24 agosto 2016

Resenha #73 - Garota Online em Turnê (Garota Online Vo 2)!





Título: Garota Online em Turnê
Coleção: Garota Online
Autor: Zoe Sugg
Editora: Verus
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 294 páginas
ISBN: 9788576864165
 Sinopse
Penny está de malas prontas!
Quando Noah a convida para acompanhá-lo em sua turnê pela Europa, ela mal pode esperar para passar semanas na companhia de seu fantástico namorado roqueiro. Mas, entre a agenda cheia de Noah, seus companheiros de banda não tão amigáveis e mensagens ameaçadoras de fãs invejosas, Penny começa a se perguntar se foi feita para a vida em turnê. Ela sente muita falta da família, de seu melhor amigo, Elliot... E de seu blog, o “Garota Online”. Será que Penny vai aprender a equilibrar vida, amor, amizade, planos para o futuro — tudo isso com os pés na estrada —, ou vai pôr tudo a perder nas férias de verão mais emocionantes e imprevisíveis da sua vida?
Cortesia Editora Verus (Grupo Editorial Record) 

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************
 


Depois de uma estreia cheia de sucesso com "Garota Online", Zoe Sugg (ou Zoella) está de volta ao universo literário com a continuação das aventuras de Penny Porter em "Garota Online em Turnê". Dessa vez, Penny precisa lidar com todas as mudanças de sua vida, depois dos acontecimentos do primeiro livro – sinto dizer, porém, para falar sobre a continuação preciso comentar alguns spoilers importantes do primeiro livro, então, caso se incomodem com spoiler, leiam ele primeiro, depois voltem aqui.

No novo livro de Zoella, Penny está aprendendo a lidar com o foco que a mídia direciona para o seu relacionamento com o novo astro da música, Noah Flynn. Depois dos acontecimentos do final do primeiro livro, Noah e Penny assumiram um relacionamento sério, porém, tinham que lidar com a distância, pois Penny mora na Inglaterra, enquanto Noah mora nos Estados Unidos. Nas férias de Penny, ela e Noah se programaram para que ela o acompanhasse na sua turnê pela Europa, para finalmente conseguirem um tempo juntos. Entretanto, a vida em turnê pode não ser todo o glamour que aparenta e como Penny, uma garota com sérios problemas de ansiedade, vai conseguir lidar com toda essa correria? 

O enredo de "Garota Online em Turnê" gira em torno dos traumas de Penny vivenciado no fim do último livro, e a adaptação dela com a vida de “namorada do Noah Flynn”. Em comparação com o último volume, focando sua trama para os bastidores da turnê, em minha opinião, deixou muito a desejar, pois uma característica da Penny muito interessante é a sua capacidade de capturar momentos belíssimos (tanto na descrição, quanto com a sua câmera). Quase todo o livro foca nos aspectos estruturais da turnê e no quanto tudo aquilo é corrido e sufocante, pois, tanto o leitor, quando a própria protagonista não possuem tempo de aproveitar nada da viagem.

Sobre a narrativa, que novamente é feita em primeira pessoa (no caso, pela Penny), consigo apontar uma coisa que me fez falta nesse livro em comparação com o anterior, que é o fato das descrições de cenário feitas pela protagonista. No primeiro livro ela descreve o seu quarto no Waldorf Astoria, que, desde então, eu sonho em ir nesse hotel para conseguir dormi uma noite nele (sim, eu achei mágico). No entanto, no "Garota Online em Turnê", percebo que a narrativa de Penny parece completamente focada nas ações e nos pensamentos de Noah, pois todas as atitudes dela giram em torno do que o namorado vai pensar e o quão frágil e “infantil” ela pode parecer. Chego a entender que a protagonista é uma garota de dezesseis anos, porém, você lê duzentas páginas de um livro em que a personagem não consegue se posicionar diante de suas próprias vontades, chega a ser bastante frustrante. 

Sobre o leque de personagens, Sugg aumentou um pouco a sua gama, nos quais tivemos acesso a Leah Brown (a antiga rival de Penny) e ao Alex (namorado do melhor amigo da Penny, Elliot). Sobre a elaboração dos personagens de Sugg, tenho que elogiar (penso que novamente) a constituição da família Porter, pois é bastante bonito ver uma família com tamanho cuidado e sentimento em suas ações. Além da família, temos a redenção de personagens do primeiro livro, como a Megan, e temos também o foco saindo um pouco dos dramas da Penny e mostrando um lado muito importante da garota: a amiga. 

Diante de tudo isso que foi evidenciado, não posso negar a comparação com o primeiro livro e não posso ignorar a quebra de minha expectativa, pois quando peguei a continuação de "Garota Online", pensei que a narrativa poderia recorrer a fórmula do primeiro livro. Por mais que fosse clichê, era muito divertido lidar com as confusões da Penny apaixonada por um estranho misterioso e vivenciar todas as suas inseguranças por causa de suas crises de pânico. Em "Garota Online em Turnê", cerca de duzentas páginas do livro é o sofrimento de Penny dentro de toda a dinâmica esmagadora dos bastidores de uma turnê. Sinceramente, só consigo identificar a dinâmica apaixonante da narrativa do primeiro livro nas últimas oitenta páginas, pois é quando você volta a encontrar a personagem do do volume anterior em seu habitat natural. 

Quando li a sinopse da obra, pensei que esse volume daria mais oportunidade para Penny conhecer lugares mais bonitos e fazer com que o leitor tivesse a experiência junto com ela, pois é essa uma das características da primeira obra que me fez amar o livro. No entanto, quando a turnê passou por Berlim, mal tivemos oportunidade de conhecer a cidade, em Roma conhecemos tudo com certa pressa, e em Paris temos a oportunidade de ver alguma coisa graças ao Elliot

Por estes pontos evidenciados, minha avaliação de "Garota Online em Turnê" vai ser três estrelas, pois, talvez, eu possa ter colocado muita expectativa no livro por causa do primeiro. Entretanto, não consigo atribuir uma nota maior, pois o "Garota Online" foi realmente melhor que a sua continuação, então, prefiro ser justo nesse ponto e atribuir essa nota por diversos aspectos, como: 1) a edição é linda; 2) as últimas oitenta páginas, para mim, compensou as duzentas primeiras; 3) o final foi realmente satisfatório, pois Sugg preparou o terreno para fazer com que o desfecho fosse aceitável (por mais que deixe a gente bastante triste). Então, leiam "Garota Online em Turnê" e me deem a sua opinião, pois é um bom livro, clichê, porém, deixou um pouco a desejar como continuação. Entretanto, caso descordem, podem comentar, que eu vou me esforçar para responder.



Zoe Elizabeth Sugg (nascido em 28 de Março de 1990) é uma vlogueira Inglês de moda e beleza. Ela é mais conhecida por seus fãs no YouTube como Zoella . Seu romance de estréia , Girl Online , foi lançado em Novembro de 2014 e quebrou o recorde de maiores vendas na primeira semana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se