Resenha #349 - Unidos Somos Um (Os Legados de Lorien Vol 7)!







Título: Unidos Somos Um
ColeçãoOs Legados de Lorien Vol 7
AutorPittacus Lore
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Especificações: Brochura |352 páginas
ISBN9788580578423
 Sinopse
A guerra está chegando ao fim. Mas o planeta só pode ser salvo se todos se unirem para lutar.
Último livro da série Os Legados de Lorien, Unidos somos um chega à sua conclusão repleto de surpresas e reviravoltas de tirar o fôlego. A guerra entre a Garde e os mogadorianos, que por tanto tempo ocorreu em segredo, tornou-se um conflito global. Agora, os humanos não só precisam lidar com a realidade de que alienígenas existem, mas também que terráqueos estão começando a manifestar poderes sobrenaturais.
Além de adolescentes espalhados por todo o mundo que desenvolveram Legados, a Garde também vai poder contar com o reforço do Exército dos Estados Unidos, que conseguiu reunir uma equipe livre de agentes de infiltrados. No entanto, será necessário proteger esses novos recrutas sem treinamento, já que os mogs parecem interessados demais em usá-los para seus planos misteriosos.
Só que John Smith não é mais o mesmo. Depois de perder as pessoas que mais amava nesse conflito, o Número Quatro não parece disposto a permitir que haja mais vítimas. E com um incrível poder recém-descoberto, John pode ser a arma mais forte contra os mogadorianos.
Mas que sacrifícios serão necessários na batalha final? Será que John abrirá mão da própria vida para proteger os demais? Em um desfecho cheio de ação e decisões difíceis, o destino da Garde nunca mais será o mesmo.
Cortesia Editora Intrínseca (Parceria De Cara nas Letras


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************





RESENHA ORIGINALMENTE POSTADA NO BLOG DE CARA NAS LETRAS

Estou farto de números

Sufocante, angustiante e cheio de sacrifícios. O final da série 'Os Legados de Lorien' não poderia ser mais dolorosamente perfeito. Surpreendendo o leitor a cada página, são cenas e mais cenas de pura adrenalina e angustia, enquanto vamos sendo guiados por diversos sentimentos em uma dose cavalar de emoção e apreensão.

Eles lutaram contra Setrakus Ra e as perdas foram imensuráveis. Agora, precisam lidar com o fim que se aproxima.

Enquanto segue guiado por uma sede de vingança, John empenha-se em ficar mais forte. Os humanos se armam para combater os mogadorianos, e a Garde será seu truque final. Mal sabem eles da jogada final do inimigo. Em uma cartada desesperada, Setrakus se aprimora para o combate de seu destino, e John está pronto. Desta vez não haverá um amanhã, seja para eles, seja para o inimigo. Tudo ou nada pela sobrevivência da Terra.


Eu não sei lidar com tudo que aconteceu. Sinceramente, muita coisa para digerir nesse fim. Pittacus Lore não foi menos que brilhante no seu desenvolvimento, finalizando cada livro no momento certo; deixando aquela agonia para o próximo. 'Unidos Somos Um' é de longe meu segundo livro favorito da série e me fez sofrer e ficar ansioso a cada página. Depois de seis volumes, não esperava menos. A história evolui muito do primeiro ao terceiro livro, de forma que você percebe que os novos personagens são ainda mais atrativos que os primeiros que são apresentados na trama. Eu pessoalmente me cativei pelos mais inesperados.

Narrado em primeira pessoa, a obra vem dividida sob dois pontos de vista: John e Seis. Achei a escolha de narradores muito compreensível, embora quisesse que outros personagens tivessem ganhando mais voz, como Nove e Cinco, que ficam um pouco apagado ou tem suas cenas ocultas devido a não estarem a todo instante envolvidos nos eventos. Também acho que a narrativa sob a visão de um humano seria interessante. O campo de batalha principal é tão bem explorado que o lado secundário da trama se perde um pouco devido a tanta ação no palco central.

Setrakus Ra foi o digno vilão até o final. Ele gerou em mim o mais variado misto de sentimentos negativos, fossem em seus discursos distorcidos e detestáveis, fossem nas ações que sempre partiam meu coração e fazia ele se acelerar, esperando mais uma morte. E olhem, TÊM MUITAS (inclusive a minha enquanto lia). 

Um ponto que me chateou um pouco é a infantilidade do personagem John. Na realidade ele nunca foi um dos meus favoritos. Ao longo da série, acho que ele cresce muito e se torna tolerável (pelo menos por mim), mas suas atitudes nesse final não vi como menos que mesquinhas. Cego pela vingança, John desencadeia os eventos mais bombásticos devido as burradas que faz; nesse sentido, os capítulos narrados pela personagem Seis surgem para quebrar toda essa violência contida nos pensamentos do amigo. Com ela, a vemos tentar lidar com luto enquanto enfrenta e aceita o terrível fim de tudo. Ambos carregam um peso muito grande dentro da trama.

Não posso esquecer de ressaltar meu afeto pelo personagem Cinco. Desde que apareceu, ele sempre foi um diferencial entre os outros pra mim. seja nas atitudes, seja na maneira de lidar com os problemas. Nesse livro, não foi diferente. Ele não só cresceu, me conquistando ainda mais, como também manteve-se fiel a sua personalidade (o mal necessário).

'Unidos Somos Um', apesar da tradução bem tosca (Unidos Como Um seria mais aceitável), tem com certeza meu respeito pelo conteúdo e ação que proporcionou. A série literária que começou tão morna e romantizada ganha todo um ar obscuro em seu desfecho e conquista o leitor a cada página. Simplesmente viciante, parar a leitura da obra, até sua última página, é quase impossível. 



Pittacus Lore é o pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes. Juntos eles escreveram a série Os Legados de Lorien, traduzida aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. 
James Christopher Frey nasceu em 12 de setembro de 1969 é um escritor americano. Ele foi o tema de um escândalo quando os investigadores descobriram que os principais elementos de The Million Little Pieces , um livro de memórias, eram inventadas.
Jobie Hughes nasceu em 9 de julho de 1980 é um americano escritor. Hughes nasceu em Renton, Washington , mas a partir dos três anos foi criado em Spencer, Ohio . Em 1998, enquanto estudava Black River High School em Sullivan, Ohio , tornou-se campeão estadual no wrestling, um tipo de luta. Ele freqüentou a Universidade de Ohio com uma bolsa de estudos, formou-se em 2002, e ganhou um diploma de mestrado em Escrita Criativa da The Columbia University School of the Arts em 2009. Ele atualmente vive em Michigan.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se