Resenha #378 - Sob um Milhão de Estrelas!





Título: Sob um Milhão de Estrelas
Autors: Chris Melo
Editora: Rocco (Selo Fábrica 231)
Ano: 2017
Especificações: Brochura | 320 páginas
ISBN: 13: 9788568432891
 Sinopse

Alma Abreu está prestes a lidar com um inventário e uma série de histórias de um passado tumultuado que pertence mais aos seus pais do que a ela mesma. Mas este parece o menor de seus problemas no momento. Passar alguns dias na pacata Serra de Santa Cecília veio bem a calhar para a jovem médica, após um incidente no hospital que a deixou sem chão. Ela só não esperava se envolver tanto com a pequena cidade – e com o prestativo vizinho da charmosa casa que sua avó lhe deixou, além de um animado grupo de amigas, filhas das melhores amigas de sua mãe –, a ponto de pensar em deixar sua vida em São Paulo para trás. Será que a vontade de ficar é apenas medo de enfrentar seus problemas? Mas como voltar à velha rotina depois de tudo o que descobriu e viveu em Serra? Em seu segundo romance pela coleção
Cortesia Fábrica 231 (Grupo Editorial Rocco)

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Delicada e precisa. Essas seriam as palavras que usaria para descrever a escrita da Chris Melo no livro 'Sob um Milhão de Estrelas'. Na verdade, as duas oportunidades em que tive contato com as obras da Chris (tomarei a liberdade de me referir a ela dessa forma), senti a delicadeza dela, ao passar a emoção dos seus personagens para o leitor, e a sua precisão em fazer com que os sentimentos exagerados dos personagens não parecessem artificiais.

Em seu novo livro, temos um spin-off de uma obra bastante renomada sua ('Sob a Luz dos Seus Olhos' – livro que eu não li, mas estou esperando a caridade das amigas), na qual acompanhamos o romance de Alma e Cadu (e a sua história com a pequena cidade de Serra de Santa Cecília). Os dois personagens, portadores de problemas pessoais complicados, decidem fugir para a pequena cidade e se refugiar naquele lugar por um tempo, no entanto, acabam se conhecendo e desenvolvendo uma intimidade maior, só que nem todo caminho para o amor verdadeiro é fácil. Na obra acompanhamos os encontros e desencontros de Alma e Cadu, a superação dos problemas pessoais de cada personagem e o tão amado romance (que me deixou suspirando em vários momentos por ser tão fofo). 

Toda a história é narrada em primeira pessoa pelos dois protagonistas, nos permitindo ter a oportunidade de conhecer os personagens de dois núcleos diferentes da história, pois Alma é médica na capital, enquanto Cadu vive refugiado em Serra de Santa Cecília como professor universitário e administra um bar nas horas vagas. Na pequena cidade que guarda o passado de Alma, conseguimos conhecer através dos olhos de Cadu todo o funcionamento hierárquico dos personagens que constituem esse núcleo e conhecer um pouco mais de intimidade de alguns pelos olhos de Alma (simplesmente amei a “fraternidade” de mulheres da cidade cenário). 

De todos os personagens existente, a minha predileta começa a história morta (Não! Não é spoiler! Tem na sinopse do livro a morte dessa personagem rs), que é a avó de Alma, Samanta. Por que uma personagem que não aparece no livro é a minha predileta? Tudo dentro da narrativa só começa por causa dela e, realmente, eu gostei da construção dela e amei o fato dela tentar se redimir dos seus erros tentando criar um laço póstumo da neta consigo. Talvez, minha simpatia com a Samanta venha pelo fato dela ser avó e eu morrer de saudade da minha, no entanto, como a Alma, adoraria ter conhecido mais dela e descoberto mais sobre a sua história (sonhando com a Chris se aventurando a escrever um romance no século passado sobre a perspectiva da Samanta <3). 

Sobre a edição do livro, posso dizer que é um dos livros mais lindos que terei em minha estante, pois toda a edição ficou linda e possuem escolhas de inovações muito bem feitas. Com uma capa belíssima e uma lombada que deixou o David querendo furtá-lo de mim, temos um diferencial no livro que o tornou muito mais interessante para mim, que é os capítulos serem denominados por trechos de poemas do Mário Quintana. Eu gosto muito de poesia e fiquei bem animado, pois alguns capítulos me lembravam poemas do autor que eu já havia lido em outros momentos.


Do ponto de vista geral, 'Sob um Milhão de Estrelas' é um livro muito emocional e que pode mexer bastante com os leitores empáticos, pois não são só os acontecimentos do enredo, mas a forma como o sentimentos dos personagens diante daquele acontecimento é descrita. A Chris é uma autora brasileira muito talentosa, arrependo-me de conhecer ela somente no fim do ano passado, pois ela não me decepcionou em nenhuma das oportunidades que a ofereci em minhas leituras (só reclamo pelo fato de me fazer chorar em uma viagem longa de ônibus, pois ficaram me olhando torto, com exceção disso, está tudo bem rs). Simplesmente, amei o livro e só posso pedir para os leitores do blog ir conhecer Alma e Cadu (ou “Calma” – quer ship mais legal que esse? rs) e a Serra de Santa Cecília, pois vai ser uma experiência incrível. 

Minha avaliação vai ser cinco estrelas, pois, realmente, foi uma leitura muito boa durante esse carnaval e eu amei me refugiar nessa pequena cidade para lidar com problemas emocionais tão profundos. Estou realmente apaixonado pela escrita da Chris e espero que vocês também se apaixonem por ela, pois prestigiar a literatura nacional é importantíssimo e posso afirma para vocês que essa geração de autores brasileiros está maravilhosa (Amei a maioria dos autores que li).




Balzaquiana, habitante oficial do mundo da lua, mestre cuca de feriado e adoradora do culto "papo furado e risada solta". Publicou quatro livros e diz que isso é só o começo.




21 comentários

  1. Olá Glauber, parece ser bem legal esse livro. Que bom que a literatura brasileira vem publicando cada vez mais títulos.

    Um grande abraço
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo! :3

      O livro realmente é bem legal para quem gosta desses romances realistas com uma dose intensa de sentimentalismo. Como eu gosto, fui muito feliz com esse livro :3 rs
      E verdade, estou realmente amando o fato dos autores nacionais estarem ganhando o seu lugar no meio desse mercado tão concorrido.

      Abraços!
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Meu Deus que resenha maravilhosa! E essas fotos então? Adorei! Já faz um tempinho que essa belezinha está na minha lista de desejados, eu fico encantado com esta capa e a história dele pelo visto parece ser bem reflexivo! Quero muito! ❤

    Abraços,
    Lu - www.justificou.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem, sim! E com você?
      VALEU PELO ELOGIO, LU <3 E sobre as fotos, fiquei surpreso o que você consegue fazer com uma capa do Zorro, canutilhos e miçangas, amigo. rs Valeu pelos elogios e quando ler, caso você resenhe, me avisa! Que eu vou no seu blog partilhar impressões e a gente discute um pouco, viu?

      Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios!
      Abraços <3

      Excluir
  3. Caraaaaaa, eu sou louca para ler esse livro, já li um da Chris Melo e amei demais e tenho certeza que amarei esse também! A história é incrível e essa capa? Não tem como, me ganhou! E sua resenha só aumentou minha vontade!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzane!
      O livro é lindo em todos os fatores, tanto a edição, quanto a história dele. Namorei com essa capa no momento que vi a divulgação e quando veio parar em minhas mãos, só tive a confirmação de quanto a Chris é boa na escrita.

      Ahh! Valeu pelo comentário e pelo elogios! :3
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi, Glauber.
    Parabéns pela resenha. Pude perceber que o livro mexeu bastante com você!
    É sempre bom saber sobre novos e talentosos autores nacionais!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Obrigado pelo elogio *-*
      Eu tive uma empatia em especial com os personagens, sim! E não é a primeira vez que a Chris faz isso comigo, pois, quando li o conto que ela escreveu para "O livro delas", consegui repensar bastante coisa sobre minha vida sentimental.

      Obrigado pelo comentário! :3
      Abraços!

      Excluir
  5. Oie!
    EU já li um livro da autora, e gostei bastante da narrativa dela.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou bem curiosa. Acredito que será bem emocionante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! :3

      Leia os outros livros, pois estou providenciando ler os demais livros da Chris, também (intimei uma amiga a dar o "Sob a luz dos seus olhos" para mim rs). A Chris Melo até o momento me pareceu ser uma boa escritora e eu posso afirmar que a leitura desse livro, caso você se permita, vai lhe emocionar.

      Obrigado pelo comentário! :3
      Abraços!

      Excluir
  6. Vi o lançamento desse livro pela Rocco e acabou que não solicitei por nunca ter lido nada dá autora. Mas achei interessante a premissa. Gostei muito. Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karine :3

      Eu escolhi ele, pois tinha lido um conto da autora em "O livro delas" e gostei bastante da escrita, pois a Chris tem uma narrativa muito intimista e cheia de frases que fazem você refletir sobre a situação do personagem (e muitas vezes sobre a sua própria situação).
      Quando puder, dá uma chance para ela.

      Obrigado pelo elogio!
      Abraços! :3

      Excluir
  7. Oi,
    Eu nunca li nada dessa autora, mas fiquei encantada com essa capa e curiosa para conhecer a história. Depois da sua resenha, fiquei com mais vontade.
    Amo histórias emocionantes!!!
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daya! :3
      Realmente, a capa é maravilhosa. E ainda melhor, esse é um livro que você pode até comprar pela capa, mas corre um sério risco de você sair apaixonado pela história. A Chris é realmente delicada em sua escrita e eu consegui me envolver muito com os personagens.
      Se conseguir lê-lo, vem aqui comentar as suas impressões. Vou amar trocar figurinhas com alguém que tenha lido o livro também... rs

      Obrigado pelo elogio e pelo comentário.
      Abração!

      Excluir
  8. Oiii!!

    Eu não li esse livro ainda, mas ele já está aqui na estante. A escrita da autora é maravilhosa e envolvente e é incrivel como nós conseguimos viver esses enredos!
    Espero gostar como você!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Uau! Gostei muito da premissa desse livro, eu já o conhecia, pois sempre vejo ele rolando pelo feed do insta, ainda não o li, porém quero muito. Eu tenho o ebook de Sob a luz dos seus olhos, mas não tive tempo para lê-lo ainda, quero muito conhecer a escrita e os personagens da Chris.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é uma graça ♥
    Acredita que não fazia ideia de que esse livro existia? Pois é, adorei saber que a leitura é envolvente e que nos emociona - adoro livros assim!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Aiiii eu queria ler este livro só pela edição linda dele e por saber ainda mais que ele é bastante emotivo. Mas eu teria que ler o primeiro para depois não ficar sem entender.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Que resenha mais amor! Até eu já quero me aproximar da Samanta, pela sua resenha, ela já me conquistou. O livro parece ser bem emocional mesmo, seria uma ótima opção para leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar da autora mas a capa é realmente linda
    Nunca mais tinha lido um livro que me fizesse chorar em publico então essa é uma boa dica de livro para lavar a alma e os olhos kkk
    Adorei o fato do livro começar com trechos de poesia pois eu tambem sou apaixonada

    ResponderExcluir
  14. Ola,

    Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente por essa premissa fantástica.

    ResponderExcluir

Expresse-se