Resenha #272 - A Navegadora (Os Arquivos Perdidos Vol 11)!





Título: A Navegadora
Coleção: Os Arquivos Perdidos
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Especificações: Ebook |103 páginas
ISBNB013TQ7PYU
 Sinopse
Neste lançamento da série Os arquivos perdidos, vamos ficar sabendo mais do passado e das motivações de Lexa, ou, como é conhecida por John Smith e companhia, GUARDA.
Antes de Lorien ser completamente destruída pelos mogadorianos, Lexa era uma jovem hacker implacável e sagaz que vivia no anonimato, reunindo informações confidenciais e rastreando mensagens secretas, à espera de qualquer deslize para finalmente desmascarar o governo corrupto do planeta.
No entanto, os mogadorianos chegam antes que ela consiga concluir seu plano, aniquilando tudo o que encontram pela frente. Lexa não tem outra alternativa senão fugir dali. Atendendo ao chamado de Zophie, uma amiga de longa data, a garota assume o comando de uma antiga nave movida a combustível fóssil e, junto com Crayton, Ella e diversos Chimæras, parte para seu novo lar: a Terra.
Estariam eles finalmente livres dos mogs? E o que será que aconteceu com a outra nave que fugiu de Lorien, levando Guardes e seus Cêpans?


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Em A Navegadora, conheceremos o mais profundo de uma personagem particularmente curiosa. Para quem acompanha a coleção extra de ebooks do autor Pittacus Lore, deve saber que no 10º volume, e o último resenhado aqui no blog, Mark James conseguiu encontrar a tão misteriosa ajuda hacker que vinha lhe protegendo dos Mogadodorianos. Lexa, uma loriena que conseguiu escapar do planeta antes dele explodir. O que ele não sabe é as difíceis provações que a moça precisou enfrentar. Sendo uma revolucionário desde muito cedo, Lexa sempre gostou da linguagem da computação, principalmente após sofrer uma imensa perda que os poderosos Anciões jamais poderiam lhe compensar. Sendo assim, a hacker era uma das vidas alheias em um planeta cheio de corrupção e segredos, tentando abrir os olhos da sociedade. Infelizmente, porém, assim que Lexa descobre uma mensagem importante que pode estar ditando o futuro sombrio de seu mundo, ele é devastado pela força morgadoriana. E único jeito de sair com vida é juntando-se a Zophie, Clayton e Ella, em uma nave escape inesperada que levará ao planeta Terra as últimas Chimeras lorienas para a futura batalha que acontecerá. O que eles não esperavam é que o planeta e a guerra já estivessem mais intimos do que poderiam imaginar, e o custo de tantos sacrifícios pode ser apenas o começo. 

A série Os Legados de Lorien passou a ser uma das minhas favoritas, embora, claro, Os Arquivos Pedidos, spin-off, não seja lá de meu total encanto. Em A Navegadora vemos a fórmula já empregada por Lore nos últimos volumes, trazendo acontecimentos que precedem os próximo números da série e contando um pouco mais de uma personagem que provavelmente irá integrar a trama. Definitivamente não foi o pior ebook dele que li. Apesar de curto, o autor deu informações precisas e suficientes para fazer o leitor ser cativado pela nova personagem. O que torna tudo cansativo é o imenso número de volumes que o spin-off vem adquirindo, já tendo doze volumes publicados e mais para serem lançados, o que esta tornando a história não tão surpreendente assim. Diferentemente de muitos outros autores, Lore explora o olhar de diversos personagens, desde os Gardes (personagens principais), aos mais improváveis, como o humano Mark James

Lexa é uma personagem bem antissocial. Não senti muita apatia por ela, apesar de conhecer mais ao fundo todo os eventos que a levaram a ser esta pessoa fria que é. Embora esse quesito tenha sido bem construído, a personagem não entra na lista de melhores que o autor já criou e confesso que em alguns momentos chegou até a decepcionar. Zophie por outro lado torna-se o lado meigo da obra e cativa você nos poucos primeiros minutos em que aparece, assim como Clayton, um dos Cepans que não conhecíamos tanto assim. O interessante aqui não é realmente o ponto visual da personagem Lexa, e sim algumas informações extras que são apresentadas, como a viagem pelo espaço que os personagens fazem de Lorien até o planeta Terra, ou então um pouco do primeiro contato deles com os humanos, mostrando também o crescimento de Ella, personagem de fundamental importância na trama central.




Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. 
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta. Ele freqüentou a Universidade de Ohio com uma bolsa de estudos, formou-se em 2002, e ganhou um diploma de mestrado em Escrita Criativa da The Columbia University School of the Arts em 2009. Ele atualmente vive em Michigan.


2 comentários

  1. Oi, David!
    O último Arquivo Perdido que li foi O Legado do Número Nove. Eu acho meio cansativo esse bando de arquivo perdido, apesar de ser bem curto.
    Ainda não conheço a Navegadora porque ainda estou lendo A Vingança dos Sete.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Verdade. Eu gosto dos ebooks sabe, mas acho que já ta ficando batido tanto livro extra, com tanto personagem narrando. As vezes alguns personagens que nem tem lá essa importancia, como foi o caso do ultimo que tinha o Mark como protagonista. Embora o envolvimento dele seja grande na trama, não considero necessário dois livros pra falar sobre os acontecimentos dele :( Acaba ficando lento a leitura por ser tantas.

      Abraços
      David
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir

Expresse-se