desmereceram ao fim. Cada um atuou com perfeição, passando veracidade e simpatia para o telespectador. Até os personagens mais secundários me cativaram de alguma maneira. Lawrence em particular, foi a mais magnífica. Em seu papel de Katniss, atuou com maravilhosa realidade na mocinha confusa e recheada de mágoas, que luta pela liberdade dos oprimidos. Além disso, desempenhou suas melhores cenas não quando estava batalhando para sobreviver, e sim quando tinha os diálogos mais nostálgicos e fofos para fazerem seu coração se dobrar. 

  

A Esperança – Parte Final ficou magnífico, como já disse, e o posto de fidelidade ninguém pode roubar de Jogos Vorazes. Não só houveram diversas partes do livro, como quase nada foi modificado. Além disso, a produção fez um excelente trabalho não só no visual dos atores, como nos cenários e efeitos especiais. É impossível, em algum momento, você não se assusta tomando aquele supetão nas cenas mais desesperadoras. É adrenalina do começo ao fim, desde os momentos mais tocantes, aos mais angustiantes. Com gostinho de despedida, Jogos Vorazes, com certeza, vai deixar saudades.




5 comentários

  1. Oi David!! Eu ainda não vi nenhuma das parte de A esperança, vou ver a primeira parte e depois vou tentar ir ao cinema, que com certeza deve estar lotado! srsrsrs O livro é de chorar, se a gente espremer sai lágrimas e sangue, então eu não duvido que o filme também seja assim. Quem bom que gostou do resultado da adaptação!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Você acredita que eu tô INTEIRO procurando companhia pra ver esse filme e nada? Já mendiguei pro whats inteiro, já criei briga, só no choro agora HUAAUH que booom saber que eles se mantiverem fiéis, acho que esse é uma série que por incrível que pareça gosto até mais dos filmes do que dos livros, a Katniss me irritava muito lá com o jeito meio robô dela. Quando eu assistir venho aqui surtar juunto *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Gelo Negro", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Estou juntando forças para ir vê esse filme, não está sendo fácil. É muita emoção gente, só de lembrar eu sinto os olhos ficarem cheios d'água. Fico também extremamente animada vendo comentários positivos em cima de comentários positivo sobre o filme e em resenhas respeitosas como essa que se comunicam com o leitor, mas não dão nenhum spoiler para aqueles que não leram e só acompanham o filme.

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu adoro a trilogia, quando terminei de ler a história fiquei completamente desolada, mas confesso que atualmente já estou cansada de ouvir falar da história, estou esperando a poeira baixar para ver os filmes.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Inveja dos sortudos que já viram, apenas! kkk
    Tô doida pra conferir como ficou!
    Eu sou suspeita pra falar dos filmes sabe, acho que até prefiro eles do que os livros, n sei, rs.
    Que bom que a adaptação te agradou ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se