25 outubro 2016

Resenha #88 - O Livro Delas!





Título: O Livro Delas - Nove Romances
Autoras: Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belem, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras, Tammy Luciano, Renata Frade (Org)
Editora: Fábrica 231
Ano: 2016
Especificações: Brochura |336 páginas
ISBN 9788568432723
 Sinopse
Nove talentos da literatura nacional, que conquistaram os corações e mentes de leitores, em um livro de contos inesquecível. Organizado por Renata Frade, responsável pelo projeto LitGirlsBr, que visa a aproximar escritoras e leitoras e fomentar o debate sobre literatura nacional, O livro delas reúne histórias de Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano, e apresenta o que há de mais representativo no estilo de cada escritora. Do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social, a coletânea agrada desde os leitores jovens adultos aos mais velhos. Em comum, o talento das nove autoras para contar belas histórias. O texto de orelha é assinado pelo escritor Maurício Gomyde.
Cortesia Editora Rocco / Selo Fábrica 231


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Nos últimos anos, a literatura brasileira está conseguindo alcançar uma quantidade maior de fãs/leitores, graças ao surgimento de novos autores, que conseguem dialogar com esse novo leitor de forma direta. No entanto, pela grande quantidade de novos autores, fica difícil acompanhar os lançamentos brasileiros de maneira assídua, ou até mesmo saber identificar quais autores são de nosso gosto. Isso tudo, porque são muitos livros, muitos autores, pouco dinheiro, pouco tempo, consequentemente... Tornamo-nos leitores desatualizados.

No entanto, não se desesperem. A Editora Rocco está lançando uma antologia de contos escritos por autoras brasileiras, chamada 'O Livro Delas', no qual nove autoras brasileiras narram contos de diversas temáticas e nos permitem ter um contato com sua escrita e narrativa. Gostei da ideia da antologia de contos, porque me permitiu conhecer diversas escritoras brasileiras em um único livro e posso afirmar que tive ótimas surpresas (e virei fã de algumas delas <3).


As autoras escolhidas por Renata Frade, organizadora do livro, para integrarem a antologia foram: Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Mello, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano (algumas já até bem mais conhecidas que as outras pela blogesfera).

Como disse, são nove contos ao total, variando desde o suspense do conto “Ao Anoitecer” da Bianca Carvalho, a escrita descontraída e carismática da Chris Mello em “Era amor”. Houveram contos que realmente me tocaram e causaram uma empatia maior, enquanto houveram outros que não foram muito do meu agrado, porém, deu para desenvolver uma leitura relaxada de todos em sua totalidade. Na verdade, a única crítica que tenho sobre o livro é o fato de acreditar que algumas autoras presente na antologia podem ser bastante prodigiosas em escrever romances literários. Entretanto, penso que quando vamos para o gênero literário conto, digo isso como crítico literário, nós precisamos atender algumas características que esse gênero exige, pois por ser um gênero “menor” (em questão de quantidade páginas comparado ao romance), acredito que ele precise possuir uma mensagem clara e direta para o leitor. Não consegui compreender a mensagem de alguns contos, talvez por não conseguir desenvolver a empatia, ou mesmo por não ser o momento certo de lê-los, mas, alguns me pareciam um relato cotidiano como qualquer outro (talvez eu esteja sendo um pouco exigente com as autoras).

No entanto, houveram outros que me tocaram com frases fortes e relatos bem intensos, como o da Graciela Mayrink, que conta a história de um baile de formatura (por isso que o conto se chama “Baile de Formatura” rs) e as certezas e inseguranças de cinco amigos que acabaram de se formar. Talvez, eu tenha gostado por causa da identificação com a temática (pois, para quem não sabe, acabei de me formar no mês de Julho – foi desastroso rs). Considerei relevante a forma como ela abordou a visão dos personagens, a problemática de cada um, o desfecho de alguns problemas naquele momento. Tudo isso me encantou no conto da Graciela e consegui desenvolver uma boa relação com ele.

Por que indico a leitura desta uma antologia de contos? A proposta da Renata Frade, como ela comenta na apresentação do livro, é de reunir diversas autoras da atualidade, pertencentes a um momento literário brasileiro único, para permitir que o leitor conheça o atual instante literário brasileiro. Esse livro permitiu que eu conhecesse boas autoras, as quais eu pretendo acompanhar seus livros, pois gostei muito de sua escrita e narrativa; seu andamento na trama dos contos que vieram a propor. Por esse motivo, minha nota para 'O Livro Delas' é quatro estrelas,

Tendo uma proposta muito boa, o leitor consegue encontrar contos muito legais e que podem proporcionar uma identificação com personagens e acontecimentos bem interessantes, variando para os mais indeterminados gostos devido as tantas temáticas existentes. Caso perguntem o motivo de não ser cinco estrelas, justifico com o fato que comentei sobre a adaptação da escrita de algumas autoras para o gênero conto. Do mais, considero o livro muito bom, muito bem organizado (parabéns Renata Frade!) e além de ter uma edição muito bonita (quando o peguei em mãos e folheei, comentei com o David sobre esse cuidado com a Rocco tem com os seus livros). Deem a oportunidade de conhecer os contos do livro e depois comentem comigo o que acharam da leitura.


Organizadora do livro. Jornalista brasileira/portuguesa, produtora de conteúdos transmídia, escritora, roteirista, Gerente de Conteúdos da Punch! Comunicação & Tecnologia e fazedora de divinos bolos de cenoura.





10 comentários:

  1. Oi David!

    Eu ainda não li, mas gosto de contos e gosto das autoras, principalmente da Carolina Estrella! Espero poder conferir o livro em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiieee! É o Glauber! rs
      Então, o livro é bem legal!
      Eu não conhecia a escrita de nenhuma delas e eu acabei saindo fã de algumas, pois são escritoras realmente prodigiosas e com uma capacidade de cativar o leitor imensa.
      Super indico!

      Abraços! <3

      Excluir
  2. Achei a capa incrível, mas não leria por se tratar de um livro de contos, não curto muito. Mas fico feliz que a literatura nacional tenha ganhado forças, isso é excelente!

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia algumas das autoras e fiquei bem curiosa para conferir a escrita delas.
    Achei bem legal a iniciativa da antologia para que possamos conhecer melhor tantas escritas maravilhosas que estão aparecendo no meio literário.
    Anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Vi sobre o lançamento do livro e achei bem legal a proposta. Gostei da sinopse e da capa, fiquei curiosa para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  5. OLá!
    Gosto muito de contos então achei esse livro muito interessante, ainda mais por juntar tantos talentos de uma vez assim. Fiquei muito curiosa para realizar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa a capa muito linda. Vou anotar a dica e espero poder adquirir o meu exemplar em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Heey, tudo bem? Adorei a resenha! Eu gosto de romances e acho que iria me encantar com esses contos! Agora fiquei bem curiosa para ler esse livro :D A edição parece estar bem organizada e caprichada mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Esse é o meu primeiro contato com o livro, mas gostei demais da variedades de informações nos contos, e a antologia foi muito bem estruturada. Vou ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi Glauber, tudo bem?
    Eu reconheci quase todas as autoras, muito legal a proposta do livro. Acredito que o objetivo tenha sido esse mesmo, meio que um painel de apresentação do trabalho delas e deu certo, pois já ganharam você como fã. Não tenho o costume de ler livros de contos, mas vou recomendar. Sau resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se