Cinema #137 - Zootopia!





Título: Zootopia - Essa Cidade é o Bicho
Gênero: Animação
Direção: Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore
Elenco: Alan Tudyk, Bonnie Hunt, Don Lake, Ginnifer Goodwin, Idris Elba, J.K. Simmons, Jason Bateman, Jenny Slate, Jesse Corti, John DiMaggio, Katie Lowes, Nate Torrence, Octavia Spencer, Olivia Spencer, Peter Mansbridge, Raymond S. Persi, Shakira, Tommy 'Tiny' Lister, Tommy Chong, Yasiin Bey
Roteiro: Jared Bush
Produção: Clark Spencer
Duração: 108 min.
EstúdioWalt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures
 Sinopse
Habitante de Zootopia, Nick Wilde, uma raposa falastrona, é acusada por um crime que não cometeu e foge. A melhor policial da cidade, uma coelha, segue seu rastro implacavelmente determinada a fazer justiça, mas os dois inimigos acabam se unindo ao se verem vítimas de uma grande conspiração.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************



Em um mundo onde presas e predadores vivem em harmonia, habitando uma metrópole dividida por habitats e batizada como Zootopia, conheceremos a história de Judy Hopps, uma coelha que desde muito nova sempre quis ser policial para proteger os indefesos e provar que as aparências enganam. E é com muito esforço que ela consegue realizar seu sonho, mas ao chegar na cidade que tanto sonhou, acaba se abalando pelo peso da realidade. Os animais não vivem em total harmonia: existe preconceito de ambos os lados e a relação parece muito mais falsa do que poderia imaginar.


Designada como guarda de trânsito, a coelha acaba por se deparar com Nick Wilde, uma raposa astuta e muito malandra. Mas quando um caso coloca os dois como supostos parceiros, Judy precisará superar seus preconceitos e tentar lidar com a situação antes que todo o seu sonho acabe e ela seja obrigada a voltar para casa.


"Zootópia" abusa da computação gráfica, cenários exóticos e personagens marcantes, deixando uma lição muito linda e inesquecível ao seu fim. Diferente de todos os filmes de animais que a Disney tinha produzido até o momento (que não foram os melhores), a produtora retornar com um longa mais que perfeito, cheio de ação, drama e emoção.

Acontece que a vida real é um pouco mais complicado que uma frase de para-choque. A vida real é confusa. Todos temos limitações. E todos cometemos erros. Sendo otimista, isso significa que todos temos algo em comum. E quanto mais tentarmos entendermos uns aos outros, melhores pessoas nos tornaremos.

A trama trata especificamente de preconceito social, e isso é uma grande conquista já que são pouquíssimos filmes infantis que abordam o tema. Temos no decorrer das história diversos tipos, desdes os mais simples como opção sexual, a outros menos comentados, como preconceito trabalhista. Em ambos os casos, a produção teve o prazer de explorar os pontos muito bem, sem deixar falhas. Pelo contrário, a temática central, focando em Judy, já diz muito sobre a questão do trabalho. A coelha é duplamente silenciada: uma por ser mulher, outra por ser um animal considerado dócil. E isso não torna a animação cansativa. Tudo fica ainda mais emocionante e marcante. Judy Nick são personagens inesquecíveis, uma combinação inesperada que já estampam a mensagem de que as aparências enganam.

 

Sinceramente não foi A MELHOR ANIMAÇÃO da Disney que já assisti. Pelo contrário, acredito que o fator emotivo já foi muito melhor trabalhado em outros longas (Frozen, Big Hero), mas confesso que me surpreendi, não só pelo humor que rege boa parte da trama, como também pelas mensagens, fofas e motivacionais. "Zootopia" é uma pedida para a família inteira, rir e aproveitar.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se