05 outubro 2017

Resenha #161 - Dumplin!



Título: Dumplin
Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
Ano: 2017
Especificações: Brochura |300 páginas
ISBN13: 9788558890311
 Sinopse
Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.
Cortesia Editora Valentina // Site e Facebook da Editora


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Empoderado, engraçado e divertido, 'Dumplin' é um livro inteligente e cômico que faz o leitor se sentir excelentemente bem, trazendo uma personagem que está a todo instante frisando que você é especial do jeito que você é.

Em sua trama iremos conhecer Will Dickson, uma jovem de 18 anos que conviveu a vida toda atormentada por seus "quilinhos a mais". Por estar fora dos padrões estabelecidos socialmente de beleza, sempre foi oprimida e sofreu o preconceito de diversas pessoas, mas ela está prestes a contornar esses problemas, provando a todos e a si que é capaz de se aceitar como é. Quando um concurso de beleza inusitado em uma cidadezinha do Texas surge em seus planos, ela encontra a possibilidade de mostrar que tem potêncial de ser aquilo o que quiser, não importando seu peso.

Narrado em primeira pessoa, esse foi meu segundo livro sobre gordofobia e sério, eu amei. A cada instante a leitura era mais engraçada e inspiradora, apresentando um drama consistente com uma pitada de ironia que me fez devorar as páginas. 'Dumplin' foi sem dúvida tudo aquilo que eu esperava desse livro. Desde que a Editora Valentina anunciou seu lançamento, mantive certa expectativa por conhecer. A autora construiu uma trama muito fluída e gostosa de ler, com tiradas engraçadas que não se tornam apelativas ou cansativas. E embora boa parte da história seja vista de maneira bem simples, o fundo da obra é pesado. Em algumas situações, nas narrativas da personagem, a mensagem parecia realmente uma advertência para o bullying que milhares de pessoas, na mesma situação que a personagem está, sofrem.


O elemento representativo está muito presente não só na protagonista, mas também nos personagens secundários. A autora faz o leitor se sentir confortável e cria um laço de identificação com eles logo assim que aparecem. São diferentes, únicos e todos parecem ter uma mensagem a passar. Em destaque com certeza para a protagonista Will, que seguindo uma vibe muito semelhante de Libby de 'Juntando os Pedaços' da Jennifer Niven, é alto astral, forte e muito positiva. Por mais complicada a sua situação, ela sempre arruma uma maneira de contorná-la com humor e positividade. E eu amei isso. Acho que o esteriótipo de personagem sofrida que vive assim por causa da situação, as vezes satura. É bom saber que existem autores que apostam em personagens quebram isso. E não é só na fato de ser gorda que Will é fora dos padrões.

Depois dessa resenha é inegável que o livro está mais do que recomendado. Com uma edição tão gentil e legal quanto a obra, 'Dumplin' é uma leitura indispensável para qualquer pessoa que queira ser mais complacente e gentil com todos a sua volta, respeitando as diferentes ou aprendendo a se aceitar.


JULIE MURPHY vive no norte do Texas com o marido que a ama, o cachorro que a adora e os gatos que a toleram. Quando não está recordando deliciosos momentos de sua vida como bibliotecária, escrevendo ou mesmo tentando recolher animais abandonados, Julie pode ser encontrada assistindo a filmes feitos para a TV, caçando a perfeita fatia de pizza caprichada no queijo e planejando sua próxima grande aventura turística. Após abandonar a profissão de bibliotecária (quanta saudade!), Julie agora é escritora em tempo integral. Seu aclamado romance de estreia se chama Side Effects May Vary. Visite Julie em www.juliemurphywrites.com





4 comentários:

  1. Oi, David!
    Esse livro fez tanto sucesso que já vai virar filme, com atores escalados e tudo.
    Nossa, que nome triste dessa menina viu? Will Dickson hahahahahha Mas enfim né? Eu acho que a autora fez de propósito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To mega ansioso pela adaptação. Foi uma leitura muito divertida

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Oiii David

    A premissa desse livro é ótima, a história toda tem pinta de ser divertida mas ao mesmo tempo daquelas que carrega uma mensagem forte como pano de fundo. Com certeza é um livro que vou querer ler futuramente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Super recomendo. Mesmo. Adorei ele.

      Abraços
      David

      Excluir

Expresse-se