Resenha #118 - Nimona!





Título: Nimona
Autora: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 272 páginas
ISBN: 13: 9788580579024
 Sinopse
Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. 
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Divertido, sarcástico e com uma personagem ácida e extremamente forte, 'Nimona' provavelmente é a graphic novel da minha vida. Com piadas hilárias, cenas brutais e uma história ainda mais pesada por traz do tanto humor, o traço singelo e bonito de Noelle Stevenson ganha o leitor logo nas primeiras páginas.

Com cerca de quase 300 páginas, a história irá acompanhar a jornada da misteriosa anti-heroína, Nimona, que anseia há muito tempo, ser ajudante de um dos vilões mais famosos do reino, Coração-Negro. Quando a oportunidade finalmente se evidência, ela se oferece para ajudar o maligno homem em seus planos diabólicos que irão derrubar a Instituição e o herói charlatão, Ouropélvis. Mas a convivência com Coração-Negro começa a mostrar a Nimona que ele não parece ser um grande vilão como todos pensam, e a Instituição não parece tão heroica. Seria ela capaz de abdicar da solidão e dos traumas do passado para então encontrar um novo futuro? Que segredos guardam seu estranho dom de mudar de forma?


Com certeza uma surpresa mais que agradável. 'Nimona' foi uma leitura divertida, rápida e muito envolvente, onde diversos temas são trabalhados da forma mais cômica possível. Noelle Stevenson convence o leitor não só com seus desenhos eletrizantes, mas também com as palavras bonitas e as atitudes verdadeiras que seus personagens vão tomando dentro da trama. Embora não se saiba tanto do passado deles, como eu realmente gostaria de saber, as informações trazidas são suficiente para que você ama cada instante dessa leitura. Eu pelo menos amei. Me apeguei a cada temática que a autora abordou, desde as mais banais, como pré julgamentos, as mais pesadas, como solidão e preconceito. Stevenson traz mais representatividade para leitura e deixa implícito um possivel envolvimento romântico entre alguns personagens específicos. E essas questões são colocadas tão sutilmente, com tanta delicadeza e romantismo, que é impossível não se ver torcendo pelo casal, sem nem ao menos saber se eles são ou foram um casal algum dia.

Outra mensagem bonita é a amizade e fidelidade que Nimona e Coração Negro constroem ao longo da narrativa. Conforme as páginas vão se passando mais deles você vai descobrindo.

Em questão de personagem, como não se apaixonar por Nimona? Ela é engraçada, forte, destemida, corajosa e muito especial. Além de ter uma personalidade diferente do esperado, sempre rompendo as expectativas do leitor, a protagonista ainda trás mensagens subjetivas, como aceitar a si mesmo, ou encarar que ser diferente nem sempre quer dizer ser ruim. São mensagens brilhantes que vão, como disse acima, passando com muita sutileza para o leitor, em meio a piadas que em certos momentos ganham um sentido bem diferente no humor, como se fosse mais uma conscientização da autora para não julgar o diferente. 

Coração Negro e Ouropélvis também crescem muito no enredo e isso é mais um ponto mega interessante na construção narrativa de Stevenson. Ela fornece espaço não só para a protagonista, como também para os personagens mais secundários. Eles vão amadurecendo, mostrando quem realmente são, pouco a pouco, tornando cada parte da história mais interessante que a anterior.

Depois de tantas palavras bonitas, com certeza é mais que absoluto a indicação para a leitura de 'Nimona'. Recomendo essa leitura para todos que lutam pelo mais variados preconceitos, mas que também amam o diferencial e querem arriscar em algo totalmente novo. Criando um mundo que mistura era medieval, futurismo, distopia, fantasia e magia, Noelle Stevenson com certeza não vai te decepcionar e provavelmente ainda arrancará algumas risadas imprevistas durante a adorável jornada dessa personagem tão marcante e inigualável.





Noelle Stevenson é uma escritora e artista americana de quadrinhos, mais conhecida pela fantasia cómica Nimona e pela série de quadrinhos Lumberjanes. Stevenson freqüentou o Maryland Institute College of Art.




Um comentário

  1. Oii David

    Eu quero muito conferir Nimona, faz tempo que essa história me chama a atenção e não canso de escutar um monde de elogios. Pena que por aqui ainda não foi publicado, mas espero um dia poder conferir.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse-se